Primeiramente gostaria de concordar contigo na questão sobre os "entendidos" do Notícias Automotivas descerem a lenha (sem fundamento e razão) nos carros da GM, tanto que nem comento lá. Realmente falam demais sem saber o que estão falando.
Por outro lado gostaria não de te corrigir, pois não sou dono da verdade, mas de discordar de alguns pontos.
O fato do motor possuir três cilindros pode até gerar redução do seu custo de produção, mas existem sim muitas vantagens para um motor de 1000ml utilizar 3 cilindros. Juro que procurei a fonte mas não encontrei, vou continuar procurando, acredito que tenha sido em algum livro da faculdade, mas já li que cilindros com volumes entre 300cm3 e 400cm3 possuem a melhor eficiência térmica, assim, ao utilizar um 1.0 com três cilindros, você encaixa o motor nessa condição. Sem contar a redução de atrito e do peso total do motor. Assim é possível conseguir uma potência razoável na casa dos 80cv, mas sem sacrificar o desempenho em baixa rpm, ou seja, dá pra ter um milzão que em baixa não exige tanto acelerador. Prova disso é o novo 1.0 da VW, que vai equipar o UP e atualmente equipa o Fox Bluemotion. É mais potente e bem mais eficiente que os 1.0 quatro cilindros da mesma marca. A GM, no meu ponto de vista, vem fazendo um razoável trabalho de aperfeiçoamento dos motores família I, lançados aqui no Chevette (e não no monza, como alguns os chamam de monzatech kkk), trabalho razoável, não ideal. Eu fico surpreso ao dirigir meu 1.4 e ver como anda quase tão bem quanto um antigo 2.0 que possuía. Gosto do carro, é relativamente econômico e possui bom desempenho. O grande problema é que a GM está barateando ao máximo o custo de produção dos carros e, embora conseguindo bons níveis de potência, não está fazendo o serviço tão bem como deveria. Não precisaria nem aplicar bloco de alumínio, bastaria colocar um comando de válvulas variável aliado a um coletor de admissão com geometria também variável, e esse 1.4 poderia ter um ganho até pequeno na potência máxima (lá nas 6000 e poucas rpm), mas ganharia muita potência em baixa e ficaria ainda mais interessante. O mesmo se aplica ao motor 1.0 SPE4.
Sou fã da marca, estou no meu quarto carro da chevrolet e não me arrependo, mas se algo não for feito, a gravatinha dourada vai ficar para trás. Esperem no próximo ano e veja o não tão bonito, mas eficiente UP, mostrar para que veio.