Medidor De Velocidade...não Leva Em Conta Aro 14X15 ?!


EstiversonBR

Posts Recomendados

Bom dia,

sobre a velocidade, imagino que o carro nao consiga medir a velocidade em relação ao chao, e sim a velocidade em relação à rotação do eixo provavelmente.. e interprete isso jogando um número para lermos no painel, certo ? O aro dos 1.4 sai das CSS maior do que os 1.0 (aro 15 contra 14), e será que eles tomam o cuidado de adaptar isso no sensor de velocidade ? Acho que não. Tenho um 1.0, e tenho percebido um padrão. Ao andar ate o centro de Curitiba passo por algumas lombadas eletronicas e, em várias delas, estou a 36 enquanto eu carro marca 40. Equipamento nao mto preciso será ? Achei outra e deu o mesmo resultado, e entao tive a prova absoluta: viajei longinho, até Guarapuava, e tudo que achei até la tambem manteve esse padrão de 36 dos 40.

 

O erro percentual é de 10%, muita coisa dependendo da velocidade. Ao estar marcando 120, por exemplo, a velocidade real seria 108. Meu Kadett, anterior ao onix, tinha marcador manual, eu tentava passar com ele exatamente na linha e a princípio estava exatamente de acordo com os radares por aí. 

 

Uma mesma velocidade de rotação do eixo deixaria a velocidade linear (a velocidade, digamos, "de verdade") dos aro 14 mais baixa. Acho que eles programaram tudo pra aro 15 e dane-se quem ta com os 1.0 aro 14. Fica até a dica: se for trocar o aro da roda, vc nao vai mais ver a velocidade certa, a menos que o carro consiga medir em relaçao ao chao, o que acho improvável, ainda mais com esses testes. Palpites ?

 

EDIT: faltou 1 detalhe: é possível que esteja certo e os equipamentos tenham um limite de tolerância, que nao sei se já é aplicado ao valor mostrado ou se mostra certo e "perdoa" quem estiver acima da velocidade mas dentro da tolerância.

Editado por EstiversonBR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Na verdade a velocidade que mostra no velocímetro é resultado de um cálculo que compreende a quantidade de giros do eixo ligado ao motor e da medida do perímetro da circunferência do pneu, ou seja, cada giro da roda é computado é respectivo a uma distância percorrida num espaço de tempo, que resulta por exemplo em 80km/h que representa que nessa velocidade vc percorreria 80km no tempo de 1 hora.

Vc pode aumentar o aro de por exemplo aro 14 para aro 15 e manter o diâmetro total da roda que o calculo não se altera, o aro aumenta de tamanho mas o flanco(perfil) do pneu é menor e no total se mantem mesma medida. Agora se vc mudar o diâmetro total da roda com certeza vai alterar o valor mostrado no seu velocímetro. Se vc colocar roda com diâmetro maior cada giro vai corresponder a uma distancia maior percorrida quando na verdade no painel esta mostrando uma velocidade menor correspondente a roda de tamanho padrão - não sei se deu pra entender  kkkk 

 

Quanto a velocidade real e a mostrada no velocímetro do carro ai é por se tratar de um "erro" proposital colocado no velocímetro para que marque sempre mais velocidade no painel por uma questão de segurança. Geralmente a velocidade do painel é de 5 á 10 km/h a mais do que a Real. Assim quando vc está a 100 km/h olhando pelo painel na verdade a velocidade real é de 90 á 95 km/h (depende do fabricante).

Vc pode conferir nas lombadas eletrônicas que sempre vão mostrar velocidade menor em relação a que esta no seu velocímetro pois em se tratando de multa usam a velocidade Real. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.