Óleo sintético e semissintético


Posts Recomendados

Bom dia! Meu Onix 2013 1.4 LTZ está com 50 mil km. Sempre troquei o óleo lubrificante na concessionária, até o término da garantia, com 30 mil km. Era utilizado o lubrificante sintético. Na troca dos 35, 40, 45 e 50 mil km, sempre utilizei lubrificantes semissintéticos, de mesma especificação (API SN, 5W30). Me informaram que a diferença se dá no tempo de troca (óleo sintético seria pra 10 mil km, enquanto o semissintético rodaria no máximo 7 mil). Alguém já fez a mesma troca, ou tem a mesma dúvida que eu? Devo voltar a utilizar o óleo sintético, devido a suas melhores qualidades e propriedades químicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Em resumo:

Qual a melhor opção?

Quem tem essa resposta é o Manual do Proprietário de cada veículo. Por mais que o óleo sintético seja mais desenvolvido em termos de rendimento, existem propriedades específicas de cada tipo de óleo – como os aditivos, por exemplo – que respondem melhor de acordo com cada motor. Então, existem carros que funcionam melhor com óleos semissintéticos de determinado viscosidade do que com óleos sintéticos.

Portanto, tente sempre seguir à risca o manual do carro para garantir um bom funcionamento pelo maior tempo possível. Assim, o seu cliente ficará muito satisfeito.

 

Fonte: https://blog.texaco.com.br/havoline/oleo-sintetico-ou-semissintetico/

 

Sempre usei o sintético, no Onix. Quanto a diferença de km por ser semissintético ou sintético não vale muito a regra, pois isso varia conforme o uso do veiculo. Ex: Tenho um montana que anda sempre com peso e na cidade, troca de óleo a cada 5.000 km e o óleo sai bem sujo já. Antes quando era do meu irmão, rodava vazia e viajava mais, troca com 7.500 e o óleo estava limpo ainda. Sempre usando o sintético 5w30, trocado na css. Não é ostentação trocar na css, porque pelo menos aqui na minha cidade sempre tem promoção na troca de óleo e sai tipo o mesmo preço do que trocar numa casa de lubrificação que sempre quer te vender um óleo diferente do que você pede.

 

Mas por via das duvidas ande sempre com o óleo indicado no manual ou superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.