Software Do Carro Não Reconhe O Ar Condicionado


Posts Recomendados

Pessoal,

Meu ônix com 4 mil km rodados está apresentando problemas ao ligar o ar, na cidade tudo é lindo, e funciona bem... Mas ao viajar, na média de 100, 120km/h, o ar simplesmente se desliga e com muito tempo é que liga novamente. Até aí tudo bem, mas esta semana começou a desligar em 2ª e 3ª marcha ao ligar o ar com o ar em movimento. E a saída em 1ª e em ré perde drasticamente a força, com queda significativa nas rotações ao ligar o ar, e o carro chega a "morrer" em ponto morto com o ar ligado.

Pois bem, levei na css mais perto e logo o carro foi submetido a análise. Os mecanicos da oficina alegaram  que o software do carro não estava reconhecendo  o ar e por isso o problema, pois o mesmo era desligado por esse motivo. 

 

Alguém aí sofreu com o mesmo problema e obteve solução?

Editado por Marcela
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Também não sei oque pode ser, mas esse negócio de software tem uma pontinha de verdade.

 

Quem comanda tudo é o módulo do carro, sempre q o AC é ligado, o módulo informa para a injeção que ela deve injetar mais comb. para compensar o esforço gerado pelo compressor. Oque pode estar ocorrendo é que o módulo não entende que o AC esta sendo ligado, consequentemente não injetando mais comb. 

 

Volto a dizer, não sei se este é o caso, mas pode ser exatamente isso que esta acontecendo, mas se tratando de Onix, tudo pode acontecer, hehehe..

 

Não deixe de postar se foi solucionado e como...

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, vindo do onix, nada é estranho...

sobre a pergunta da moça, nunca vi nada parecido por aqui, apenas pior. rsrs

Espero que consiguam resolver o problema de seu carro.

Não esqueça de postar aqui como foi solucionado, pra ficar completo seu tópico e poder ajudar mais quem passar por situação semelhante.

 

Fort abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desembaçador TRASEIRO, certo? Você ligou e o vidro ficou MAIS embaçado? Quanto tempo ficou ligado? Veja que assim que liga, demora um tempo para os filamentos esquentarem. Pode ser este o seu problema.

 

Se for o desembaçador DIANTEIRO, se o problema for carro mais frio por dentro do que por fora, o desembaçador não resolve. Se for o contrário (chuva), primeiro piora pra depois ficar limpo. Isso é pq o Onix liga o ar condicionado para ajudar a desembaçar. Pra evitar isso, mova o botão de temperatura para a faixa vermelha - deve resolver seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não sei oque pode ser, mas esse negócio de software tem uma pontinha de verdade.

 

Quem comanda tudo é o módulo do carro, sempre q o AC é ligado, o módulo informa para a injeção que ela deve injetar mais comb. para compensar o esforço gerado pelo compressor. Oque pode estar ocorrendo é que o módulo não entende que o AC esta sendo ligado, consequentemente não injetando mais comb. 

 

Volto a dizer, não sei se este é o caso, mas pode ser exatamente isso que esta acontecendo, mas se tratando de Onix, tudo pode acontecer, hehehe..

 

Não deixe de postar se foi solucionado e como...

 

Abs.

Possa ser que você tenha razão. Não conheço 1.0, mas no meu 1.4, seja ar ligado ou desligado, a rotação do motor se mantém sempre em 750-800 rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possa ser que você tenha razão. Não conheço 1.0, mas no meu 1.4, seja ar ligado ou desligado, a rotação do motor se mantém sempre em 750-800 rpm.

No meu 1.0 tbm não noto alteração, se mantém sempre um pouco abaixo do 1 (menos de mil rotações por minuto).

Diferente de uma L200 de um ex-patrão meu, que eu dirigia sempre, e logo ao ligar o ar no mínimo, ela já subia o RPM significativamente, acredito eu, q algo em torno de 100 a 200 rotações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O módulo ECM tem ação sobre o funcionamento do AC, por isso, uma reprogramação pode ter resolvido o seu problema.

 

Lembrando que a ECM pode desligar o AC em situações que exigem mais torque do motor, mas isto não deve funcionar o funcionamento em geral do AC.

 

Quanto ao desembaçador traseiro confesso que não entendi muito bem a reclamação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Mas ao viajar, na média de 100, 120km/h, o ar simplesmente se desliga e com muito tempo é que liga novamente. Até aí tudo bem,"

 

Tudo bem???  Êpa!!! No Onix vem ocorrendo cada situação que a gente começa a acha coisas muito estranhas como normais. Isso não é bom.

Realmente, colega, o q tbm ocorre com frequencia, infelizmente, é o q cada dia se torna mais "normal", vermos aquele mesmo defeito do nosso Onix está reincidido no onix dos colegas, daí entra na rotina e se torna algo do cotidiano de qm tem o carro. Lamentável, mas temos q engolir muitas coisas do onix e rir pra não chorar. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu quando estou andando o ar condicionado fica ocilando o esfriamento,como se ficasse ligando e desligando. Alguém mais tem esse problema ?

O ar não desliga apenas sinto a diferencia de temperatura.

 

 

Lembrando que a ECM pode desligar o AC em situações que exigem mais torque do motor, mas isto não deve funcionar o funcionamento em geral do AC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei cerca de 15 minutos com o desenbaçador ligado e não obtive solução. Ele não apresentou mais o problema. E quanto a se desligar quando estou dirigindo na média de 120km/h o mecânico da ccs informou que era um problema no termostato e o mesmo será substituído. 

 

Qual desembaçador, traseiro ou dianteiro? Se for o dianteiro, pode ser que simplesmente não esteja operando - nesse caso, recomendo ver o problema com a CSS e, como paliativo, mudar a posição do regulador de temperatura para a faixa vermelha (quente). Se for o traseiro, então ele está com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom tarde pessoal, tenho um onix 2013 e comprei ele sem ar condicionado, essa semana instalei o ar nele, porem em uma mecanica especializada em ar porque em nenhuma css ainda é possivel instalar o ar como opcional.

O ar esta funcionando legal, gelando e etc, porem ele não esta passando pela central do onix porq precisa reprogramar a central pra reconhecer o ar. Levei ele em uma css e pedi pra fazer essa reprogramação e o mecanico que me atendeu disse que não é possivel fazer. Para tirar a duvida fui em outra css, ai a conversa foi um pouco diferente, o mecanico não me garantiu que de certo, mas falou que seria possivel na hora de atualizar dizer que o carro tem ar condicionado e então o programa iria atualizar a central com ar.

Alguem tem alguma ideia se é realmente possivel fazer com que a central reconheça o ar, e se existe uma atualização pra isso?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tarde pessoal, tenho um onix 2013 e comprei ele sem ar condicionado, essa semana instalei o ar nele, porem em uma mecanica especializada em ar porque em nenhuma css ainda é possivel instalar o ar como opcional.

O ar esta funcionando legal, gelando e etc, porem ele não esta passando pela central do onix porq precisa reprogramar a central pra reconhecer o ar. Levei ele em uma css e pedi pra fazer essa reprogramação e o mecanico que me atendeu disse que não é possivel fazer. Para tirar a duvida fui em outra css, ai a conversa foi um pouco diferente, o mecanico não me garantiu que de certo, mas falou que seria possivel na hora de atualizar dizer que o carro tem ar condicionado e então o programa iria atualizar a central com ar.

Alguem tem alguma ideia se é realmente possivel fazer com que a central reconheça o ar, e se existe uma atualização pra isso?

Grato.

Sim é possivel alterar a configuração do ECM ( modulo ) para indicar que tem o Ar. Com este, quando você ligar o ar, o ECM vai saber, e aumentar um pouco a rotação do motor para compensar a necessidade do motor do ar condicionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.