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Ola pessoal. Gostaria de tirar algumas duvidas sobre o cambio automatico do Prisma ltz 16/17. Como é  meu primeiro carro automatico estou testando varios jeitos de conduzi lo.  Percebi que em D (na estrada a uns 110 km/h) quando se pega um aclive o cambio reduz e sobe o giro  muitas vezes desnecessário. Solução que achei para isso é  jogar no modo manual e ficar trocando entre a 4° a 6° dependendo da situação. Quando se pega o aclive citado acima mesmo mantendo uma aceleração um pouco mais firme. Ele nao reduz.( Mantendo a velocidade e evitando a alta rotação. ) quando chego no perimetro urbano retorno no D ( Afinal comprei automatico pelo conforto). A pergunta é se da problema de desgaste ficar usando muito o modo manual.

Alem de usar o manual na situação  acima . Uso em declives acentuadas e ou longas para usar o freio motor   Existem outros momentos que é preferivel usar  o manual?

Abraços  a todos.

Editado por eduskn
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Também tenho essa dúvida. Acredito que não, já li várias matérias e videos no youtube sobre o assunto quando comprei o meu primeiro carro automático (um onix 16/17) e nunca vi nada a respeito de desgaste precoce por usar o modo manual. Vários recomendam o uso do manual, por exemplo em uma descida de serra para usar o freio motor.
Várias pessoas me falaram que mesmo no modo manual, se vc forçar o motor ele troca as marchas automaticamente, não sei se procede pois nunca fiz esse teste.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

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Não gera desgaste não pessoal, o modo manual ta lá pra ser usado.

Não se preocupem com isso porque independente de onde venha o comando pra trocar de marcha (seja vcs apertando o botão ou a própria central do câmbio dando a ordem sozinha), o que acontece dentro do câmbio é a mesma coisa.

Postado

Sobre estar no modo manual e pisar (tuchar)bem no acelerador, o cambio baixa a marcha sozinho sim.  Ja fiz o teste e gostaria que não  mudasse, mas paciencia. Se vc pisar de forma gradativa ,  a sexta marcha se mantem tranquila e da para evitar a reducao que certamente no Drive faria.

O manual nao é  tao manual  assim, se vc for freiando ate parar. O cambio vai baixar de acordo com a velocidade e se parar ele fica em primeira. Ai para subir vc vai apertando o botao +. Isso eu gostei. Pq ate da para arriscar andar em manual na cidade, pq so precisaria ir subindo a marcha sem se preocupar com as reduções. ( mas como eu disse na cidade so uso em D )

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