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Boa Pessoal.

Então, dei uma pesquisada aqui no Fórum e não encontrei assunto relacionado que pudesse sanar minhas duvidas.

Quem tiver dicas será bem útil, seguinte tenho um Prisma LTZ 1.4 AT, estou com ele a quase um ano e muito satisfeito com desempenho, usabilidade no dia a dia enfim um carro que me surpreendeu bem ao que se propôs fazer.

Em breve vou fazer uma viajem até Ubatuba porem não utilizei o carro ainda em Serras, já viajei bastante para interior de SP mas nunca em Serras longas.

Queria umas dicas de utilização do cambio para descer a serra de Ubatuba, aquela tenebrosa da Rodovia Oswaldo Cruz, se alguém já desceu por lá e quais foram as impressões. Uma outra alternativa seria descer pela Tamoios, mas ae tem que passar em Caraguá e dar umas voltinhas.

Já desci esse serra algumas vezes mas com carros manuais, inclusive numa delas fiquei sem freio, mas era um Chevette, eheheh...

Valeu ae galera, abs.


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Olha, como o câmbio é inteligente digamos assim, e vc provavelmente vai descer devagar, creio que no Drive o carro vá controlar e utilizar marchas reduzidas. Caso não resolva em D a opção seria utilizar o M e controlar vc msm as marchas 

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Infelizmente ele é inteligente para um lado( no subir as marchas) quando se precisa de redução, freio motor, ele não sabe utilizar, pois ele é programado para economia, então sempre deixará a marcha mais alta, ou seja em 6ª, que não ajuda em nada em uma descida.

Como Sergio falou, use o manual e selecione uma 4ª ou dependendo da velocidade até uma 3ª, não se preocupe com a rotação, se ela ficar entre 3.000 e 4.000, como é a roda que estará fazendo o motor girar, o consumo de comb. neste momento é zero, até vc acelerar novamente. Deixando uma marcha mais baixa(rpm alto) menos pedal do freio vc irá usar para manter a velocidade, evitando fadiga nos freios.

 

Abs

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  • 1 mês depois...
Postado (editado)

Opa, Salve Turma.
Então esse semana estive em Ubatuba e o carro se comportou muito bem na serra, tanto na descida quanto na subida.

- Descida.

Em modo manual, utilizando 1 a 4 mantendo a rotação do motor em 3k a 5k e pouco utilização de freios.

https://www.youtube.com/watch?v=1Mm0Y1h-_fg

- Subida

Em modo manual, utilizando 2 a 4 mantendo a rotação do motor em 3k a 5k e pouco utilização de freios.

https://www.youtube.com/watch?v=oGwgm1Ab11c

Vlw abraços e obrigado pelas dicas.

Editado por Rodrigo Brejão
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