Gasolina ou Alcool???


Álcool ou Gasolina???  

88 votos

  1. 1. Álcool ou Gasolina???



Posts Recomendados


Neste caso então eu estou sendo sustentável tbm...

...Só que, digamos, forçadamente! kkkkkkk

 

Meu irmão, 2,69 na gasosa? Moro no estado vizinho e a tempos não vejo gasolina na casa dos 2,XX. Tem certeza da procedência deste produto ou é pq o governo daí tá sendo camarada? rs

rsrsrs..

como falei são apenas alguns postos, mas não abasteço neles, pois a procedência a gente nunca sabe. 50% deve ser agua kkkk

Porém a média da gasosa aqui é essa mesmo 2,78 a 2,84

Estive em Fortaleza em junho e julho e estranhei mesmo a gasolina a 3 conto por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrsrs..

como falei são apenas alguns postos, mas não abasteço neles, pois a procedência a gente nunca sabe. 50% deve ser agua kkkk

Porém a média da gasosa aqui é essa mesmo 2,78 a 2,84

Estive em Fortaleza em junho e julho e estranhei mesmo a gasolina a 3 conto por ai.

Pois é, e isto na capital! De onde sai pra cá (interior do estado) o msm combustível e aqui chega a mais ou menos 3,10, 3,16. Um roubo...

Vai entender... O Brasil é um país quase autossuficiente em petróleo e tem umas das gasolinas mais caras do mundo (se não a mais cara)...

Fortaleza tem plataforma de extração de petróleo e como pude ver agora aqui em todo o estado é cobrado mais do que no Piaui, que (não tenho certeza) não tem plataforma de petróleo alguma...

Esse governo, viu???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tão dizendo por aí que a quantidade de EtOH na gasosa que sai da refinaria vai passar de 25 pra 27,5%... quem tiver carro que não é flex e carro que não é flex com carburador, que corra para as colinas!! 

E a Petrobras vendendo a mesma gasolina por "míseros" R$ 1,90/L na Argentina..ehehehehe durma com uma bronca dessas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, e isto na capital! De onde sai pra cá (interior do estado) o msm combustível e aqui chega a mais ou menos 3,10, 3,16. Um roubo...

Vai entender... O Brasil é um país quase autossuficiente em petróleo e tem umas das gasolinas mais caras do mundo (se não a mais cara)...

Fortaleza tem plataforma de extração de petróleo e como pude ver agora aqui em todo o estado é cobrado mais do que no Piaui, que (não tenho certeza) não tem plataforma de petróleo alguma...

Esse governo, viu???

 

E tão dizendo por aí que a quantidade de EtOH na gasosa que sai da refinaria vai passar de 25 pra 27,5%... quem tiver carro que não é flex e carro que não é flex com carburador, que corra para as colinas!! 

E a Petrobras vendendo a mesma gasolina por "míseros" R$ 1,90/L na Argentina..ehehehehe durma com uma bronca dessas!

 

Bom, vou colocar minhas considerações... primeiro: o Brasil não tem uma das gasolinas mais caras do mundo não, não está nem perto de ser a mais cara. A mais cara do mundo é a da Noruega, um dos maiores produtores de petróleo do mundo (sim, o mar do norte é rico em petróleo). O Brasil fica abaixo da CHINA, AUSTRÁLIA, PARAGUAI, ARGENTINA, ITÁLIA, REINO UNIDO... e é mais caro que o MÉXICO, ESTADOS UNIDOS, BOLÍVIA, VENEZUELA... ou seja, está mais para a média mundial do que para acima dela. Veja minha fonte: http://www.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/

 

Segundo: a história de passar o teor de Etanol para 27,5% pode até acontecer, mas hoje isso é uma péssima ideia, pois os motores antigos não estão adaptados para seu uso. Apesar disso, considerando que hoje a frota é de cerca de 75% de carros flex, pode ser que o governo decida por essa mudança. Mas veja que há necessidade de mudança de LEI para que isso ocorra.

 

Terceiro: o preço da gasolina na saída da refinaria é de cerca de R$1,50 - bem abaixo do preço internacional, diga-se de passagem, e já incluíndo tributos de produção. O preço final de R$3,10 contém principalmente IMPOSTOS, e uma pequena margem para os distribuidores. Veja minha fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/produtos-e-servicos/composicao-de-precos/gasolina/

 

Uma questão que deve ser levantada sempre é: apesar de diversos estados terem produção de petróleo, a produção de DERIVADOS dá-se apenas em estados que tem refinaria, que se concentram principalmente no SUDESTE. No norte-nordeste temos apenas a REMAN/AM, LUBNOR/CE e RLAM/BA. Todas elas suprem seus estados, mas não dão conta do mercado todo, que é então atendido através de cabotagens do sudeste para o norte e nordeste, com entrada por Belém, São Luís, Suape e distribuição ferroviária/rodoviária.

 

Veja que mesmo aqui no RJ, que tem refinaria DO LADO (REDUC), o preço da gasolina na bomba está por volta de R$3,10. O motivo é a carga de ICMS, uma das maiores do país.

 

Para finalizar - se dependesse de mim, a gasolina seria MUITO mais cara. O ideal é que todos usem transporte público de qualidade (em falta no Brasil, mas tudo bem), pois o transporte individual por carros é oneroso para o meio-ambiente e para o governo, principalmente pq tem muita gente sem noção que não respeita as leis de trânsito, dirigem embriagados, causam acidentes e mortes. Se a gasolina estivesse no preço correto, o etanol seria mais competitivo tb, o que fortaleceria a economia sucroalcooleira gerando empregos, e tb reduziria a necessidade de importação de derivados.

 

Apesar de HOJE o carro estar popularizado, o Brasil NÃO TEM infraestrutura rodoviária nem nas cidades nem nas rodovias principais, o que faz com que o uso de carros não seja uma opção realmente viável. Com a gasolina à R$6,00 as pessoas pensariam duas vezes antes de sair de casa e engarrafar as ruas, usando mais transportes públicos - que por sua vez se tornariam mais rentáveis e atraentes para investimentos (desde que haja uma "desmonopolização" dos serviços de transporte público, que hoje normalmente se dá por meio de licitações).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para finalizar - se dependesse de mim, a gasolina seria MUITO mais cara. O ideal é que todos usem transporte público de qualidade (em falta no Brasil, mas tudo bem), pois o transporte individual por carros é oneroso para o meio-ambiente e para o governo, principalmente pq tem muita gente sem noção que não respeita as leis de trânsito, dirigem embriagados, causam acidentes e mortes. Se a gasolina estivesse no preço correto, o etanol seria mais competitivo tb, o que fortaleceria a economia sucroalcooleira gerando empregos, e tb reduziria a necessidade de importação de derivados.

 

 

 

 

Vira essa boca pra lá!! Para ir trabalhar com transporte publico, eu teria que andar uns 5 km por dia (ida e volta) e ainda perderia pelo menos 2 horas do meu dia.

Hoje vou para meu trabalho em 15 min e volto em outros 15 min.

 

A industria sucroalcooleira não gera tantos empregos quanto parece, é tudo automatizado.

Trabalho em frente a uma fazenda de cana. Sempre depois da colheita, "por acidente", pega fogo e deixa a terra limpa prontinha pra adubar a plantar novamente. Colocar fogo é proibido faz tempo por aqui... mas é acidente.

 

Em 2009 comprei uma moto a alcool, ficava feliz a abastecer ao preço de R$0,79 a R$ 0,89 o litro. Dois anos depois o Brasil bate recordes de produção, os Estados Unidos liberam a importação de açucar do Brasil e pronto. O preço do alcool tem 100% de aumento.

 

Ultimamente houve queda de produção e baixa de investimentos não por causa da politica do governo, mas principalmente porque desde 2013, Minas Geras e São Paulo, responsaveis por mais de 60% da produção do pais, sofrem com umas das maiores secas da historia.

 

Só para constar, gostaria de sempre abastecer com alcool. Porém não faço isso. Enquanto não houver uma fiscalização efetiva contra as queimadas e preços justos, vou ficar com um pé atras. Como a maioria dos empresarios no Brasil, ele querem lucro alto e imediato.

 

___________________________________________

 

Mudando de assunto, essa é para quem abastece somente pensando no bolso:

 

Estou usando um aplicativo que registra os abastecimentos e calcula os gastos. E para minha surpresa, mesmo com o alcool a 62% do preço da gasolina, a gasolina se saiu melhor financeiramente.

Enquanto a calculadora indica que deveria abastecer com alcool, na pratica, saio com a economia de R$15 a cada 500 km utilizando gasolina.

 

Recomento vocês fazerem o calculo em seus trajetos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vira essa boca pra lá!! Para ir trabalhar com transporte publico, eu teria que andar uns 5 km por dia (ida e volta) e ainda perderia pelo menos 2 horas do meu dia.

Hoje vou para meu trabalho em 15 min e volto em outros 15 min.

 

A industria sucroalcooleira não gera tantos empregos quanto parece, é tudo automatizado.

Trabalho em frente a uma fazenda de cana. Sempre depois da colheita, "por acidente", pega fogo e deixa a terra limpa prontinha pra adubar a plantar novamente. Colocar fogo é proibido faz tempo por aqui... mas é acidente.

 

Em 2009 comprei uma moto a alcool, ficava feliz a abastecer ao preço de R$0,79 a R$ 0,89 o litro. Dois anos depois o Brasil bate recordes de produção, os Estados Unidos liberam a importação de açucar do Brasil e pronto. O preço do alcool tem 100% de aumento.

 

Ultimamente houve queda de produção e baixa de investimentos não por causa da politica do governo, mas principalmente porque desde 2013, Minas Geras e São Paulo, responsaveis por mais de 60% da produção do pais, sofrem com umas das maiores secas da historia.

 

Só para constar, gostaria de sempre abastecer com alcool. Porém não faço isso. Enquanto não houver uma fiscalização efetiva contra as queimadas e preços justos, vou ficar com um pé atras. Como a maioria dos empresarios no Brasil, ele querem lucro alto e imediato.

 

___________________________________________

 

Mudando de assunto, essa é para quem abastece somente pensando no bolso:

 

Estou usando um aplicativo que registra os abastecimentos e calcula os gastos. E para minha surpresa, mesmo com o alcool a 62% do preço da gasolina, a gasolina se saiu melhor financeiramente.

Enquanto a calculadora indica que deveria abastecer com alcool, na pratica, saio com a economia de R$15 a cada 500 km utilizando gasolina.

 

Recomento vocês fazerem o calculo em seus trajetos.

 

Carlos, você certamente não mora nos grandes centros. Se morasse, vc iria preferir o transporte público. DE QUALIDADE, veja bem. Não adianta viajar como eu faço, que sou obrigado a acordar 4:00, pegar trem 4:45 e chegar no trabalho 6:00. Realmente, moro longe do centro... mas isso não justifica uma viagem de 40km demorar mais de uma hora utilizando um trem. Se for de ônibus, é ainda pior...

 

Em LONDRES todo mundo usa transporte público. Em TÓQUIO todo mundo usa transporte público para ir trabalhar. Em ROMA, MILÃO e em qq cidade grande que se preza usa-se o transporte público - DE QUALIDADE - para ir trabalhar. O modelo americano de transporte individual, que o Brasil tenta copiar, não funciona nas nossas cidades que não são planejadas. Veja que até Nova Iorque, que foi mega planejada, o transporte público tb predomina - só nas cidades menores é que o transporte individual é realmente efetivo. Qualquer cidade com mais de 1 milhão de habitantes requer transporte público.

 

Hoje, as pessoas preferem o transporte individual pq o transporte público não as atende, como é seu caso. Mas garanto que se vc tivesse um bonde/trem/ônibus ou o que quer que seja, que fosse até 10-15 minutos à pé da sua casa, e que levasse os 15 minutos que vc leva para o trabalho, mas que custasse bem menos, vc tb iria usar. Agora, para termos um modelo assim, é necessário mudanças, e uma dessas mudanças é um preço JUSTO do combustível, e um preço igualmente JUSTO do transporte público, que não poderia ser monopólio "estatal", como é hoje! Hoje, na maior parte das cidades, temos um modelo de concessão onde alguns poucos mandam no transporte. Sem concorrência de fato fica bem difícil regular a qualidade do serviço... e com carros atulhando as ruas, fica também difícil manter um serviço veloz e de qualidade.

 

Mas esse tópico não é para essa discussão... eu ainda prefiro usar o Etanol, pq eu acredito que seja menos poluente - apesar de entender o grande impacto ambiental e social que há na produção do etanol - pois acho que o Petróleo tem usos mais nobres do que simplemente ser queimado. Mas, apesar disso, uso sim gasolina... pq o valor hoje do Etanol, em conjunto com os problemas do projeto do nosso carro, me forçam a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.