Não queria postar novamente, mas achei válido postar minha opinião. Sem brigas, Ok?!
Isso é um mal que atinge tudo o que é comércio/marca/segmento, não tem o que fazer, infelizmente.
O povo reclama TANTO do motor do Onix, mas a maioria das montadoras faz o mesmo, vide VW com um motor 1.6 "aclamado" que na verdade mal tem a cavalaria do 1.4 GM. (Não vou entrar no mérito de torque e afins). Podem me chamar de idiota, atrasado, ou qualquer outra coisa do tipo, mas prefiro ter um carro com o motor já conhecido do que cair no conto da inovação como o Hyundai HB20 e daqui 3-4 anos não saber como estará meu carro, se o motor ainda estará em pleno funcionamento, se vai ter peças pra substituir, se vou ter garantia e conserto, etc.
Fiz uma viagem no começo da semana de 100km, e neste percurso total, andei na frente de um Hyundai HB20 1.6 com seu "super motor", e o dono do coreano não conseguia passar, sempre que tentava o carro não dava conta. Não tenho nada a reclamar do meu 1.4 "velho".
Já viram quantas versões do Gol existiram e ainda existem? http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Gol
E do Palio então? http://pt.wikipedia.org/wiki/Palio
E o Fiesta, que em 2011 apareceu renovado, importado do México, cheio de novidades. Em 2013 ele chega novamente, mudando a grade frontal, alguns detalhes internos e tecnológicos, fabricado no BR e deixando o modelo importado de 2011, já obsoleto.
O mercado muda a cada hora, o que obriga as montadoras (e outras empresas) a criar estratégias para manter o fluxo de vendas e o consumismo, tentando se manter no topo.
(Mesmo entendendo tudo isso, eu fiquei muito P*** quando vi essas novas funções, mas não posso reverter isso de imediato, a não ser ficar com meu carro por 3-5 anos, deixando de lado o consumismo. Se todos fizessem isso, teríamos um mercado mais justo e com maior qualidade).
Não levem pro lado pessoal, ok? É apenas uma opinião de um "zé ninguém" rsrs