Posts Recomendados

Postado

Boa noite amigos.

Gostaria de perguntar, qual o tempo médio para um carro esfriar?

Digo, a ponto de não ter problema lavar e etc.

Sei que para esfriar 100% pode levar horas, mas pergunto pois sempre espero cerca de 30 minutos pra lavar o veículo, e ainda assim sinto um pouco daquele "bafo" perto da região do capo e das grades frontais.

Alguém tem informações? Tenho receio pois muito se fala em choque-térmico.

Grande abraço!

Postado

Pense num dia frio. Agora pense que o carro está funcionando em sua temperatura normal. Você está andando com ele há 30 minutos, num trânsito anda e para. De repente, começa a chover e algumas pedras de gelo caem sobre seu carro. Ou seja, a água da chuva está bem gelada. O que vai acontecer com seu carro? Nada. Além dos risquinhos que as pedras vão causar hehe. Pode lavar o carro sim com ele quente. Só não me faz a besteira de lavar o motor, isso não existe, só dá !#@&*%$ haha.
Mas sim, em média 30 minutos pra ele "esfriar".
Abraço!

Postado

Fala, Igor, muito obrigado!

E sim, Willian, não é bom! Já fiz isso sem saber e fiquei neurado. Conversando com um mecânico, ele falou que discos de qualidade (isso inclui os discos que vem de fábrica em 90% dos carros) são preparados para aguentar esse tipo de choque, mas sempre há um limite.

O que ele comentou também é que o que ajuda nisso de empenar, é quando o carro está andando, pois alem de lidar com o choque a peça precisa sustentar seu funcionamento normalmente, e isso meio que "sobrecarrega" os componentes.

Já fiz isso de jogar água nas rodas com o disco quente, saiu fumaça e tudo, porém chequei e estava tudo cem por cento, mas não custa nada prevenir.

Um abraço!