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A segunda geração do líder do mercado brasileiro vai mudar por completo. Plataforma, motor e estilo são bem diferentes do modelo original. Talvez por isso o desenvolvimento do Chevrolet Onix vá demorar um pouco mais. O modelo original foi lançado em 2012, pouco depois do Hyundai HB20, uma pequena diferença que talvez não se repita na nova encarnação.

A despeito disso, o lançamento comercial é esperado para o início do segundo semestre, conforme Autoesporte confirmou com fornecedores, enquanto o sedã vai chegar um pouco depois, ainda em 2019.

O fotógrafo e segredeiro Oswaldo Luiz Palermo fez essas belas fotos do novo Onix em testes no litoral de São Paulo. A cobertura foi insuficiente para enganar o profissional, que logo percebeu tratar-se do compacto da Chevrolet.

Os flagras indicam que o carro veste a carroceria final. Ele já passou há algum tempo da fase de mula e roda solto em testes de durabilidade por vários estados, enfrentando condições diversas, da altitude e do frio de Campos de Jordão (SP) até o calor do Jalapão, no Tocantins.

A carroceria pode ser definitiva, mas os faróis e lanternas são temporários e darão lugar a outros. Como o corpo já está finalizado, foi possível observar o flagra com mais detalhes. Basta bater o olho no Onix para ver que se trata de uma segunda geração de fato. As portas têm recorte diferente e contam com vidros espia nas traseiras.

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Por sua vez, as linhas da frente e da traseira são inteiramente diferentes. O carro parece mais robusto por inteiro, no que ajudam as colunas traseiras largas e as lanternas muito ressaltadas — agora, na horizontal e prolongadas até a tampa.

O flagra feito por Palermo foi suficiente para o designer João Kleber Amaral preparar uma projeção aproximada do novo Onix. Como você consegue ver, o desenho frontal vai seguir o do novo Prisma. O sedã já apareceu na China em fotos de registro de patente e, curiosamente, é chamado por lá de Onix.

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O Onix original será descontinuado somente quando entrar em vigor a exigência de controle de estabilidade e de tração para projetos antigos. A sua descontinuação será apenas quando entrar em vigor a legislação do controle eletrônico de estabilidade.

Conhecido por ESP ou ESC, o item de segurança vai passar a ser obrigatório a partir de 2020 para carros novos e 2022 para os projetos antigos. No entanto, a única versão a ser mantida é a Joy, que responde pela maior parte das vendas do Chevrolet atualmente. A manutenção do Onix e do Prisma atuais será uma jogada inteligente da General Motors com o objetivo de manter a liderança do mercado brasileiro.

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Fonte: Auto Esporte


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