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Foi mal se foi tópico repetido mas não encontrei nada do tipo.

Bom, tenho um Onix LT 1.0 16/16. E com mais ou menos 3 meses com o carro ele deu o erro Code 16, que é a lanterna de freio. Levei na CSS o mecanico apenas desmontou a lanterna e desplugou e plugou o conector e voltou a funcionar, sem mais códigos nenhum.

Porém semana passada voltou o erro e como não quis levar lá novamente pro mecânico fazer a mesma coisa decidi eu mesmo desmontar.

Encontrei o que está na foto. Uma especie de oxidação/corrosão nos contatos da lampada que impedia de fazer fechar o circuito para liga-lá.

Consegui fazer a limpeza do contato na placa passando uma lixa. Agora a lampada ficou "sem um pedaço" devido a corrosão.

Eis a questão, posso continuar com essa lampada ou preciso trocar urgente?

obs. não encontrei vestígio de água dentro da lanterna

IMG_20170219_194914179.jpg

IMG_20170219_195012010.jpg


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Faz um teste.Coloca a lampada no lugar para ver se funciona.

Se vc tiver aquela solda de eletronico,é só derreter um pedacinho de arame de solda.

Se não funcionar compra uma nova que é baratinho.

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2 horas atrás, SERGIO NODA disse:

Faz um teste.Coloca a lampada no lugar para ver se funciona.

Se vc tiver aquela solda de eletronico,é só derreter um pedacinho de arame de solda.

Se não funcionar compra uma nova que é baratinho.

Esqueci de citar que ela está funcionando depois da limpeza. Mas vou passar sim aquela solda para evitar mais corrosão.

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
Postado
Em 20/02/2017 at 17:26, Gilberto Junior disse:

Foi mal se foi tópico repetido mas não encontrei nada do tipo.

Bom, tenho um Onix LT 1.0 16/16. E com mais ou menos 3 meses com o carro ele deu o erro Code 16, que é a lanterna de freio. Levei na CSS o mecanico apenas desmontou a lanterna e desplugou e plugou o conector e voltou a funcionar, sem mais códigos nenhum.

Porém semana passada voltou o erro e como não quis levar lá novamente pro mecânico fazer a mesma coisa decidi eu mesmo desmontar.

Encontrei o que está na foto. Uma especie de oxidação/corrosão nos contatos da lampada que impedia de fazer fechar o circuito para liga-lá.

Consegui fazer a limpeza do contato na placa passando uma lixa. Agora a lampada ficou "sem um pedaço" devido a corrosão.

Eis a questão, posso continuar com essa lampada ou preciso trocar urgente?

obs. não encontrei vestígio de água dentro da lanterna

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IMG_20170219_195012010.jpg

Meu amigo, estou com esse mesmo problema no meu Onix LT 16/16, levei lá na CSS e eles me informaram que é um defeito no soquete da lâmpada, daí começou minha resenha, já troquei várias vezes esse soquete, lembrando que não tem pra imediato, tive que ficar esperando mais ou menos um mês... já não sabia o que fazer, fui em outra CSS e o técnico lá me mostrou o processo, o contato esquenta e derrete o contato da lâmpada, ele fez uma limpeza e trocou a lâmpada e tudo certo. Portanto fui indicado aqui em um forum pra colocar lâmpadas de LED pois elas não esquentam, aindda não testei. O meu problema está na GM, vou até entrar em contato novamente para ver o que resolveram, mais o que sei que o problema é nesse Soquete que segura as lâmpadas... bronca mermão!!! mais por enquanto estou me virando fazendo oq o técnico fez em seu carro.

Em 22/03/2017 at 08:29, eldomagalhaes79 disse:

O meu apresentou esse mesmo defeito, levei na CSS e eles irão trocar a placa do circuito.

Já troquei várias vezes essa placa do circuito cara, e apaga novamente... me informaram que é defeito de fabricação nessa peça ai, mais acho que se houver uma lâmpada mais resisttente soluciona o problema, já que os contatos da peça não danificam.

  • 4 semanas depois...
Postado

Estou com esse mesmo problema no meu ônix, acho que é um defeito comum e que a GM não ligou muito. Vou trocar as lampadas originais pelas de LED, dizem que pelo fato de não esquentarem, não causam defeitos nos polos, farei os devidos testes.

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1 hora atrás, Fagner Lopes Ferreira disse:

Vou fazer isso também, vou trocar as lâmpadas por led e ver o que vai dá.

vai apresentar erro no painel...

Essa não é a solução, apenas um quebra galho, além do mais, deverá achar um led específico para o Onix, pois o mesmo usa lampadas de 1 polo, onde o módulo controla a intensidade da luz, reduzindo sua tensão para o uso normal, e elevando quando se pisa no freio.

Solução, Troca do conjunto lanterna.

Abs

  • 2 meses depois...
Postado (editado)

Galera boa tarde...

Tenho um Onix Lt que tinha o mesmo problema.... verifiquei os contatos e está do mesmo jeito... tenho alguns conhecimentos de eletrônica.... 

O que verifiquei foi que a aquecimento além do normal nesse soquete, principalmente do lado esquerdo, fazendo com que o contato da lampada que feito de  Estanho derreta... quando o estanho queima alem do necessário ele libera uma especie de borra que fica entre os contatos, impedindo a passagem de corrente... por isso que lixar da certo mas volta a derreter e volta o problema.

As soluções que encontrei foi a compra de uma lampada de contato feito de outro material com resistência maior a calor ou a colocação de um pedacinho de arame entre a base da lampada e o contato da lampada no soquete... o arame diminui a superficie de contato, caso derreta, a borra vai para os lados do arame fazendo com que o miolo da base da lampada que é feito de um material de maior resistência ao calor fique exposto e em contato direto com o arame.

estou testando essa opção do arame e ate agora não apareceu  o codigo 16

Editado por Danilo191
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No meu carro aconteceu essa oxidação e falha do lado esquerdo, levei a concessionária, efetuaram a limpeza e troca da lâmpada, resolveu por um tempo.

Depois de um tempo ocorreu a mesma falha, inicialmente do lado direito, depois chegou a apagar os dois lados de uma vez, levei a concessionária e chegando lá informaram que havia um recall para isto, daí efetuaram a troca da placa da lanterna dos dois lado em garantia.

Ah! O carro em questão é o Onix Joy 16/17, então quem possuir este modelo ficar em alerta e procurar uma concessionária para uma avaliação e possível troca da peça.

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