Vinicius Loureiro Postado Dezembro 18, 2014 Postado Dezembro 18, 2014 (editado) Pessoal, boa tarde! Sou novo aqui no fórum. Comprei um Onix Lt 1.4 automático ontem. Tenho dúvida sobre a mudança entre as marchas "D" para "M" com o carro em movimento. Suponhamos que eu esteja numa estrada no "D" a 100 km/h. Assim que eu mudar de "D" para "M" ele vai para a 5 marcha ou eu tenho de apertar o botão do "+" 5 vezes?? Me parece ilógico ter de colocar na quinta marcha ( por exemplo) manualmente, mas nunca se sabe. Cuidado nunca é demais. Obrigado, Vinicius. Editado Dezembro 18, 2014 por Vinicius Loureiro Citar
JoseRoberto8 Postado Dezembro 18, 2014 Postado Dezembro 18, 2014 O meu não é automático, mas por óbvio, ao passar para 'M' ele mantém a mesma marcha que estava, mas permite a partir daí que se faça a troca manual. Ao contrário seria também a mesma coisa, porém ao passar para 'D' o veículo, via conversor de troque, vai logo após "ajustar" a marcha ao giro e velocidade. Entendo que é isto que acontece. 1 Citar
Vinicius Loureiro Postado Dezembro 18, 2014 Autor Postado Dezembro 18, 2014 Valeu, amigão! Obrigado! Parece óbvio mesmo, mas quando damos duro para conquistar algo, devemos cuidar muito bem dele! Sempre é bom tirar nossas dúvidas! obrigado!! 1 Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Dezembro 19, 2014 Postado Dezembro 19, 2014 (editado) O meu é um AT tb. O ideal é NÃO mudar do D para o M durante o movimento, mas se vc fizer isso (eu faço com certa frequência) ele mantém a marcha atual. Eu faço isso para SABER qual é a marcha atual, e tb pq às vezes o carro decide reduzir e demora muito para voltar, então eu volto por conta própria! :-P Editado Dezembro 19, 2014 por Dric_Dolphin Citar
Vinicius Loureiro Postado Dezembro 19, 2014 Autor Postado Dezembro 19, 2014 Saber a marcha atual? Ele não indica no painel não? Digo, estou no D em 5°. Não aparece no painel? Não entendi. Citar
Mano Postado Dezembro 19, 2014 Postado Dezembro 19, 2014 (editado) O meu é um AT tb. O ideal é NÃO mudar do D para o M durante o movimento, mas se vc fizer isso (eu faço com certa frequência) ele mantém a marcha atual. Eu faço isso para SABER qual é a marcha atual, e tb pq às vezes o carro decide reduzir e demora muito para voltar, então eu volto por conta própria! :-P Dirc não tem nada a ver , vc pode mudar sempre e quantas vezes quiser de D para M e M p D. No cambio não muda nada, a unica coisa q irá alterar é o comportamento do mesmo, no caso de colocar em M ele não fará as trocas para cima no automático. Tanto que vc pode mudar as marchas acionando os botões +/- no cambio mesmo a alavanca estando em D, no caso de uma ultrapassagem para q uma marcha mais baixa entre mais rapidamente, e logo depois ele mesmo voltara para uma "marcha "ideal, ou quando vc sentir que o cambio esta demorando para subir uma marcha( 2° p 3°) basta acionar o + que ele troca sem ter q colocar no M para isso. Abs Editado Dezembro 19, 2014 por Mano 1 1 Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Dezembro 22, 2014 Postado Dezembro 22, 2014 Saber a marcha atual? Ele não indica no painel não? Digo, estou no D em 5°. Não aparece no painel? Não entendi. Não aparece nada no painel, apenas o D. Não aparece D-5 nem nada do gênero. Dirc não tem nada a ver , vc pode mudar sempre e quantas vezes quiser de D para M e M p D. No cambio não muda nada, a unica coisa q irá alterar é o comportamento do mesmo, no caso de colocar em M ele não fará as trocas para cima no automático. Tanto que vc pode mudar as marchas acionando os botões +/- no cambio mesmo a alavanca estando em D, no caso de uma ultrapassagem para q uma marcha mais baixa entre mais rapidamente, e logo depois ele mesmo voltara para uma "marcha "ideal, ou quando vc sentir que o cambio esta demorando para subir uma marcha( 2° p 3°) basta acionar o + que ele troca sem ter q colocar no M para isso. Abs O problema de mudar de D para M (e principalmente de M para D, na verdade) é o fato de você ter que acionar o botão "shift". Isso gera um desgaste precoce no botão e, o pior, você tem sérios riscos de mudar de M para R na volta (dado que está apertando o botão "shift" e pode errar na hora de mover a manopla), o que pode gerar danos severos em seu sistema de transmissão. Sobre apertar + ou - estando no D, já fiz váááárias vezes, ele simplesmente me ignora, não muda nada não. Você tem um AT? O seu muda de marcha qdo está no D ao apertar + ou -? Qual sua versão, 2014/2014, 2014/2015? O meu é 2013/2014. Citar
Mano Postado Dezembro 22, 2014 Postado Dezembro 22, 2014 Não aparece nada no painel, apenas o D. Não aparece D-5 nem nada do gênero. O problema de mudar de D para M (e principalmente de M para D, na verdade) é o fato de você ter que acionar o botão "shift". Isso gera um desgaste precoce no botão e, o pior, você tem sérios riscos de mudar de M para R na volta (dado que está apertando o botão "shift" e pode errar na hora de mover a manopla), o que pode gerar danos severos em seu sistema de transmissão. Sobre apertar + ou - estando no D, já fiz váááárias vezes, ele simplesmente me ignora, não muda nada não. Você tem um AT? O seu muda de marcha qdo está no D ao apertar + ou -? Qual sua versão, 2014/2014, 2014/2015? O meu é 2013/2014. Não, o meu é MT, mas como minha esposa tem um C3 AT que q funciona desta forma, mesmo estando no AT ele reduz ou aumenta se acionar o +/-, então achei q a GM tbem seria assim. Vc falou no botão Shift(seria a trava do cambio?) para trocar de D para M, existe essa necessidade, ele não troca de M para D ou D para M sem apertar esse botão, pois meu pai tem uma meriva easyrtonic( cambio automatizado e não automático, mas possui esse botão( Trava) para acionar a RÉ), e até num vectra AT que andei, esse botão só era necessário para tirar do P e para acionar a RÉ, nas outras N, 1,2,3,D vc movia a alavanca sem a necessidade de acionar este botão( trava). Abs. Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Dezembro 22, 2014 Postado Dezembro 22, 2014 Não, o meu é MT, mas como minha esposa tem um C3 AT que q funciona desta forma, mesmo estando no AT ele reduz ou aumenta se acionar o +/-, então achei q a GM tbem seria assim. Vc falou no botão Shift(seria a trava do cambio?) para trocar de D para M, existe essa necessidade, ele não troca de M para D ou D para M sem apertar esse botão, pois meu pai tem uma meriva easyrtonic( cambio automatizado e não automático, mas possui esse botão( Trava) para acionar a RÉ), e até num vectra AT que andei, esse botão só era necessário para tirar do P e para acionar a RÉ, nas outras N, 1,2,3,D vc movia a alavanca sem a necessidade de acionar este botão( trava). Abs. Ah tá, achei que vc tinha um AT. O botão "shift" é o botão que fica na manopla sim, pelo manual ele se chama "botão de liberação". No Onix, você precisa apertar o botão para sair do P para o R, do N para o R e para ir do D para o M (e vice-versa). Para ir do R para o N não precisa, nem do N para o D (e vice versa). De fato você pode mudar "quantas vezes quiser" do M para o D e vice-versa, mas não recomendo fazer isso com o veículo em movimento devido aos riscos que informei acima. O manual, no entanto, não menciona sobre mudança do D para o M. Citar
Mano Postado Dezembro 22, 2014 Postado Dezembro 22, 2014 Então para fazer a troca de M para D e D para M necessita acionar esse botão?? Abs Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Dezembro 23, 2014 Postado Dezembro 23, 2014 Então para fazer a troca de M para D e D para M necessita acionar esse botão?? Abs De D para M precisa acionar o botão. De M para D tenho 99% de certeza que precisa acionar o botão, mas vou confirmar hoje. De N para D e de D para N não precisa acionar o botão. Citar
Mano Postado Dezembro 23, 2014 Postado Dezembro 23, 2014 Caso precise, acho estranho essa configuração, pois neste caso corre o risco de entrar a Ré, se ocorra um esbarrão ou algo do tipo na hr de voltar de M para D. O correto e até pq não afeta nada seria a alavanca estar livre( sem a necessidade de acionar o botão) para as trocas de D para M e M para D. Abs. Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Dezembro 23, 2014 Postado Dezembro 23, 2014 Exatamente minha colocação sobre o risco de mudar do M para o D em movimento... tem risco (elevado) de acabar errando a mão e indo para o R, e portanto estragando sua transmissão. Citar
feLIpEnOVe Postado Dezembro 23, 2014 Postado Dezembro 23, 2014 Ah, galera! Eu passei tanta raiva com meu carro dando tranco e que nem esquentava... Já coloquei R em movimento (para frente)... "N" então, só vivo em N pois acho, sinceramente, que esse cambio GF6 e esse motor 1.4 não nasceram um para o outro. A dirigibilidade não é boa... O carro fica muito preso no limite final da rotação para troca e demora muito pra trocar de marchas (em baixas velocidades é o fim)... Eu não tenho paciência de andar nessa condição, coloco logo em N e deixo o carro solto... quando o transito flui passo para M e mudo eu mesmo as marchas... Sobre os botões +/- eu queria mesmo que desse para mudar de marcha em D. Essa deveria ser uma atualização bem vinda... Ah, eu desencanei... o dia que der problema, se der, eu mando consertar, mas dirigir um carro que segura as marchas fortes não dá... E viva o "N"! Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Dezembro 26, 2014 Postado Dezembro 26, 2014 Eu estou feliz com o meu GF6, mas realmente um motor 1.6 seria bem vindo para ele! O meu quase não dá tranco, mas eu ando bem maciozinho. Nas lombadas já aprendi o truque para não dar tranco na saída, que é a de passar na lombada à no máximo 18 km/h e acelerar antes de terminar a lombada. Ah, fiz o teste ontem, DÁ pra sair de M para D sem pressionar o botão sim! Então não tem tanto problema mudar do D para o M em movimento (e vice-versa). Minha reclamação com relação a esta transmissão é que ela realmente requer o uso do N com frequência, pq qdo vc para, dá pra sentir o motor querendo andar SEMPRE, e qdo vc muda para o N, a rotação reduz um pouco e melhora o consumo. Eu tb acho o sistema muito beberrão, tô fazendo 9,5 km/l (gasolina) na cidade, com AC sempre ligado. Citar
Mano Postado Dezembro 26, 2014 Postado Dezembro 26, 2014 Então agora já não corre tanto o risco de entrar a Ré, hehe.. Abs.. Citar
Visitante Postado Janeiro 6, 2015 Postado Janeiro 6, 2015 Eu estou feliz com o meu GF6, mas realmente um motor 1.6 seria bem vindo para ele! O meu quase não dá tranco, mas eu ando bem maciozinho. Nas lombadas já aprendi o truque para não dar tranco na saída, que é a de passar na lombada à no máximo 18 km/h e acelerar antes de terminar a lombada. Ah, fiz o teste ontem, DÁ pra sair de M para D sem pressionar o botão sim! Então não tem tanto problema mudar do D para o M em movimento (e vice-versa). Minha reclamação com relação a esta transmissão é que ela realmente requer o uso do N com frequência, pq qdo vc para, dá pra sentir o motor querendo andar SEMPRE, e qdo vc muda para o N, a rotação reduz um pouco e melhora o consumo. Eu tb acho o sistema muito beberrão, tô fazendo 9,5 km/l (gasolina) na cidade, com AC sempre ligado. Caramba ... Tenho a mesma reclamação que você amigo. a primeira é de colocar no M na subida pois ele demora muito para subir uma marcha ai da impressão que você está forçando o carro ou não sabe mudar de marcha. kkkkkk a segunda é o consumo ... Poxa no etanol está em 6,5km/l vou colocar gasolina esse mês e comparar qual compensa mais. Abraços Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Janeiro 6, 2015 Postado Janeiro 6, 2015 Caramba ... Tenho a mesma reclamação que você amigo. a primeira é de colocar no M na subida pois ele demora muito para subir uma marcha ai da impressão que você está forçando o carro ou não sabe mudar de marcha. kkkkkk a segunda é o consumo ... Poxa no etanol está em 6,5km/l vou colocar gasolina esse mês e comparar qual compensa mais. Abraços O meu no Etanol fazia por volta de 5,5 km/l, e isso pq eu acelero na "maciota". Acho que o problema no meu caso é o uso do AC 100% do tempo... Citar
JoseRoberto8 Postado Janeiro 6, 2015 Postado Janeiro 6, 2015 Eu estou feliz com o meu GF6, mas realmente um motor 1.6 seria bem vindo para ele! O meu quase não dá tranco, mas eu ando bem maciozinho. Nas lombadas já aprendi o truque para não dar tranco na saída, que é a de passar na lombada à no máximo 18 km/h e acelerar antes de terminar a lombada. Ah, fiz o teste ontem, DÁ pra sair de M para D sem pressionar o botão sim! Então não tem tanto problema mudar do D para o M em movimento (e vice-versa). Minha reclamação com relação a esta transmissão é que ela realmente requer o uso do N com frequência, pq qdo vc para, dá pra sentir o motor querendo andar SEMPRE, e qdo vc muda para o N, a rotação reduz um pouco e melhora o consumo. Eu tb acho o sistema muito beberrão, tô fazendo 9,5 km/l (gasolina) na cidade, com AC sempre ligado. Fico pasmo em ver certos avanços que a GM fez, combinado com um importante retrocesso, com relação a este 'novo' cambio automático. Se por um lado passou a ter 6 marchas, melhorando o aproveitamento do torque e o consumo, por outro retirou um importante item que era o 'Neutral Control', que automaticamente colocava (mesmo que simulando) o câmbio em "N" nas paradas rápidas. Tive um Vectra GTX que tinha esta facilidade do câmbio e achava muito bom não ter que passar para 'N' a cada parada. Regrediram. Citar
Visitante Postado Janeiro 6, 2015 Postado Janeiro 6, 2015 Fico pasmo em ver certos avanços que a GM fez, combinado com um importante retrocesso, com relação a este 'novo' cambio automático. Se por um lado passou a ter 6 marchas, melhorando o aproveitamento do torque e o consumo, por outro retirou um importante item que era o 'Neutral Control', que automaticamente colocava (mesmo que simulando) o câmbio em "N" nas paradas rápidas. Tive um Vectra GTX que tinha esta facilidade do câmbio e achava muito bom não ter que passar para 'N' a cada parada. Regrediram. Bom saber, nem sabia que existia essa função nos carros da GM. Sei que nos da HONDA e TOYOTA tem pois um amigo meu mostrou. O carro realmente quando para não fica querendo sair, simplesmente basta tirar o pé do freio que ele anda. Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Janeiro 7, 2015 Postado Janeiro 7, 2015 Fico pasmo em ver certos avanços que a GM fez, combinado com um importante retrocesso, com relação a este 'novo' cambio automático. Se por um lado passou a ter 6 marchas, melhorando o aproveitamento do torque e o consumo, por outro retirou um importante item que era o 'Neutral Control', que automaticamente colocava (mesmo que simulando) o câmbio em "N" nas paradas rápidas. Tive um Vectra GTX que tinha esta facilidade do câmbio e achava muito bom não ter que passar para 'N' a cada parada. Regrediram. O manual e os técnicos da CSS dizem que ele tem essa função de controle do 'N'. Meu pé e o consumo do meu carro diz que não tem não! :-P Citar
igornsaldanha Postado Março 3, 2015 Postado Março 3, 2015 Tenho 1.4 e ele mantem a marcha atual, normalmente mudo para o manual em ultrapassar carretas ou subir ladeira para evitar troca da marcha Citar
Srl1323 Postado Dezembro 25, 2017 Postado Dezembro 25, 2017 Gente, em meio a tantas dúvidas sobre M, D do carro automático, eu queria saber uma coisa... lendo aqui os posts dos colegas, vi que alguns falam de mudar de D Mais. A minha dúvida é: Como pode mudar da D pra M se pra trocar tem de pisar no freio? Se o carro está no D eu for mudar pro M ao pisar no freio o carro não vai parar? Citar
Mano Postado Dezembro 25, 2017 Postado Dezembro 25, 2017 6 horas atrás, Srl1323 disse: Gente, em meio a tantas dúvidas sobre M, D do carro automático, eu queria saber uma coisa... lendo aqui os posts dos colegas, vi que alguns falam de mudar de D Mais. A minha dúvida é: Como pode mudar da D pra M se pra trocar tem de pisar no freio? Se o carro está no D eu for mudar pro M ao pisar no freio o carro não vai parar? Não precisa pisar no freio para fazer essa troca..... D para M ou M para D no máximo vc deve acionar o gatilho no cambio, mas acho q nem isso precisa fazer, apenas deslocar a alavanca para a posição D ou M.... Pois a única alteração quando vc movimenta de D para M é informar a centrar q VC quer efetuar as trocas de marcha a qualquer momento ou permanecer em uma determinada marcha, e para isso não necessita parar o veiculo muito menos pisar no freio... Abs Citar
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