Problema ao reduzir marcha de 4 para 3 terceira


Leonardo Nacif

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Colegas,

Boa tarde!

Tenho um Onix 1.0 LT 14/15  em perfeitas condições e com todas as revisões em dia, inclusive a ultima feita na primeira semana de Dezembro ( 30 mil KM ) Gostaria de saber dos colegas se alguém teve algum problema na marcha ao reduzir de 4 para terceira? Pois é, vou explicar o pq da pergunta.

Estava eu feliz e contente no dia 24 de Dezembro( Natal)  indo visitar familiares que moram no interior do Estado do Rio de Janeiro, ao chegar no topo da serra de Teresópolis na BR 116 sentido Além Paraíba, você  passa por algumas cidadezinhas e em umas dessas cidades eu fui obrigado a reduzir a marcha de 4 para terceira, pois os dois carros que a minha frente estavam foram obrigados a diminuir em virtude de um caminha lento estar a frente, sendo que eu tb reduzir, não estava correndo, acredito que no máximo uns 70/80 km. E para a minha surpresa ao reduzir a marcha, para a minha surpresa e efeitos, a marcha que estava direcionada para a terceira marcha sem dúvidas alguma, ela simplesmente engatou a terceira no campo visual e na caixa de marcha acabou entrando a ré... isso mesmo que vcs leram... ENGATOU RÉ...  acha que acabou por ai? rs ainda não.... em consequência da marcha ter engatado na ré eu automaticamente pisei no freio tendo em vista q iria colidir e para mais uma surpresa minha e acredito que a dos senhores  também, o pedal do freio ficou duro! Isso mesmo ele não descia, ou seja, o carro tinha freio e o pedal ficou duro, sendo assim, não conseguindo freiar! 

O que em fração de centésimos de segundos eu tive que pensar e a unica solução na qual eu tinha dentro daqueles milésimos de segundos foi a alternativa de puxar o freio de mão para evitar a colisão no carro a frente, ufaaa.. consegui me livrar de um acidente, porém ao puxar o freio de mão e evitar um acidente no dia do natal ( imagina) eu automaticamente rodei, atravessei a pista contraria ( graças a Deus não vinha carro, caminhão ou Ônibus que pudesse me pegar)  e colidi no acostamento da pista contraria... sim meus colegas, um verdadeiro passageiro da agonia.

Na vdd não era nem para eu estar aqui contando isso, Porem como DEUS é muito bom na minha vida eu quero compartilhar a todos a minha experiencia e saber se alguém  passou por isso. Se alguém teve algum problema na marcha ao reduzir de quarta para terceira ou algo do gênero.

 

 

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2 horas atrás, Leonardo Nacif disse:

Colegas,

Boa tarde!

Tenho um Onix 1.0 LT 14/15  em perfeitas condições e com todas as revisões em dia, inclusive a ultima feita na primeira semana de Dezembro ( 30 mil KM ) Gostaria de saber dos colegas se alguém teve algum problema na marcha ao reduzir de 4 para terceira? Pois é, vou explicar o pq da pergunta.

Estava eu feliz e contente no dia 24 de Dezembro( Natal)  indo visitar familiares que moram no interior do Estado do Rio de Janeiro, ao chegar no topo da serra de Teresópolis na BR 116 sentido Além Paraíba, você  passa por algumas cidadezinhas e em umas dessas cidades eu fui obrigado a reduzir a marcha de 4 para terceira, pois os dois carros que a minha frente estavam foram obrigados a diminuir em virtude de um caminha lento estar a frente, sendo que eu tb reduzir, não estava correndo, acredito que no máximo uns 70/80 km. E para a minha surpresa ao reduzir a marcha, para a minha surpresa e efeitos, a marcha que estava direcionada para a terceira marcha sem dúvidas alguma, ela simplesmente engatou a terceira no campo visual e na caixa de marcha acabou entrando a ré... isso mesmo que vcs leram... ENGATOU RÉ...  acha que acabou por ai? rs ainda não.... em consequência da marcha ter engatado na ré eu automaticamente pisei no freio tendo em vista q iria colidir e para mais uma surpresa minha e acredito que a dos senhores  também, o pedal do freio ficou duro! Isso mesmo ele não descia, ou seja, o carro tinha freio e o pedal ficou duro, sendo assim, não conseguindo freiar! 

O que em fração de centésimos de segundos eu tive que pensar e a unica solução na qual eu tinha dentro daqueles milésimos de segundos foi a alternativa de puxar o freio de mão para evitar a colisão no carro a frente, ufaaa.. consegui me livrar de um acidente, porém ao puxar o freio de mão e evitar um acidente no dia do natal ( imagina) eu automaticamente rodei, atravessei a pista contraria ( graças a Deus não vinha carro, caminhão ou Ônibus que pudesse me pegar)  e colidi no acostamento da pista contraria... sim meus colegas, um verdadeiro passageiro da agonia.

Na vdd não era nem para eu estar aqui contando isso, Porem como DEUS é muito bom na minha vida eu quero compartilhar a todos a minha experiencia e saber se alguém  passou por isso. Se alguém teve algum problema na marcha ao reduzir de quarta para terceira ou algo do gênero.

 

 

Imagino o desespero , mas como voce percebeu que era a marcha a ré , sua caixa de transmissão detonou ? 

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Ainda bem q vc estava bem mas tenho praticamente certeza q vc ñ engatou a ré por 2 motivos: 1º) q pra engatar a ré vc tem q jogar ela bem pra esquerda e ainda por cima com aquela trava de baixo da alavanca puxada e 2º) q a ré simplesmente ñ entraria pois a ré ñ funciona do mesmo jeito q as marchas normais (q estão sempre conectadas mas são apenas selecionadas) sendo q é preciso meio q "enfiar" uma engrenagem no meio pra inverter o sentido de rotação normal, o q é impossível em movimento pois essas engrenagens giram em direções contrárias e fariam no máximo um arranhado muuuito forte. Se por algum motivo vc conseguisse engatar a ré em movimento, vc simplesmente pararia o motor instantaneamente e o faria girar para o outro lado, o q certamente estouraria tudo (motor, câmbio e etc).

O freio duro pode ter sido por perda de vácuo no servo-freio (peça q faz ele ficar varias vezes mais leve) e teria q saber o q causou isso.

Será q acidentalmente vc ñ acabou colocando a 1ª ao invés da 3ª por engano? Afinal acidentes acontecem e o movimento é bem parecido...

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