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Bom dia, pessoal. Como estamos?

 

Gostaria de compartilhar uma dúvida.

 

Ontem estava voltando pra casa, quando um motorista cruzou a preferencial bem na minha frente. Provavelmente sem perceber que eu vinha vindo há poucos metros, o sujeito adentrou a via principal lentamente, o que fez com que eu precisasse frear bruscamente enquanto desviava o carro.

 

Já li que freadas assim podem comprometer o alinhamento do veículo e até mesmo toda a vida útil dos pneus. Isso confere, mesmo com carros com ABS, como é o Onix LT 1.4?

 

Algumas informações:

 

- Eu estava dirigindo há cerca de 60km/h, velocidade normal em vias nos bairros.

- Pisei no freio até o fim, pois era isso ou uma colisão. Senti os pneus cantarem, mas nada muito exagerado e nem por muitos metros. Isso significa que as rodas travaram?

- Como mencionei, ao mesmo tempo que freei precisei fazer uma curva para desviar do outro motorista.

 

Não senti nada diferente no carro, mas ainda não peguei a estrada, então não sei se qualquer dano poderia ser percebido.

 

O carro está com 4 mil kms. Levarei para a revisão dos 5 mil. Vale pedir pra checar algum item?

 

Pergunto pois é meu primeiro carro com ABS. Antes do ONIX eu tinha um celta que tremia muito o volante, o que me incomodava, por isso estou tendo o maior cuidado para que o mesmo não aconteça com o veículo atual.

 

Obrigado pela atenção.

 

Um abraço.

 

 


Postado (editado)

Bom dia, pessoal. Como estamos?

 

Gostaria de compartilhar uma dúvida.

 

Ontem estava voltando pra casa, quando um motorista cruzou a preferencial bem na minha frente. Provavelmente sem perceber que eu vinha vindo há poucos metros, o sujeito adentrou a via principal lentamente, o que fez com que eu precisasse frear bruscamente enquanto desviava o carro.

 

Já li que freadas assim podem comprometer o alinhamento do veículo e até mesmo toda a vida útil dos pneus. Isso confere, mesmo com carros com ABS, como é o Onix LT 1.4?

 

Algumas informações:

 

- Eu estava dirigindo há cerca de 60km/h, velocidade normal em vias nos bairros.

- Pisei no freio até o fim, pois era isso ou uma colisão. Senti os pneus cantarem, mas nada muito exagerado e nem por muitos metros. Isso significa que as rodas travaram?

- Como mencionei, ao mesmo tempo que freei precisei fazer uma curva para desviar do outro motorista.

 

Não senti nada diferente no carro, mas ainda não peguei a estrada, então não sei se qualquer dano poderia ser percebido.

 

O carro está com 4 mil kms. Levarei para a revisão dos 5 mil. Vale pedir pra checar algum item?

 

Pergunto pois é meu primeiro carro com ABS. Antes do ONIX eu tinha um celta que tremia muito o volante, o que me incomodava, por isso estou tendo o maior cuidado para que o mesmo não aconteça com o veículo atual.

 

Obrigado pela atenção.

 

Um abraço.

 

 

Nunca ouvi falar que desalinha o carro, já referente aos pneus, se vc sempre frear bruscamente os mesmo irão se desgastar mais rapidamente.

 

Mesmo com o ABS os pneus cantam, mas não travam, devido ao sistema ABS que não deixa as rodas travarem.

 

Não vejo necessidade de checar nada, pois o carro é projetado para frear.

 

No caso do seu celta, existem algumas possibilidades para essa vibração:

- vc deve ter travado as rodas por uma distancia X fazendo seus pneus ficarem "quadrados";

- Pode ter caído em um buraco, entortando a roda e/ou quebrando o pneu(deslocando);

- Falta de balanceamento( mais comum), que deve ser refeito assim que notar alguma vibração no volante acima de uma certa velocidade, normalmente a cima de 80km/h, e entre 100 a 110 quando não ficar 100% perfeito, ou quando fizer rodizio e/ou quando furou algum pneu.

 

qualquer dúvida estamos a disposição.

 

Abs

Editado por Mano

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