Falha na lenta apenas com ar condicionado ligado.


Posts Recomendados

Ola a todos.

Vou relatar meu problema, se alguem tiver passado por isto e souber a causa, ou tiver dicas válidas, serão bem recebidas. 

 

Quando faço a troca de marcha, ou coloco ponto morto, onde o giro do motor tende a descer em torno dos 900rpm. O ponteiro de rpm da uma "gangorrada", ja vi ele variar de 500rpm a 1000rpm, estabiliza e fica perfeito, até que esta situação relatada volte a acontecer. Acontece também a "gangorrada" se estiver na marcha lenta e der pisadas bruscas no acelerador sem deixar o motor estabilizar em um giro qualquer. 

Nesta situação toda do motor oscilar, nota-se que a central desliga o ar condicionado, desliga o alternador, (imagino eu, para aliviar o peso no motor e conseguir estabilizar para não morrer). Como eu sei isso? neste momento da para escutar o compressor do ar desligando, e a tensão do alternador cai, se estiver com o farol ligado, nota-se claramente a intensidade diminuir) 

Os detalhes:

Só acontece com o ar condicionado ligado, com ar desligado, o carro funciona perfeitamente, se quer o ponteiro do rpm varia quando vai para marcha lenta. 

Mesmo com o ar condicionado ligado, tudo funciona perfeitamente, não engasga, não fica fraco, liga fácil pela manhã estando frio ou não.

Tanto com ar ligado, quanto desligado o consumo de combustível está excelente. (levando em consideração alguma possível falha que eleve o consumo).

Em momento algum, tive erros gravados pela central. Tenho um adaptador ODB2 e uso o torque pro, e uma oficina já olhou também.

Manutenção:

Mantenho a manutenção impecável, todos os filtros e outras peças de trocas frequentes, sou bem chato quanto a isso, se vejo algo iniciando uma falha ou possível problema, prefiro ja arrumar e ficar livre de acumular defeitos.

O que já foi feito: Fiz a limpeza do corpo de borboleta(e tudo em torno que tinha fácil acesso), depois troquei o corpo de borboleta, troquei as velas, troquei os cabos de vela, troquei as bobinas, uma oficina fez o aprendizado do corpo de borboleta e olhou os parâmetros, nada fora do normal segundo o mecânico, bateria aparenta estar boa, fiz a troca dela à uns 2 ou 3 anos, carro ligando normalmente(não dando sinais de bateria ruim, como foi com a bateria original de fabrica, que apresentou alguns sinais antes de falhar de vez). Carro sempre foi meu, então, sei exatamente o que foi feito de manutenção (nunca ficou em oficina, chance zero de ter defeito colocado).

Carro com exatos 70mil km.

Como estou evitando aglomerações, e pessoas estranhas colocando a mão no carro, por conta do isolamento que estamos passando, acabei deixando como está, já que não me impede de rodar.

Vou trocar o liquido do arrefecimento por estes dias, estou querendo aproveitar para desmontar o coletor de admissão por completo, fazer uma limpeza detalhada e ver como esta a entrada para a câmara de combustão (uma suspeita, estou indo por eliminações).

Tirando a situação do atual isolamento, ja estou com este problema cerca de 1 ano. 

 

Agradeço qualquer possível dica que tenha fundamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


1 hora atrás, Mano disse:

 

Característica do carro, o meu tbém fazia isso.

https://clubedoonix.com.br/topic/13899-onix-oscilando-na-marcha-lenta/

Abs

 

 

Ter uma falha desta, mesmo sutil, não seria uma característica de funcionamento normal, o meu não fazia isto.

Obrigado pela informação, procurei algo no forum e não vi este topico. 
Pelo que o pessoal diz no outro topico, esta batendo com a minha situação. Troquei a correia dentada com 50mil, estou a pouco mais de 1 ano com este problema, bate com o tempo que fiz a troca. E olha que fiz a troca na CSS, ainda questionei o mecânico sobre fazer a sincronia, ele falou que não era necessário, já vi muita gente trocando e chega ao ponto de acender a luz da injeção, como o meu nunca acendeu, não liguei os fatos. 

 

Obrigado pela dica, vou ligar na CSS, relatar tudo, já deixar avisado e tentar marcar uma ida la, assim que estiver seguro interagir em locais fechados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
5 minutos atrás, Fellipe Meireles disse:

 estou com mesmo problema, meu prisma e do mesmo ano que seu onix, já fui em inúmeras oficinas já troquei cabo, velas, bobinas, e nada resolve!! 


Trocou correia dentada (correia de sincronismo) ?
Confere o link do segundo post. Pessoal lá confirma que trocou correia e não fizeram a sincronia, carro ficou apresentando este sintoma, daí fizeram a sincronia e resolveu. Eu ainda não tive coragem de ir no local onde troquei correia, só de saber que irão colocar a mão no meu carro, prefiro aguardar até esta onda de virus passar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fiz o sincronismo do meu, não resolveu em nada.
É estranho, pq quando eu faço alguma mudança grande no motor, ele fica bom por um tempo e depois volta com tudo o problema. 

Bem a cara de uma "obsolescência programada", te obriga a levar na CSS para reparo, ou seria um reset, sei la. 

A pessoa que me atendeu na oficina disse que so para fazer um diagnostico completo, era R$300,00 . Deforma alguma eu iria pagar este valor para fazer diagnóstico, sem mesmo converter o valor em mão de obra ou custo do reparo.

Andei vendo alguns videos de mecanicos mostrando um problema crítico no eixo do comando de válvula, ele torce e o cames sai da posição correta, alguns chegam a se deslocar horizontalmente. Alguns videos o pessoal diz que o carro fica falhando em marcha lenta, embolando ao acelerar (e não é bem isso que ocorre no meu).

Outro detalhe que reparei, ele vem aos poucos embolando quando saio do ponto morto e acelero, para testar, eu troquei as velas, coloquei as velas anteriores que tinha guardado, ja rodaram 30k. O carro se tornou perigoso de dirigir de tanta falha (e nada de luz de injeção). Ao arrancar ou, se passar em quebra molas, deixando engrenado, ou deixar ele reduzir velocidade engrenado, em seguida acelerar, ele embola na aceleração, sai dando trancos absurdos até estabilizar e segue perfeito. Porem, se antes disso tudo eu acelerar e depois engatar marcha para seguir, ele vai tranquilamente, forte e sem embolar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá pessoal, tenho um Onix 2017 1.0 Joy, toda vez que paro em um semáforo ele oscila a marcha lenta... é coisa de de segundos a rotação vai até os 500rpm e estabiliza nos 800rpm. Agente sente como se fosse morrer, porem não morre. Ele não falhas na progressões anda normal. Porém notei que quando paro o carro e permaneço com o pé na embreagem até o carro parar totalmente e não oscila a lenta, fica perfeito.. alguém aí tá passando por isso? tá incomodando demais.

Obs: já limpei 2x o corpo de borboleta, velas novas.

Detalhe; quando aciono o A/C com o carro parado em ponto morto, o ponteiro do rpm nem se move, porém quando desligo o A/C em ponto morto, o ponteiro oscila até os 500rpm e volta ao normal... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2021 at 13:01, fabriciogcbh disse:

Fiz o sincronismo do meu, não resolveu em nada.
É estranho, pq quando eu faço alguma mudança grande no motor, ele fica bom por um tempo e depois volta com tudo o problema. 

Bem a cara de uma "obsolescência programada", te obriga a levar na CSS para reparo, ou seria um reset, sei la. 

A pessoa que me atendeu na oficina disse que so para fazer um diagnostico completo, era R$300,00 . Deforma alguma eu iria pagar este valor para fazer diagnóstico, sem mesmo converter o valor em mão de obra ou custo do reparo.

Andei vendo alguns videos de mecanicos mostrando um problema crítico no eixo do comando de válvula, ele torce e o cames sai da posição correta, alguns chegam a se deslocar horizontalmente. Alguns videos o pessoal diz que o carro fica falhando em marcha lenta, embolando ao acelerar (e não é bem isso que ocorre no meu).

Outro detalhe que reparei, ele vem aos poucos embolando quando saio do ponto morto e acelero, para testar, eu troquei as velas, coloquei as velas anteriores que tinha guardado, ja rodaram 30k. O carro se tornou perigoso de dirigir de tanta falha (e nada de luz de injeção). Ao arrancar ou, se passar em quebra molas, deixando engrenado, ou deixar ele reduzir velocidade engrenado, em seguida acelerar, ele embola na aceleração, sai dando trancos absurdos até estabilizar e segue perfeito. Porem, se antes disso tudo eu acelerar e depois engatar marcha para seguir, ele vai tranquilamente, forte e sem embolar. 

 

Sobre as falhas ao arrancar, acelerar depois de uma redução, parece que resolvi o problema, eu tinha um kit de cabo de velas da NGK (novos), fiz a medição de resistência de todos, Todo o jogo de cabo de vela que estava no carro, tinha os mesmos valores, e todos os cabos novos deram os mesmos valores. Porem, os cabos usados deram uma resistência levemente mais alta que os novo. 
Esta diferença de resistência, estava sendo o suficiente para atrapalhar a centelha na hora da queima. 

Para quem quiser saber, os cabos que estavam gerando a falha, eram da marca Bosh, e os novos, NGK. Estranho que os cabos da Bosh, não tinham nenhum nome ou logomarca impresso neles,(sei que são Bosh, pq eu que fiz a compra), fiquei até me perguntando, se estes cabos não são falsificados, não tenho mais a caixa para verificar.

E sobre a falha da marcha lenta com ar condicionado ligado, continua a mesma coisa. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2021 at 13:07, fabriciogcbh disse:

 

Sobre as falhas ao arrancar, acelerar depois de uma redução, parece que resolvi o problema, eu tinha um kit de cabo de velas da NGK (novos), fiz a medição de resistência de todos, Todo o jogo de cabo de vela que estava no carro, tinha os mesmos valores, e todos os cabos novos deram os mesmos valores. Porem, os cabos usados deram uma resistência levemente mais alta que os novo. 
Esta diferença de resistência, estava sendo o suficiente para atrapalhar a centelha na hora da queima. 

Para quem quiser saber, os cabos que estavam gerando a falha, eram da marca Bosh, e os novos, NGK. Estranho que os cabos da Bosh, não tinham nenhum nome ou logomarca impresso neles,(sei que são Bosh, pq eu que fiz a compra), fiquei até me perguntando, se estes cabos não são falsificados, não tenho mais a caixa para verificar.

E sobre a falha da marcha lenta com ar condicionado ligado, continua a mesma coisa. 

 

Olá amigo, o seu sempre teve este problema da rotação oscilar?

só estou com o meu carro a 3 meses... tem gente que fala que é uma característica do carro... não tive a oportunidade de testar outro carro... não acredito que seja característica do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.