eduskn Postado Abril 16, 2017 Postado Abril 16, 2017 (editado) Ola pessoal. Gostaria de tirar algumas duvidas sobre o cambio automatico do Prisma ltz 16/17. Como é meu primeiro carro automatico estou testando varios jeitos de conduzi lo. Percebi que em D (na estrada a uns 110 km/h) quando se pega um aclive o cambio reduz e sobe o giro muitas vezes desnecessário. Solução que achei para isso é jogar no modo manual e ficar trocando entre a 4° a 6° dependendo da situação. Quando se pega o aclive citado acima mesmo mantendo uma aceleração um pouco mais firme. Ele nao reduz.( Mantendo a velocidade e evitando a alta rotação. ) quando chego no perimetro urbano retorno no D ( Afinal comprei automatico pelo conforto). A pergunta é se da problema de desgaste ficar usando muito o modo manual. Alem de usar o manual na situação acima . Uso em declives acentuadas e ou longas para usar o freio motor Existem outros momentos que é preferivel usar o manual? Abraços a todos. Editado Abril 16, 2017 por eduskn Complementos Citar
GuilhermeMM Postado Abril 17, 2017 Postado Abril 17, 2017 Também tenho essa dúvida. Acredito que não, já li várias matérias e videos no youtube sobre o assunto quando comprei o meu primeiro carro automático (um onix 16/17) e nunca vi nada a respeito de desgaste precoce por usar o modo manual. Vários recomendam o uso do manual, por exemplo em uma descida de serra para usar o freio motor.Várias pessoas me falaram que mesmo no modo manual, se vc forçar o motor ele troca as marchas automaticamente, não sei se procede pois nunca fiz esse teste.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Citar
fcig Postado Abril 17, 2017 Postado Abril 17, 2017 Não gera desgaste não pessoal, o modo manual ta lá pra ser usado. Não se preocupem com isso porque independente de onde venha o comando pra trocar de marcha (seja vcs apertando o botão ou a própria central do câmbio dando a ordem sozinha), o que acontece dentro do câmbio é a mesma coisa. Citar
eduskn Postado Abril 17, 2017 Autor Postado Abril 17, 2017 Sobre estar no modo manual e pisar (tuchar)bem no acelerador, o cambio baixa a marcha sozinho sim. Ja fiz o teste e gostaria que não mudasse, mas paciencia. Se vc pisar de forma gradativa , a sexta marcha se mantem tranquila e da para evitar a reducao que certamente no Drive faria. O manual nao é tao manual assim, se vc for freiando ate parar. O cambio vai baixar de acordo com a velocidade e se parar ele fica em primeira. Ai para subir vc vai apertando o botao +. Isso eu gostei. Pq ate da para arriscar andar em manual na cidade, pq so precisaria ir subindo a marcha sem se preocupar com as reduções. ( mas como eu disse na cidade so uso em D ) Citar
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