Posts Recomendados

Postado

700x466xchevrolet-onix-latin-ncap1-700x4

 

O Latin NCAP, que avalia a segurança dos automóveis comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou hoje (terça-feira, 19), os resultados da “Fase V”. O instituto testou quatro veículos, sendo três deles oferecidos no mercado brasileiro, mas nenhum conseguiu alcançar a nota máxima de cinco estrelas. Entre eles estão os compactos Fiat Palio, Chevrolet Onix e Peugeot 208.

O Palio alcançou três estrelas no quesito proteção para adultos e duas estrelas para passageiros infantis. Uma versão do modelo sem airbags também foi avaliada e registrou zero estrela, mas a variante já não é mais produzida pela Fiat. O Latin NCAP parabenizou a Fiat por oferecer o Palio com airbags de série em todas as versões, mas ressaltou a falta de sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis e cinto de segurança de três pontos para o quinto ocupante.

 

700x466xfiat-palio-airbags-latin-ncap1-7

 

No caso do Chevrolet Onix, foram três estrelas para adultos e duas para criança, o mesmo resultado obtido pelo rival italiano. A estrutura foi considerada estável pelo órgão, mas o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A exemplo do Palio, o Onix ficou devendo cinto de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX.

Por fim, o Peugeot 208 foi o que mais agradou. O hatch compacto da marca francesa conseguiu quatro estrelas na proteção de adultos e três estrelas na proteção de ocupantes infantis. A estrutura do automóvel teve desempenho correto, com qualificação estável, que de acordo com o Latin NCAP, “se reflete em uma geração de estruturas mais modernas”. A versão brasileira do 208, porém, foi criticada, já que não traz alguns equipamentos do modelo europeu, como airbags laterais, controle de estabilidade, sistema ISOFIX e desativação do airbag do passageiro.

 

700x466xpeugeot-208-latin-ncap-700x466.j

 

O quarto modelo avaliado foi o Chevrolet Spark, sem airbags, que conseguiu zero estrela na proteção do ocupante adulto e duas estrelas para crianças. As cabeças dos dummies do motorista e do acompanhante foram coloridas na cor vermelha, o que significa que a proteção oferecida foi fraca, resultando em uma alta probabilidade de que qualquer um deles possa vir a sofrer lesões com risco de vida.

 

 

Chevrolet Onix fabricado no Brasil
- 3 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
Apesar da estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de Isofix contribuiu para uma pontuação baixa.

 

Ficha técnica: http://download.uol.com.br/carros/onix_crash_test.pdf

 

Fonte: Notícias Automotivas


Postado (editado)

Fiquei surpreso, achei que o Onix não faria nem 2 estrelas nesse teste, mesmo assim conseguiu ser pior que o Palio.


O Sonic, feito sob a mesma plataforma, conseguiu 5 estrelas.

Feito na Europa, com 6 airbags e controle de estabilidade. Com certeza o nosso Sonic deve ser igual ou pior que o Onix.

Editado por miner0
Postado

Vocês já viram como são dado as estrelas? Não tem realmente a ver com segurança na batida, tem mais a ver com ter acessórios de segurança. Por exemplo, se não tiver o aviso de cinto não afivelado para todos os passageiros, vc deixa de ganhar 1 ponto. Se não tiver aviso de airbag ativo no passageiro, deixa de ganhar outro ponto... e aí vai. Para o das crianças. tem mais coisas ainda, como isofix, aviso de como instalar a cadeirinha etc etc. E a própria cadeirinha tb faz parte da avaliação, então... para um carro ganhar 5 estrelas, não só ele tem que evitar os danos nas pessoas (coisa que com 2 estrelas já tem que fazer), mas tem que ter um monte de avisos e air-bags adicionais. O controle de estabilidade não dá (nem tira) pontos. Já a falta de ABS deixa de dar pontos.

  • Like 1
Postado

Vocês já viram como são dado as estrelas? Não tem realmente a ver com segurança na batida, tem mais a ver com ter acessórios de segurança. Por exemplo, se não tiver o aviso de cinto não afivelado para todos os passageiros, vc deixa de ganhar 1 ponto. Se não tiver aviso de airbag ativo no passageiro, deixa de ganhar outro ponto... e aí vai. Para o das crianças. tem mais coisas ainda, como isofix, aviso de como instalar a cadeirinha etc etc. E a própria cadeirinha tb faz parte da avaliação, então... para um carro ganhar 5 estrelas, não só ele tem que evitar os danos nas pessoas (coisa que com 2 estrelas já tem que fazer), mas tem que ter um monte de avisos e air-bags adicionais. O controle de estabilidade não dá (nem tira) pontos. Já a falta de ABS deixa de dar pontos.

Então pra q acabar com um carro, sendo que a avaliação do estado das "pessoas" que ali estão "pós acidente" não será um fator crucial para a obtenção das estrelas? Estrelas estas que são os símbolos mais vistos, entendidos e AVALIADOS por leigos como a maioria das pessoas, e que acabam tendo esta "falsa" impressão (de o carro ser mais "resistente") só pq adquiriu mais estrelas.

 

Pois pra isso (medir a segurança que cada veículo tem, acessórios, conforto, etc.) já existem centenas de sites de comparativos de veículos da msm categoria, dizendo o que tem isso, aquilo... até msm com a opinião de usuários. Inclusive no site dos próprios fabricantes já vemos isto, como é o caso da Ford.

 

Realmente fiquei encabulado. rs

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.