Prezado, concordo em tudo o que você mencionou!
Saí de um Classic VHC que era uma máquina! Motor muito valente e que já me deixou chegar em 160km/h na estrada. Arrancada e torque monstros. Na estrada não fazia feio: fiz uma viagem de 780km com um tanque de 42 L. Consumo de 18,5km/l andando a 100km/h. Para usufruir destes carros devemos ter sabedoria e assim teremos um carro econômico e confiável na cidade e honesto na estrada. Honesto porque você não terá um desempenho de litragem mais alta, porém não passará vergonha sabendo utilizá-lo direitinho.
Comprei o Onix pela confiança que a GM passa com seus motores, mesmo que já com algum tempo de estrada. Ainda estou no meu primeiro tanque que foi enchido com 43 L, mas acredito que farei 10km/l com ele, sempre no ar-condicionado e com trânsito infernal de uma capital. Estou, hoje, com 390km rodados e ainda dois tracinhos no marcador de combustível para queimar.
Claro que estes números foram obtidos com paciência e um pouco de estratégia. Não adianta brigar com o motor. Ele é 1.0 e você não o fará andar como o 1.4, ou pior, como um 1.8. Manter as trocas de marcha abaixo dos 3mil e acelerar gradativamente e somente o necessário são algumas ações que procuro manter no cotidiano. Pressa? Depois que peguei meu Onix, a pressa é coisa do passado. Ar-condicionado bombando, bancos aconchegantes e silêncio dentro do carro não me deixam ter pressa quando estou guiando-o.