Quero Meu Onix Possuído De Novo. 21Km/l


wearver

Posts Recomendados

Ontem estava indo pra um casamento e no meio do percurso de 45km de estrada acendeu a luz do combustível. Como estava com álcool, imaginei que daria tempo de ir no casamento e depois abastecer, antes da cerimônia. Quando sai da igreja, paramos em um local e a luz já estava piscando a um tempinho, chegando perto do posto, ao ver o nível pela ECU, 0% e na hora apagou os ponteiros, não sobrou nenhum. Abasteci, deu 52l de gasolina normal, fui para a cerimônia que era uns 4km do posto e depois sai do casamento direto pra casa, uns 45km. Nesse intervalo a bateria do celular acabou e nem consegui ver o nível do combustível. Precisei sair e novamente pegar 45km de estrada, até uns 70km o medidor da ECU mostrava 100%, já imaginando que o sensor do tantque estava com problema ou o mesmo travado, pois não teria como não descer nem 1%. Depois começou a cair, 99,6, 99,2 até mais ou menos 96% no final do percurso mais uns 5km de cidade. Não imaginando que era isso mesmo, fui no posto só completar e deu 4 litros e pouco, 95km rodados, totalizando 21km/l.

 

Não foi menos combustível que o normal porque o nível pela ECU estava em 100%. Tudo pelo automático da bomba.

 

O que será que aconteceu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Acredito que tenha a ver com o desarme da bomba, creio que na primeira enchida do tanque tenha enchido completamente, e já na segunda complementação o enchimento não tenha sido muito eficiente.

Antes que vc fale do marcador, nas duas ocasiões ter mostrado 100% cheio, não é de hoje que sempre digo q o marcador do onix é um baita mentiroso, inclusive canso de ler relatos q só comprovam ainda mais o que eu digo, e isso sem falar na quatidade de pessoas q já o trocaram.

Outra, pelo que eu entendi vc tava usando o OBDII pelo celular, para ver tbm o quão estava cheio, é isso? Acredito q os dados enviados pela ECU pro terminal OBDII sejam o mesmos enviados pro mostrador digital do painel, obtidos pelo medidor (mentiroso e problemático) q fica lá no tanque.

 

Abç.

 

Acho que ai voce acordou!

kkkkkk essa eu ri! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que tenha a ver com o desarme da bomba, creio que na primeira enchida do tanque tenha enchido completamente, e já na segunda complementação o enchimento não tenha sido muito eficiente.

Antes que vc fale do marcador, nas duas ocasiões ter mostrado 100% cheio, não é de hoje que sempre digo q o marcador do onix é um baita mentiroso, inclusive canso de ler relatos q só comprovam ainda mais o que eu digo, e isso sem falar na quatidade de pessoas q já o trocaram.

Outra, pelo que eu entendi vc tava usando o OBDII pelo celular, para ver tbm o quão estava cheio, é isso? Acredito q os dados enviados pela ECU pro terminal OBDII sejam o mesmos enviados pro mostrador digital do painel, obtidos pelo medidor (mentiroso e problemático) q fica lá no tanque.

 

Abç.

 

kkkkkk essa eu ri! rsrs

 

Sim, como é mentiroso esse marcador. Creio que seja todos os carros da GM. Se você parar o carro em desnível pra esquerda, o nível desce, se for para o outro lado, o nível sobe. Baseado nessa informação eu desconfio o que aconteceu. Quando fui abastecer, abasteci na primeira bomba e o carro ficou em desnível para o lado esquerdo, ja que era a descida para avenida aonde o posto se localiza. Assim, ao completar a bomba parou muito depois de chegar a 100%, quando completei, o carro estava quase nivelado, tanto que mesmo depois de abastecido, o nível mostrava 99,6%. Próxima vez irei abastecer no mesmo local pra verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, como é mentiroso esse marcador. Creio que seja todos os carros da GM. Se você parar o carro em desnível pra esquerda, o nível desce, se for para o outro lado, o nível sobe. Baseado nessa informação eu desconfio o que aconteceu. Quando fui abastecer, abasteci na primeira bomba e o carro ficou em desnível para o lado esquerdo, ja que era a descida para avenida aonde o posto se localiza. Assim, ao completar a bomba parou muito depois de chegar a 100%, quando completei, o carro estava quase nivelado, tanto que mesmo depois de abastecido, o nível mostrava 99,6%. Próxima vez irei abastecer no mesmo local pra verificar.

Então tai a explicação para o seu "onix possuído" rsrs: desnível do terreno.

 

PS.: quando falo de problema no medidor do onix (e olhe q falo de problema crônico), não me refiro nem ao fato do nivelamento do terreno, até pq acredito que todos os carros seguem o mesmo padrão de medição (por meio de uma boia), a questão é q no onix, além desse desnível ser sentido e mostrado tão rapidamente no marcador, ele ainda imprecisa a informação, fazendo com que aquelas barrinhas não sejam respectivas ao mesmo consumo em cada uma delas, por exemplo, às vezes adamos uns 60km sem parar e não baixa uma barra, já outras vezes, andamos 10, 15km e já baixam 2 nesse tempo. Dá pra entender? E olhe q isso é notado por todos aqui. E tudo isso, sem contar na quantidade de gnt q já trocou o medidor do tanque por problema mais sério (inclusive eu).

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tai a explicação para o seu "onix possuído" rsrs: desnível do terreno.

 

PS.: quando falo de problema no medidor do onix (e olhe q falo de problema crônico), não me refiro nem ao fato do nivelamento do terreno, até pq acredito que todos os carros seguem o mesmo padrão de medição (por meio de uma boia), a questão é q no onix, além desse desnível ser sentido e mostrado tão rapidamente no marcador, ele ainda imprecisa a informação, fazendo com que aquelas barrinhas não sejam respectivas ao mesmo consumo em cada uma delas, por exemplo, às vezes adamos uns 60km sem parar e não baixa uma barra, já outras vezes, andamos 10, 15km e já baixam 2 nesse tempo. Dá pra entender? E olhe q isso é notado por todos aqui. E tudo isso, sem contar na quantidade de gnt q já trocou o medidor do tanque por problema mais sério (inclusive eu).

 

Abç.

 

Tinha o mesmo problema no meu antigo celta. Apesar do ponteiro descer mais demorado, quando você abastecia apenas uma porcentagem, dependendo da quantidade, o ponteiro não ia para o nível certo, demorava um pouco. O meu amigo tem um palio e ele colocou 10 reais, e assim que deu a partida, ja mostrou a quantidade que ele colocou. Andei um tempo atrás com um palio, e ele não sofria esse problema de desnível, não sei como é feito, mas não sofria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca encha "até a boca", pare sempre no primeiro clique da bomba, ou corre o risco de danificar o "canister" do tanque de gasolina. Você pode ir até 3 cliques, mas esta NÃO é a recomendação da GM.

O pior que a GM recomenda sim, colega Dric! Inclusive tem esta informação no meu manual e acredito que no seu tbm.

Vc tbm pode consultar no manual online, disponível aqui no clube, veja (pág. 9, no finalzinho):

http://www.chevrolet.com.br/content/dam/Chevrolet/lat-am/Brazil/nscwebsite/pt/Home/Owners/Vehicle%20Manuals/2013/02_pdf/Manual_Onix_2013.pdf

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela não recomenda não, ela diz "Para evitar danificar o canister, que coleta os gases oriundos do tanque de combustível e, consequentemente, reduz a contaminação do ambiente, reabasteça o tanque de combustível lentamente e, após a terceira desconexão automática do bocal de abastecimento da bomba, interrompa o reabastecimento."

 

Isso quer dizer que você PODE ir até a terceira desconexão, porém não pode ir ALÉM desta. Isso não quer dizer que, em todo abastecimento, você DEVA ir até a terceira desconexão. Ele só deixa claro que você NÃO PODE IR ALÉM da terceira! :) Mas sim, o texto está confuso e ruim, eu concordo! kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela não recomenda não, ela diz "Para evitar danificar o canister, que coleta os gases oriundos do tanque de combustível e, consequentemente, reduz a contaminação do ambiente, reabasteça o tanque de combustível lentamente e, após a terceira desconexão automática do bocal de abastecimento da bomba, interrompa o reabastecimento."

 

Isso quer dizer que você PODE ir até a terceira desconexão, porém não pode ir ALÉM desta. Isso não quer dizer que, em todo abastecimento, você DEVA ir até a terceira desconexão. Ele só deixa claro que você NÃO PODE IR ALÉM da terceira! :) Mas sim, o texto está confuso e ruim, eu concordo! kkkkkk

Justamente, mas não falei em "ir além". Só fiz o PS referente às 3 desconexões da bomba que são SIM mencionadas pela GM.

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, depois de andar 115km, o medidor pela ECU marcava 80 a 85%, achei muito pouco, então fui até o posto e abasteci. Deu 11,7L em 122km rodados. 10,4km/l em 80% de estrada achei um consumo absurdamente alto, para gasolina. Fiquei aborrecido, imaginando que tinha algo realmente errado. Voltando pra casa, uns 50km da onde estava, fiquei monitorando o nível do combustível pela ECU e não saiu de 100%, na ultima vez assim que sai do posto ficou 99.6%. Diante dessas informações, realmente aconteceu o que o nosso colega acima falou, a bomba disparou antes e não abasteceu tudo, tanto que quando cheguei em casa da ultima vez, o medidor mostrava 97%, agora mede 100% e sem variação, antes variava com as curvas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.