de fato atualmente tenho um fox, que possui seus problemas crônicos (aterramento, bobina que trinca, entre outros), o escolhi pois foi a melhor opção no meu orçamento em termos de segurança/desempenho/equipamentos/custos gerais... eu fã da vw? a linha popular dela é completamente defasada, só mesmo o up! se salva... pra ser fã da vw só se o cara só olhar para o segmento superior (golf, passat, fusca, touareg etc.), porque o andar debaixo é bem complicado...
talvez você tenha pensado que sou fã da vw pois citei up! e fox quando falei sobre segurança, mas explico: citeu o up! pois ele é um exemplo prático de que um carro popular pode sim ser seguro, e citei o fox pois é outro exemplo prático que nos mostra que projetos extremamente datados conseguem ser melhores (em termos de segurança) do que os projetos mais modernos (além do onix, podemos citar o próprio gol da vw, sandero, palio etc.)...
recentemente estive acompanhando o fórum pois um familiar me pediu a indicação de um hatch popular, por aqui eu consegui bastante informação acerca da linha onix... advinha quem está no topo da lista? ETIOS (um "fã da vw" indicando um japonês kkkk)...
não vim aqui para falar mal do onix, apenas citei o colega acima pois não pude deixar passar em branco alguém dizendo que o onix tem excelente segurança... realmente nunca tive onix, quando adquiri meu carro atual fiz um test drive nele mas não gostei do motor (1.4), da ergonomia e achei o my link limitado, fora isso é um carro bem interessante (acho que é o mais vendido justamente por não ser o melhor em nada, mas ser bom em muita coisa)... a base que tenho para falar da segurança dele é extremamente confiável: latin ncap, aquela que vez ou outra alfineta a gm por conta da péssima segurança dos carros dela de mercados emergentes...