Cera Ou Selante


Douglas Martins

Posts Recomendados

Amigos,

 

Preciso da ajuda dos mais experientes, comprei recentemente um Onix LTZ Preto e como todos sabem, cuidar desta cor dá um trabalhão. Confesso que com meu carro antigo que era Prata não me importava muito com a limpeza, muito porque a sujeira não era muito perceptível. No entanto, no preto, basta uma noite na garagem para no dia seguinte ser possivel ver aquela camada fina de pó.

 

Então gostaria de aplicar uma Cera ou Selante no meu carro, buscando na net, encontrei três produtos que são bastante indicados, então gostaria de pedir a ajuda de vocês, qual devo aplicar no meu carro???

 

Segue os tipos dos produtos que estou em dúvida:

 

Cera Collinite 915: https://www.youtube.com/watch?v=g_PlWWBu5fg

 

Cera Pérola Mega Wax: https://www.youtube.com/watch?v=eUKL-hWtOeU

 

Selante RejeX: https://www.youtube.com/watch?v=GfMfcbyKV0I

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Prezado, tenho um Onix preto também, e realmente dá muito trabalho manter ele como novo. Sinceramente, não recomendo nenhuma das alternativas que você falou. O ideal é você realizar a limpeza semanal com água e sabão (sabão neutro), usando luva de pelo de carneiro ou no mínimo luva de microfibra, secar à sombra com "pano mágico" ou com flanela de microfibra, e depois encerar com um produto de qualidade - cera 3M é razoável, mas as melhores são da Meguiar's. Você NÃO precisa encerar toda semana, mas recomendo pelo menos uma vez ao mês, e usar uma cera líquida ou "detailer" semanalmente para manter a qualidade da cera. Veja que ENCERAR também tem todo um preparo prévio, e requer papel para encerar da 3M e muitas toalhas de microfibra para tirar o resíduo - e recomendo sempre pelo menos 2 mãos de cera!

 

Outra opção é você levar seu carro para um profissional realizar a cristalização, de consiste de um leve polimento para deixar o verniz preparado e o uso de ceras e vernizes especiais (semelhante ao selante que você informou) para proteger o carro, e manter a rotina de encerar mensalmente e proteger com cera líquida SEM ABRASIVOS semanalmente.

 

Claro que isso dá muuuuito trabalho... mas se você quiser manter COMO NOVO precisa fazer isso. Se for só pra manter limpo e bom por mais tempo, basta lavar direito e aplicar cera líquida após lavar e encerar a cada 2 meses...

 

Recomendo você ler as dicas do site da Meguiar's: http://www.meguiars.com/ lá tem muita coisa boa (mas é em inglês).

Editado por Dric_Dolphin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado, tenho um Onix preto também, e realmente dá muito trabalho manter ele como novo. Sinceramente, não recomendo nenhuma das alternativas que você falou. O ideal é você realizar a limpeza semanal com água e sabão (sabão neutro), usando luva de pelo de carneiro ou no mínimo luva de microfibra, secar à sombra com "pano mágico" ou com flanela de microfibra, e depois encerar com um produto de qualidade - cera 3M é razoável, mas as melhores são da Meguiar's. Você NÃO precisa encerar toda semana, mas recomendo pelo menos uma vez ao mês, e usar uma cera líquida ou "detailer" semanalmente para manter a qualidade da cera. Veja que ENCERAR também tem todo um preparo prévio, e requer papel para encerar da 3M e muitas toalhas de microfibra para tirar o resíduo - e recomendo sempre pelo menos 2 mãos de cera!

 

Outra opção é você levar seu carro para um profissional realizar a cristalização, de consiste de um leve polimento para deixar o verniz preparado e o uso de ceras e vernizes especiais (semelhante ao selante que você informou) para proteger o carro, e manter a rotina de encerar mensalmente e proteger com cera líquida SEM ABRASIVOS semanalmente.

 

Claro que isso dá muuuuito trabalho... mas se você quiser manter COMO NOVO precisa fazer isso. Se for só pra manter limpo e bom por mais tempo, basta lavar direito e aplicar cera líquida após lavar e encerar a cada 2 meses...

 

Recomendo você ler as dicas do site da Meguiar's: http://www.meguiars.com/ lá tem muita coisa boa (mas é em inglês).

Dric, quanto esta questão de lavar isso já venho fazendo, mas como moro em prédio tenho que lavar em lava-car, porém quero mesmo é aplicar um produto para aumentar a proteção da pintura e também melhorar a estética. Até onde consegui ir em pesquisas a cera Collinite 915 é umas das top's, pois não possui material abrasivo na sua composição e apresenta um acabamento muito bom, principalmente para cores escuras.

 

O selante descobri ontem, aparentemente promete o mesmo que a cera, e o melhor, tem um custo bem inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa semana um amigo vai estar voltando dos EUA, pedi para ele comprar a Collinite lá, se ele conseguir trazer legal, senão irei em uma das opções que vocês postaram.

 

Abraço

 

Legal, depois informa o resultado. Pede pra ele procurar tb a Meguiar's Ultimate Wax, que é muito boa - se for mais barata do que a Collinite 915, recomendo trazer pq é mais fácil de aplicar (e é a melhor do mercado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei a ultimate da meguiars e a soft99 como o amigo aí em cima citou

A segunda eh bem mais barata e muito boa

Porém o acabamento da ultimate ficou perfeito... Depois de um ano o carro ficou como se tivesse saido aquele dia da css hahaha

Mas vá pela cera amigo mais facil de aplicar

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Parece ser muito boa! Só uma dica - lembre-se sempre de aplicar a camada MAIS FINA possível (nada de crostas, o ideal é quase não ver a cera) e aplicar 2 camadas de cera (aplica uma vez, retira, aplica de novo). Também é importante esperar secar, fazendo o teste ("smudge test") com o seu dedo - se a cera ficar borrada, quer dizer que ainda não secou. Seu carro vai ficar lindão! :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser muito boa! Só uma dica - lembre-se sempre de aplicar a camada MAIS FINA possível (nada de crostas, o ideal é quase não ver a cera) e aplicar 2 camadas de cera (aplica uma vez, retira, aplica de novo). Também é importante esperar secar, fazendo o teste ("smudge test") com o seu dedo - se a cera ficar borrada, quer dizer que ainda não secou. Seu carro vai ficar lindão! :)

 

Obrigado pelas dicas Dric_Dolphin !!!! Depois vou tirar uma foto da lata aberta, a cera é bem diferente... até o cheiro é bom! hahahahhaha!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas Dric_Dolphin !!!! Depois vou tirar uma foto da lata aberta, a cera é bem diferente... até o cheiro é bom! hahahahhaha!!!

 

 

As ceras da Meguiar's tb são ótimas, o cheiro delas é demais, muito bom, diferente do cheiro "artificial" de outras marcas. Depois conta tb se é fácil de remover o produto depois de seco! Algumas ceras são "punk" para remover.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei uma cera comum esses dias acho que da Pro Auto, porém não tinha lido esse tópico e nem o outro que ensina como encerar o carro. Assim que puder irei comprar uma dessas ceras tops e também panos de micro fibra, a luva eu já tenho. Quando comprar e usar eu posto aqui como ficou o resultado.

Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.