morineck

luz de freio / lanterna

18 posts in this topic

Boa tarfe, alguem ja notou q a lampada de freio e lanterna traseira, eh uma unica lampada d um polo soh? Essa tecnologia esta presente em poucos carros q utilizam um processador para regular a intensidade da luz. O maior problema eh q qdo a luz d freio parara d funcionar pod nao ser somente uma simples troca dr lampadas.

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Não entendi cara, como assim? Você escreveu de um jeito muito estranho, não entendi nada, me desculpe.

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Entao geralmente carros q tem somente uma lampada para lanterna e freio, eles vem c lampada d dois polos, sendo um polo p lanterna e outro paa freio. O Onix, vem com uma lampada simples, d somente um polo. O q controla a intensidade da luz, eh um processador, q manda sinal mais forte qdo vc freia. Caso vc decida colocar uma lampada d led ou d potencia diferente da original, eh bem provavel q nao funcione. Caso sua lanterna esteja funcionando e seu freio nao, uma simples troca d lampada tb nao vai resolver seus problemas. Mas a tecnologia presente neste carroeh bem superior aos carros da categoria. Descibri semana passada q qdo esta chovendo e vc esta c limpador ligado, ao acionar marcha re o limpador traseiro liga automaticamente. Talvez sejam recursos simples mas q fazem mta diferença p nosso conforto.

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Interessante. Então é uma regulagem de potência, se você freia, a luz vermelha acende com mais intensidade, se for só luz da lanterna mesmo, ela fica mais fraca.

Na verdade é sensacional, muito interessante mesmo!

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Pois tb achei...O meu amigo q m contou sobre esse esquema, disse q unico carro q ele tinha visto c este sistema, foi uma mercedes ML420. Eh uma tecnologia nao tao nova, mas sofisticada para um.compacto naacional.

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Cada dia gosto mais desse carro, cada função nova descoberta...

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Agora entendi. Muito bom mesmo. Então caiu a ficha porque quando eu aciono o farol alto ele não é instantâneo. Valeu Morineck.

Somos dois David. Acho que nunca fiz uma compra tão boa como esse carro...

Abraços

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Pois eh....Tambem estranhei o farol tanto o baixo como o alto, demora um pouco a esposta. No alto qdo vc liga e o baixo qdo desliga.

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Exatamente morineck, no começo até estranhei e levei o carro na CSS para eles verem e o mecânico me falou que o Onix é diferente dos outros carros, justamente por essa central/computador.

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Boa noite pessoal, meu carro esta aparecendo no painel CODE 16, mas a lâmpada de freio não está queimada, ela acende bem fraca. Gostaria de saber se para resolver o problema é só trocar a lâmpada ou tem algo a mais. Alguém já teve esse problema?

20170103_204704.jpg

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Em 03/01/2017 at 23:50, Argemiro Junior disse:

Boa noite pessoal, meu carro esta aparecendo no painel CODE 16, mas a lâmpada de freio não está queimada, ela acende bem fraca. Gostaria de saber se para resolver o problema é só trocar a lâmpada ou tem algo a mais. Alguém já teve esse problema?

20170103_204704.jpg

Isso está acontecendo comigo direto! Com apenas 1 ano e alguns meses depois de comprar o carro zero já troquei a lâmpada 4 vezes! Levei na autorizada e eles fazem uma limpeza... diz que o contato não está muito bem preso... Vou aguardar a próxima revisão e pedir pra resolverem isso de forma definitiva.

Quanto a tecnologia que o pessoal está achando "impressionante"... Na verdade não é tão legal assim, porque justamente por usar voltagens diferentes para controlar a intensidade dá luz que a vida útil das lâmpadas é bem menor do que o comumente utilizado. Essa situação que descrevi sobra a luz do meu carro é uma das conseguencias. Outros donos de Onix amigos meu já compartilharam a mesma experiência triste...

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Posted (edited)

Não tem nada a ver essa variação com o tempo de vida útil da lâmpada..

Vc esta reduzindo a tensão e corrente, consequentemente trabalhando com metade da potencia projetada para ela, ou seja, aumenta a vida útil.

Ex. o motor do seu carro é projetado para ir a 6800 rpm, ande sempre nesta rotação e me diga se ele aguenta a mesma KM que andando a uma média de 3000 rpm.....?

Lâmpada segue o mesmo princípio, é uma resistência, aguenta XX tensão, se colocar mais, ela queima, se colocar menos, ela aguenta mais tempo devido a vários fatores como corrente e tensão a baixo de seu valor nominal, além de uma temperatura mais baixa de funcionamento.

O sistema do Onix é muito bom e moderno, pena que quando da algum problema parecido como esse, fica mais chato de identificar, pois pode ser um simples mal contato, como algum problema eletrônico no próprio módulo que controla a intensidade da luz., ae só trocando e se a garantia não pagar, o custo é alto.....

Abs.

Edited by Mano

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Em 06/01/2017 at 07:25, moises.son disse:

Isso está acontecendo comigo direto! Com apenas 1 ano e alguns meses depois de comprar o carro zero já troquei a lâmpada 4 vezes! Levei na autorizada e eles fazem uma limpeza... diz que o contato não está muito bem preso... Vou aguardar a próxima revisão e pedir pra resolverem isso de forma definitiva.

Quanto a tecnologia que o pessoal está achando "impressionante"... Na verdade não é tão legal assim, porque justamente por usar voltagens diferentes para controlar a intensidade dá luz que a vida útil das lâmpadas é bem menor do que o comumente utilizado. Essa situação que descrevi sobra a luz do meu carro é uma das conseguencias. Outros donos de Onix amigos meu já compartilharam a mesma experiência triste...

Bom dia colegas, desculpe a demora pela solução. Desmontei o farol e verifiquei que a ponta da lâmpada estava derretida, comprei outra lâmpada e limpei o contato onde ela fica encaixada. Problema resolvido.

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Aconteceu com meu Prisma 2014/2015. Começou aparecendo o código 16 levei na concessionaria para trocar a lâmpada e quando o mecânico estava tirando a lanterna ela descolou e na hora foi chamado o supervisor que constatou o defeito efetuando a troca da peça. Seria uma simples troca de lampada.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

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Enquanto estava fazendo minha revisão chegou um onix com esse mesmo problema, e só acontece deste lado.

A solução temporária é a limpeza do local, e a solução conforme informações do mecânico, é a substituição da peça, que foi corrigida para evitar esse problema.

Não sabem dizer pq ocorre, mas que é um defeito na peça onde fixa a lâmpada.

Abs

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Trocar a lâmpada resolve temporariamente. Já troquei algumas vezes e meu carro tem 1 ano e meio. A lâmpada nem queima, só derrete a ponta, porque o socket está com o contato ruim. Acabei de voltar dá autorizada. Vão trocar todo o farol do meu carro... Mas, teoricamente, só precisaria trocar aquela peça onde ficam os sockets, na parte de trás do farol. Como ainda está na garantia, eles trocam tudo. Se o seu está assim, melhor fazer isso. Só traçar a lâmpada não é solução definitiva. Aconteceu a mesma coisa com um amigo do trabalho e eles também vão trocar tudo.

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