Gasolina V-Power - Shell


bauc

Posts Recomendados

Pessoal, bom dia,

 

Tenho o Onix como o meu 3º carro zero quilômetro. Antes dele tive um Gol GIII (2004) e um Classic (2009). Sempre abasteci esses veículos com gasolina aditivada, pois conheço os benefícios deste combustível. Nunca tive problemas relacionados a motor, pois sempre mantive a manutenção preventiva atualizada. 

Com o Gol, tinha uma simpatia pela Techron da Texaco. Até porque na cidade onde morava, era a gasolina aditivada mais próxima do meu trabalho e também tinha um bom preço. O carrinho foi vendido com 58 mil km sem nunca dar uma bronca sequer no motor.

Já com o Classic a minha gasolina preferida foi a Supra da BR. Mais uma vez passei o carro com 58 mil km e o motor trabalhou sossegado durante todo tempo que passou comigo.

 

Como uma das minhas grandes queixas com o Classic sempre foi o consumo, algumas vezes fiz testes com outros combustíveis e dentre eles abasteci com V-Power. Sempre ouvi falar muito bem da gasolina da Shell e enchi o tanque. Bom, não sei se foi algo psicológico ou verdadeiro mesmo, mas senti o carro mais disposto e o consumo teve uma ligeira melhora, coisa de aumentar a autonomia em 20km. 

 

Gostaria de saber dos usuários do Forum sobre suas experiências com este combustível da Shell.

 

Aproveito para deixar o endereço da Shell onde a empresa faz o lobby do seu produto: http://www.shell.com/bra/products-services/postos-shell/fuels-combustiveis/v-power-2011-tpkg/about.html

Achei muito interessante, mas sempre desconfio desses "super-produtos" desenvolvidos especialmente para o mercado brasileiro. 

 

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • 3 semanas depois...

Tem por volta de 3 a 4 anos que uso essa gasolina da Shell, passei a usa-la pela facilidade do posto que é caminho de onde trabalho e o posto fica dentro de um supermercado, fácil para fazer compras e segurança.

O meu antigo carro (um corsa vhc) fazia média de 12,5 com esta gasolina, já consegui fazer até 13,2. Era o melhor combustível que já utilizei, sempre enchia o tanque, as médias sempre as mesmas, então imagino q nunca peguei gasolina batizada.

No meu Onix eu não sei a média, estou no 3 tanque, (abasteci hoje com aditivada) os outros 2 tanques foram com álcool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se aumenta o desempenho eu não sei, acho muito improvável e deve ser mais fator psicológico, pois a gasolina V Power da Shell (Brasileira) tem a mesma octanagem das outras gasolinas comuns, e mesmo que a octanagem fosse superior, não exisitira diferença na prática, já que a taxa de compressão do motor continuaria a mesma e a injeção não estaria preparada para mapear as curvas de injeção e ignição para a "nova" gasolina. Me lembro que quando foram lançados há uns bons anos o Honda Civic Si e o antigo Golf GTi, estes eram os únicos que se beneficiavam com a gasolina podium, esta sim com maior octanagem. Recomendo a leitura dessa pequena matéria sobre o assunto:

 

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2010/07/foto-auto123.html

 

Eu utilizo somente combustível V power da Shell, principalmente o etanol, no qual a aditivação objetiva uma maior lubricidade do combustível deixando o motor menos áspero quando abastecido com o álcool e, certamente, aumentando sua vida útil, já que reduz consideravelmente o atrito interno. Nas raras vezes em que abasteço com gasosa, eu uso a V Power pela limpeza do motor e pela probabilidade de melhor procedência. Mas fiquem atentos, já tive caso de abastecer em posto da Shell (do qual passo longe hoje) com Gas. V Power e logo após a luz de injeção acender. O fato ocorreu com mais dois professores no mesmo posto.

Editado por BRUNOSS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se aumenta o desempenho eu não sei, acho muito improvável e deve ser mais fator psicológico, pois a gasolina V Power da Shell (Brasileira) tem a mesma octanagem das outras gasolinas comuns, e mesmo que a octanagem fosse superior, não exisitira diferença na prática, já que a taxa de compressão do motor continuaria a mesma e a injeção não estaria preparada para mapear as curvas de injeção e ignição para a "nova" gasolina. Me lembro que quando foram lançados há uns bons anos o Honda Civic Si e o antigo Golf GTi, estes eram os únicos que se beneficiavam com a gasolina podium, esta sim com maior octanagem. Recomendo a leitura dessa pequena matéria sobre o assunto:

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2010/07/foto-auto123.html

Eu utilizo somente combustível V power da Shell, principalmente o etanol, no qual a aditivação objetiva uma maior lubricidade do combustível deixando o motor menos áspero quando abastecido com o álcool e, certamente, aumentando sua vida útil, já que reduz consideravelmente o atrito interno. Nas raras vezes em que abasteço com gasosa, eu uso a V Power pela limpeza do motor e pela probabilidade de melhor procedência. Mas fiquem atentos, já tive caso de abastecer em posto da Shell (do qual passo longe hoje) com Gas. V Power e logo após a luz de injeção acender. O fato ocorreu com mais dois professores no mesmo posto.

A única gasolina com octagem maior que eu conheço eh a podium da Petrobras, mas mesmo assim se quer mais potencia, coloca álcool ! A diferença é perceptível no pedal,

a luz da injeção acende quando o combustível é de má qualidade ? Não sabia dessa informação, mas então o posto que eu abasteco que magicamente tem o preço de 30 centavos mais barato que o outro posto logo a frente, não adultera a gasolina e nem o álcool ? Oo eu abasteco lá porque é bem mais barato, mas já consciente de que devem mexer em alguma coisa para justificar o preco kkkkk mas nunca acendeu luz nenhuma, menos mal kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única gasolina com octagem maior que eu conheço eh a podium da Petrobras, mas mesmo assim se quer mais potencia, coloca álcool ! A diferença é perceptível no pedal,

a luz da injeção acende quando o combustível é de má qualidade ? Não sabia dessa informação, mas então o posto que eu abasteco que magicamente tem o preço de 30 centavos mais barato que o outro posto logo a frente, não adultera a gasolina e nem o álcool ? Oo eu abasteco lá porque é bem mais barato, mas já consciente de que devem mexer em alguma coisa para justificar o preco kkkkk mas nunca acendeu luz nenhuma, menos mal kkk

Na realidade, companheiro colombo, não seria tão direto assim: "gasolina de má qualidade faz acender a luz da injeção". É o seguinte...

O que acontece é q a queima de gasolina de má qualidade (adulterada), gera um aumento muito notável e perceptível no sensor de emissão de poluentes, ou algo do gênero (não sei exatamente o nome da parte do sistema onde fica o sensor q capta isso), por parte da grande quantidade de combustível q não é queimado, daí a luz de anomalia, q muitos a chamam de "luz da injeção", mas q como o próprio nome ja diz, indica q tem algo errado ali, aí só "enfiando" mesmo o computador pra saber. hehehe

E segundo o chef da css q eu frequentava, isso é o motivo mais comum e reincidente q faz acender a luz nos carros dos clientes que levam pra la. (sei q é papo de mecanico de css, o qual ATUALMENTE não dou mais nenhuma credibilidade, mas sei q é fato acontecer)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, companheiro colombo, não seria tão direto assim: "gasolina de má qualidade faz acender a luz da injeção". É o seguinte...

O que acontece é q a queima de gasolina de má qualidade (adulterada), gera um aumento muito notável e perceptível no sensor de emissão de poluentes, ou algo do gênero (não sei exatamente o nome da parte do sistema onde fica o sensor q capta isso), por parte da grande quantidade de combustível q não é queimado, daí a luz de anomalia, q muitos a chamam de "luz da injeção", mas q como o próprio nome ja diz, indica q tem algo errado ali, aí só "enfiando" mesmo o computador pra saber. hehehe

E segundo o chef da css q eu frequentava, isso é o motivo mais comum e reincidente q faz acender a luz nos carros dos clientes que levam pra la. (sei q é papo de mecanico de css, o qual ATUALMENTE não dou mais nenhuma credibilidade, mas sei q é fato acontecer)

Obrigado pelas informações amigo ! O sensor ao qual você se referiu é a sonda lambida ? Que mede a mistura ar combustível do sistema de escape ? A queima de gasolina adulterada em um carro flex sera apenas + álcool do que o normal e talvez mais enxofre também, mas não sabia que acendia a luz com uma gasolina de baixa qualidade ! Bom saber =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente como o colega Thersyw disse. Na verdade a sonda lambda "lê" a quantidade de oxigênio no escapamento. Se você tem uma mistura rica, resultará em maior quantidade de monóxido de carbono no escapamento e ausência de oxigênio, se ocorre a combustão de uma mistura pobre existe uma maior concentração de oxigênio no escapamento. A sonda faz a leitura dessa concentração de oxigênio e envia um sinal à unidade de injeção em forma de tensão elétrica, a qual interpreta este sinal e, por meio da leitura dos outros sensores, corrige a relação ar X combustível dos próximos ciclos de combustão. Em acelerações com plena carga, na maioria dos sistemas mais comuns de injeção, o sistema passa a trabalhar em malha aberta, ou seja, deixa de ler o sinal da sonda lambda. Portanto, se a gasolina estiver batizada, existe uma grande chance da luz de anomalia da injeção acender, mas isso não ocorrerá necessariamente, portanto não utilize como parâmetro para qualidade do combustível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações amigo ! O sensor ao qual você se referiu é a sonda lambida ? Que mede a mistura ar combustível do sistema de escape ? A queima de gasolina adulterada em um carro flex sera apenas + álcool do que o normal e talvez mais enxofre também, mas não sabia que acendia a luz com uma gasolina de baixa qualidade ! Bom saber =D

 

 

Exatamente como o colega Thersyw disse. Na verdade a sonda lambda "lê" a quantidade de oxigênio no escapamento. Se você tem uma mistura rica, resultará em maior quantidade de monóxido de carbono no escapamento e ausência de oxigênio, se ocorre a combustão de uma mistura pobre existe uma maior concentração de oxigênio no escapamento. A sonda faz a leitura dessa concentração de oxigênio e envia um sinal à unidade de injeção em forma de tensão elétrica, a qual interpreta este sinal e, por meio da leitura dos outros sensores, corrige a relação ar X combustível dos próximos ciclos de combustão. Em acelerações com plena carga, na maioria dos sistemas mais comuns de injeção, o sistema passa a trabalhar em malha aberta, ou seja, deixa de ler o sinal da sonda lambda. Portanto, se a gasolina estiver batizada, existe uma grande chance da luz de anomalia da injeção acender, mas isso não ocorrerá necessariamente, portanto não utilize como parâmetro para qualidade do combustível.

Justamente! como vc falou e como o colega Bruno confirmou, é a sonda lambda (ou sensor de oxigênio) q capta esta informação. só não tinha certeza q era ela, por o sistema se tratar de um conjunto vasto. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de informação galera, vocês notaram que no escapamento sai muito vento? E que esse vento não é quente se comparado com o estado de funcionamento do motor? Sempre quando chego da rua do sol de meio dia e depois de ter andado muito, vou olhar o vento do escape e está morno pra quente.

No Palio Sporting do meu tio fui fazer esse mesmo teste e mal sai vento. O que sai é um bafo quente dos infernos, sério mesmo. Não consigo ficar com a mão mais do que 30 segundos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de informação galera, vocês notaram que no escapamento sai muito vento? E que esse vento não é quente se comparado com o estado de funcionamento do motor? Sempre quando chego da rua do sol de meio dia e depois de ter andado muito, vou olhar o vento do escape e está morno pra quente.

No Palio Sporting do meu tio fui fazer esse mesmo teste e mal sai vento. O que sai é um bafo quente dos infernos, sério mesmo. Não consigo ficar com a mão mais do que 30 segundos.

Abraços

Posso ta falando besteira, colega Vilanova, mas no meu ponto visto acho q isso é a variação de marca pra marca ou mesmo de motor pra motor, creio que apesar do "grosso" seguir um padrão de fabricação (tipo: tds tem velas, pistões, valvulas, camara de combustão, e por aí vai...), mas, sempre um tem uma(s) peculiaridade(s) a mais que o outro, que pod trazer algum resultado final diferente dos demais, por exemplo: carros chevrolet são bastante conhecidos por arranhar a marcha à ré (pelo menos a maioria dos populares), os fiat por serem econômicos (ou pelo menos os modelos mais populares, tipo palio fire, fiat mille, etc.). Vejo dessa forma.

 

A menos, realmente q alguem venha aki e fale q isso indique algum malefício, ou, benefício no onix.

 

Fort abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso dessa mesma forma também. Cada marca e carro tem sua peculiaridade.

Só citei esse ponto para compararmos em relação aos carros que temos. Queria saber se todo 1.4 é assim ou é exclusivo da minha unidade e se tem haver o tipo da gasolina no tanque.

Abraços

Blza! Troca de informações, testes ou experiências nunca são demais! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso dessa mesma forma também. Cada marca e carro tem sua peculiaridade.

Só citei esse ponto para compararmos em relação aos carros que temos. Queria saber se todo 1.4 é assim ou é exclusivo da minha unidade e se tem haver o tipo da gasolina no tanque.

Abraços

Meu onix 1.0 sai tanto ar quanto meu antigo corsa também 1.0, e o ar não sai fervendo e nem frio, sai morno, tanto no corsa ( somente gasolina ) como no onix ( ando só com álcool ), nunca reparei isso de outros carros, mas fica ai o comparativo =D acho que isso nem quer dizer nada kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, os gases de exaustão (não sai "ar" do escapamento, saem gases de exaustão...) dependem de diversos fatores, entre eles o volume dos pistões e a rotação do motor. A temperatura dos gases também dependem de diversos fatores, mas cabe salientar que, quanto mais quente saem, pior é o desempenho do motor. Lembrem-se que o motor é uma máquina térmica e portanto usa a energia da combustão (calor) para gerar movimento. Se os gases de exaustão estão saindo muito quentes quer dizer que estão levando energia com eles, que não foi utilizada para gerar movimento!

 

No meu Onix 1.4 não reparei nada demais, é basicamente a mesma coisa que saia do meu Peugeot 206 1.4. Só acho o escape dele mais barulhento que do Peugeot!

 

Agora, voltando ao tópico... eu sempre usei no Peugeot gasolina aditivada (no Onix uso Etanol pois prefiro ele - o óleo suja menos e é menos poluente do que gasolina). Usava normalmente da BR, mas já usei a Shell e não vi diferença nenhuma. Cabe enfatizar que, conforme já foi falado, todas as gasolinas "não-premium", sejam aditivadas ou não, tem a mesma especificação (octanagem)! Os aditivos são apenas para garantir uma melhor estabilidade (nem tanto assim...) e poder de limpeza do combustível.

 

Já a PODIUM, que é uma gasolina premium, eu nunca usei... além de ser absurdamente caro, ele não traz benefícios reais para carros que não tem alta compressão. Acho que o CAMARO se beneficia desse combustível, mas o Onix não precisa não.

Editado por Dric_Dolphin
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.