Posts Recomendados

Postado

Fala galera!

 

Sou novo aqui no fórum. Comprei meu Onix LTZ sábado agora, dia 25/10, com previsão de retirada nessa sexta, dia 31/10.

Minha dúvida é quanto ao "amaciamento" do motor. Afinal, é verdade ou mito?

Li em algumas reportagens que nos carros atuais, não há mais necessidade de amaciar o motor, pois estão sendo fabricados com uma tecnologia que dispensa tal procedimento. Mas ainda assim tenho minhas dúvidas...

Eu tenho um March 1.0 2012, quando peguei ele, fui orientado à andar na "maciota" nos primeiros 4 mil Km, sem ultrapassar os 3.500 rpm, e após isso, eu teria que esticar o motorzinho pra dar uma ajustada nele.

 

Enfim, minha dúvida é: no caso do Ônix, é preciso amaciar ou não? E essa questão de não ultrapassar tantos RPM é verdade ou não?


Postado

Não sei responder essa dúvida, mas no meu caso, sai da CSS direto pra uma viagem de 1000km e não cuidei nada disso, precisava de motor em serras e ultrapassagens, e só não fiz chegar no vermelho...

 

Abs

Postado

Quando tirei o meu 0km, andei os primeiros mil KM tranquilo, e depois disso ando igual ando normalmente, trocando marcha em 6mil huahuahuhahua ou seja, meu motor eu ponho a prova todos os dias !

Postado (editado)

Teoricamente essa coisa de acelerar forte pra amaciar não existe mais. O vendedor me falou pra não exagerar no pé pois como o motor é novo a peças estarão se ajustando ainda.

 

O meu mecânico da GM disse que tem que meter o pé mesmo para que o carro não fique amarrado.

 

Eu não me preocupei em andar rápido nem devagar, andei de acordo com minha necessidade. Como eu ando muito em estrada, consequentemente as vezes acelero até o limite de giro e fiz isso quando o carro era novo também. Comprei um LTZ 0km como o seu no inicio do ano e estou com 35000km e está perfeito, nenhum vazamento de óleo nem nada. 

 

Caso você queira dar umas aceleradas, faça isso com o motor na temperatura ideal para não forçar. Mas eu não acredito nessa história do mecânico que se não acelerar o carro ficará amarrado.

Editado por willianbaraviera
Postado

também tenho essa dúvida pessoal... cada um fala uma coisa...  eu estou andando entre 60→80k/h    e dos 90→100k/h para ultrapassagens...

 

não sei se estou fazendo o certo....

Postado

Oi peguei meu no dia 17/10 já rodei 1700km sem qualquer orientação extra  somente me atento a não forçar o motor nos primeiros 10km para dar tempo pro motor aquecer depois....... rs... senta o pé tem que testar...

Postado (editado)

Estalar eu não sei não, instalar vc pode ir num auto elétrico, na CSS ou então ir na área correta do Fórum (http://clubedoonix.com.br/forum/83-fa%C3%A7a-voc%C3%AA-mesmo/ - Faça você mesmo) que tem dicas de como instalar o equipamento.

 

Acho que estalar só dá pra fazer com seus dedos ou no máximo ao fritar um ovo.

Editado por Dric_Dolphin
  • Like 2
Postado

Bastante, mas não consegui resistir... sorry. É que me irrita ver tanta gente fazendo perguntas completamente NADA a ver em tópicos sérios. Cara, leia o fórum, por favor... tá cheio de informação aqui. Não saia perguntando aleatoriamente, aqui não é chat, aqui é um fórum.

  • Like 1
  • 2 meses depois...
Postado

Boa noite à todos. Sou novo no fórum, essa é minha segunda postagem, então peço desculpas adiantas caso esteja publicando no local errado, se o título ficou confuso e etc.
Pois bem, o primeiro carro zero KM da família será um Onix LTZ 1.4 AT6 (15/15) Branco, pelo que li à respeito do mesmo, só coisa boa! Claro que todos os carros tem seus defeitos e os motoristas também, afinal, tem gente que não consegue/gosta de dirigir um automático.
Eu tenho 18 anos, e vendo o quão foi difícil a aquisição do carro, quero trata-lo como um filho kkkkkkk'
 
Minha primeira dúvida em relação ao veículo é: Qual é a forma correta de se "amaciar" o motor de um carro AT? É a mesma coisa que um Manual? E como deve ser feito?
 
Eu acabei preferindo perguntar direto aqui, por se tratar de um site especializado em um modelo, diferente de procurar no google, onde tem gente que nem sabe o que é carro comentando.
 
Li que não deve exigir muito do motor em relação às rotações, nem extrapolar na velocidade, não ficar acelerando com o veículo parado (afinal, qual a intenção de alguém que faz isso?)... Enfim, não sei muita coisa, afinal como disse acima, primeiro carro zero que tiramos!
 
Agradeço à todos pela paciência, forte abraço!  :)

  • 2 semanas depois...
Postado

Sobre amaciamento, deem uma olhada no link abaixo, achei bem interessante.

http://arthur.bio.br/2009/11/05/transito/como-amaciar-um-motor-novo-ou-retificado

Realmente esse site é muito bom:

http://www.arthur.bio.br/2009/11/05/transito/como-amaciar-um-motor-novo-ou-retificado#.VNZYOvnF_SE

dá muitas dicas sobre amaciamento indicando procedimentos e ciclos a medida que altera a quilometragem total do carro e fazem total sentido.

 

Em resumo ele diz pra não acelerar o seu carro em demasiado acima do ponto de troca de marchas, e não andar acima de 100km/h até seu carro completar 1500km rodados, só a partir dai você pode exigir mais do carro. E só depois da troca de óleo em 5000km que podesse rodar de boa  ;)

  • 1 ano depois...
Postado

qual o maximo de graus que vc pode adiantar ou atrasar na polia sem bater as valvulas na cabeça do pistao? falando do motor 1.0 e 1.4? alguem pode ajudar?

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.