Onix Motor E Consumo


Posts Recomendados

Olá, comprei meu Onix LT 1.0 faz 15 dias e confesso que estou bem decepcionado com o consumo e comparação ao meu ex- celta 2012. Não sei exatamente quanto ele ta fazendo de km por litro, porém tenho essa certeza pois com o celta além de ser bem mais ágil, eu conseguia andar bem mais com 15 litros de etanol por semana. Digo tudo isso sem usar o ar-condicionado. Não sei se devo levar na concessionaria ou trocar os pneu largos por um 165/70r14 para diminuir o atrito. Sinceramente estou desesperado com isso.

 

Obs: Estou usando 40PSI de calibragem nos 4 pneus originais do veículo, um pouco acima dos 35PSI recomendados, pois estou realmente preocupado com o gasto de etanol. :s

 

 

Desde já sou Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Eu tbm tinha celta 12/13.

O desempenho e o consumo é assim mesmo.

Vc vai ter que amaciar o motor para começar a sentir o carro ficar solto.

O consumo no celta com etanol eu fazia 7 km na cidade.No onix deve estar fazendo na faixa de 6,5 km.

O desempenho do celta nem se compara com o onix.O celta é bem esperto.

Eu até pretendia voltar para o celta.

O meu esta agora com 6200 km e tem 7 meses.

Quanto a calibragem eu uso 28 libras nos pneus.Foi recomendação do mecanico da css.

Com 35 como manda o manual o carro pula demais,com 40 então não se tem estabilidade.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, minha média tá o que achei que seria pro carro (primeiro carro, mas me baseando pelos carros que já teve aqui em casa). LT 1.0 e a média acumulada tá em 13,5km/L.

 

Na última quinta-feira fiz minha primeira viagem - que considero curta -, foram 242,21km entre abastecer na ida e na volta. Abasteci assim pra saber quanto que deu, afinal não tem computador de bordo. Na ida percorri alguns bons km pisando tudo o que dava (foi até 166km/h com ar ligado e com bagagem), não sei ao certo quantos km, mas devo ter percorrido uns 20km pisando o que dava, o resto da viagem (tanto ida quanto volta) foi nos 110km/h da rodovia (pra quem é do RS, freeway até ali em osório) ou nos 80/60. A média desses 242km ficou em 16,5km/L. Acho razoável, já que na ida fui com ar ligado (estava chovendo) e forçando bastante e na volta ar desligado e mais tranquilo.

 

Deixo em anexo um gráfico com o meu consumo desde que comprei o carro, também tem no link direto onde atualizo essas informações

post-30881-0-36039500-1423956074_thumb.p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.O motor vai ficando mais livre e o consumo melhora um pouco.

Pega bastante estrada com ele.

Eu de vez em quando coloco na estrada.

Maior tempo é só cidade.

Tb senti que o Onix Zero km ta bem amarrado, mas é aquela coisa de amaciar o carro pra que todas folgas/apertos se assentem e o carro fica mais esperto/econômico. Dica mesmo eh pegar estrada e não acelerar demais nos primeiros 1000km e ir acelerando progressivamente/agressivamente só depois dos 1000km, há quem diga que não se deve passar de 100km/h nesse período - justamente pra não exigir demais dos RPM do carro e ter um desgaste mais parelho das partes móveis do motor.

Pelo que vi a galera falar depois da troca do óleo dos 5000km o carro fica com desempenho bem melhor em todos os sentidos. :cool:

Editado por Alonso Jr.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei meio precoce comparar um motor com menos de 10 mil km rodados com um já bem amaciado, ainda mais que gm nunca teve fama de econômico, mas mesmo assim o meu agora chegando nos 8 mil já noto uma melhora, o meu faço percurso de Capão da Canoa RS até Porto Alegre ida e volta dando no total mais ou menos 286 - 305 km dependendo de onde vou dentro da cidade, o meu está fazendo 11,5 à 12,4 km/l isso que ando em torno de 110 km/h onde tem radares e 130-140 km/h onde sei que não tem fiscalização "sempre com ar ligado" para mim está excelente, que eu me lembre só o uno fire faz isso.  Creio que melhore mais um pouco. Depois da garantia vou fazer um remapeamento da ECU.

Editado por Rodrigo Rosa.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo melhora com o tempo sim. Acho que o meu depois de uns 5000km é que começou a ficar mais "normal". O meu (1.0, com 15 mil km) faz uns 12km/l na cidade e 15km/l na estrada.

 

Sobre amaciar o motor, o recomendado é não exigir muito do mesmo nos primeiros 1000km e variar bastante as rotações quando o motor for novo (não ficar muito tempo seguido numa mesma faixa de rotação). Estas dicas constam no manual do proprietário.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, minha média tá o que achei que seria pro carro (primeiro carro, mas me baseando pelos carros que já teve aqui em casa). LT 1.0 e a média acumulada tá em 13,5km/L.

 

Na última quinta-feira fiz minha primeira viagem - que considero curta -, foram 242,21km entre abastecer na ida e na volta. Abasteci assim pra saber quanto que deu, afinal não tem computador de bordo. Na ida percorri alguns bons km pisando tudo o que dava (foi até 166km/h com ar ligado e com bagagem), não sei ao certo quantos km, mas devo ter percorrido uns 20km pisando o que dava, o resto da viagem (tanto ida quanto volta) foi nos 110km/h da rodovia (pra quem é do RS, freeway até ali em osório) ou nos 80/60. A média desses 242km ficou em 16,5km/L. Acho razoável, já que na ida fui com ar ligado (estava chovendo) e forçando bastante e na volta ar desligado e mais tranquilo.

 

Deixo em anexo um gráfico com o meu consumo desde que comprei o carro, também tem no link direto onde atualizo essas informações

 

 

Achei meio precoce comparar um motor com menos de 10 mil km rodados com um já bem amaciado, ainda mais que gm nunca teve fama de econômico, mas mesmo assim o meu agora chegando nos 8 mil já noto uma melhora, o meu faço percurso de Capão da Canoa RS até Porto Alegre ida e volta dando no total mais ou menos 286 - 305 km dependendo de onde vou dentro da cidade, o meu está fazendo 11,5 à 12,4 km/l isso que ando em torno de 110 km/h onde tem radares e 130-140 km/h onde sei que não tem fiscalização "sempre com ar ligado" para mim está excelente, que eu me lembre só o uno fire faz isso.  Creio que melhore mais um pouco. Depois da garantia vou fazer um remapeamento da ECU.

 

 

O consumo melhora com o tempo sim. Acho que o meu depois de uns 5000km é que começou a ficar mais "normal". O meu (1.0, com 15 mil km) faz uns 12km/l na cidade e 15km/l na estrada.

 

Sobre amaciar o motor, o recomendado é não exigir muito do mesmo nos primeiros 1000km e variar bastante as rotações quando o motor for novo (não ficar muito tempo seguido numa mesma faixa de rotação). Estas dicas constam no manual do proprietário.

 

Mas Pessoal, BillyTheKid, Rodrigo Rosa, e Sergiosj. Esses dados são no etanol ou na gasolina? Creio eu que seja na gasolina, mas quero esclarecer minha duvida.

Outra coisa, como é o modo de andar de vocês pela cidade? Sempre com o giro abaixo dos 3.000RPM? Vocês deixam o carro engatado em decidas ou neutro? Utilizam em que porcentagem o AC?

Preciso de informações pra saber como chegar neste ideia e dirigir de modo econômico, pois sempre uso o Onix na cidade com o giro até 3.000RPM, e algumas subidas elevo a 4.000RPM para mudança de marcha, e não utilizo o AC.

Se for o caso, vou esperar até os 5.000 km e analisar se realmente o carro melhorou em desempenho e consumo.

 

 

Muito obrigado a todos pelas respostas e continuo no aguardo de mais informações!!

Editado por coryhenrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho oque reclamar do consumo, to com o meu a um mes e estou fazendo 9.8km no alcool. Abasteci pela primeira vez na gasolina semana passada, vamos ver no que vai dar. Dependendo do consumo o alcool vai ser mais economico, vamos ver.

Creio que o consumo varie de pé para pé e de região, transito também, mas concerteza depois de amaciar vai melhorar o consumo.

 

O Celta pesa +- 800kg, onix 1000, e tem somente 3 cavalos (se n me engano) de diferença, alem das rodas mais largas, realmente celta anda mais, acelerei o de um primo e tem mais pique.

Editado por boo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Celta dá impressão de que anda mais porque tem 890 kg, já o Onix tem 1019kg, diferença de 129kg que dá cerca de 15% em massa. Outra coisa o Celta tem pneu de série 165/70 R13 e o Onix 185/70 R14 o que faz com que o Onix tenha maior área de contato com o solo, ou seja, precisa de maior energia ao arrancar e gasta mais combustível pra sair da inércia e em retomadas, apesar disso o Onix é mais estável em curvas e em frenagens.

Em termos de potência do motor 1.0, o Celta tem 77/78cv (Gas/Etanol)  e o Onix  78/80cv, só que mesmo apesar de o Onix ter um pouco mais de potência o torque é bem parecido (em torno de 9,5 á 9,8mKgf) no entanto em vista do fatores citado anteriormente o Celta acaba sendo mais ágil pela sua leveza e menor resistência a rolagem. Deste modo o Celta sempre será mais econômico em comparação ao Onix.

Mas convenhamos, que o Onix é muito mais bonito  :D

Editado por Alonso Jr.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um 1.4 LT e quando afundo o pé, trocando marchas só no corte de giro, ele faz 5,6 km/l no etanol. Porém, quando ando de boa, trocando as marchas antes dos 2 mil rpm e, pisando bem de leve no acelerador, como se fosse uma casca de ovo, o carro faz 8-9 km/l no etanol com ar ligado. Depende do terreno onde você anda, se tem muita subida, descida, retas longas, etc. A Chevrolet diz que os motores do Onix são novos e exclusivos. Pra mim, são todos o mesmo flexpower com injeção programada pra render mais potência. Acredito que no seu 1.0, não vá conseguir médias maiores que 8 km/l no etanol. É um motor que trabalha em alta sempre, e ainda assim, tem que pisar fundo pro carro responder bem. Um motor fraco num carro "pesado".
Abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho oque reclamar do consumo, to com o meu a um mes e estou fazendo 9.8km no alcool. Abasteci pela primeira vez na gasolina semana passada, vamos ver no que vai dar. Dependendo do consumo o alcool vai ser mais economico, vamos ver.

Creio que o consumo varie de pé para pé e de região, transito também, mas concerteza depois de amaciar vai melhorar o consumo.

 

O Celta pesa +- 800kg, onix 1000, e tem somente 3 cavalos (se n me engano) de diferença, alem das rodas mais largas, realmente celta anda mais, acelerei o de um primo e tem mais pique.

 

 

Boo, você tem um Onix 1.0 certo? Se sim, você acelera até quantos RPM antes de trocar de marcha? Utiliza AC?

Eu geralmente piso em um pouco menos da metade do acelerador até chegar a 3.000 RPM e troco de marcha. Sempre mantenho o carro em velocidade constante a no máximo 2.500 RPM. Resumindo, não acelero tanto.

 

Consegui tirar a média do carro com álcool e foi bem decepcionante, 6.7Km/L. A Ford EcoSport/2014 do meu vô faz o mesmo consumo com etanol na cidade, sendo que o carro pesa 200kg a mais, rodas mais largas e claro, motor 2.0. É simplesmente ridículo o consumo do Onix.

Alguém aqui que usa o etanol como combustível faz uma média melhor?

 

Desde de já sou Grato!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu estava com 900km no feriado de carnaval fiz uma viagem de 600km ida e volta sem forçar, no maximo 110 km/h e 3000 rpm, e agora na cidade já percebi uma pequena melhora no consumo antes 6,4 agora 6,8 acho que vai melhorando conforme o uso do carro.(Obs:  LTZ Automático )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, utilizo sim o AC, mas poucas vezes, não tem feito tanto calor desde que peguei o carro. Os RPM depende da situação, normalmente um pouco antes dos 2500. Mas como falei, depende. Onde moro não tem muito transito, para ir a trabalho, faculdade, mercado, etc.. é só pegar uma avenida com poucas paradas e isso ajuda e muito no consumo. Além de usar o carro só para mim, sempre só comigo dentro ou no maximo 2 pessoas. Andando sempre a 70~80 no maximo, por conta de radares e tal. Unicas vezes q aumento o giro para 3000/3500 é em subida ou quando tem muito transido nas avenidas e rodovias da vida, ai para não atrapalhar forço um pouco mais, acho que isso aconteceu pouquissimas vezes nesse 1 mes com o carro. Meu carro está com 1280km, meio tanque de gasolina, ansioso p ver o consumo dele na gasolina.

 

Decidas uso sempre marcha engatada na mesma marcha que eu subo. O ar acho que até agora só precisei usar no 1, muito bom o ar do carro.

 

 

Como é o transito onde moram ? Isso deve ser oque mais pesa no consumo =\

Editado por boo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.