lourencobj Postado Novembro 22, 2013 Postado Novembro 22, 2013 (editado) Olá pessoal! Desde quando tirei carteira só dirigi um carro na vida: o Palio Economy 1.0 (sem ar e direção) do meu irmão. E a coisa que achei mais estranha ao dirigir o Onix foi a embreagem como um todo. Quando eu fui sair da CCS, eu simplesmente não estava conseguindo acelerar direito, porque eu não estava encontrando o ponto da embreagem... E ao cair numa avenida super-hiper-mega-extra movimentada de BH foi foooda... porque eu não estava conseguindo arrancar o carro direito, e enquanto estava aquele trânsito infernal. Notei que a embreagem do Onix é muuuuuuuito macia e tem um ponto de acionamento mais alto que o Palio. A embreagem do Palio parece ser mais "forte", no sentido que é o carro arranca numa boa só de voltar com a embreagem no ponto; mesmo num leve aclive, a embreagem "segura" melhor o Palio. Já no Onix eu senti uma certa estranheza... Especialmente ao tentar dar uma ré para subir (ou manobrar) em um morro eu achei o carro muito fraco. Constantemente o carro perde força e começa a trepidar... até morrer. Constantemente ao tentar dar ré numa subida, tenho que socar o pé no acelerador, botando o motor em alta rotação (~3mil rpm) para dar conta do recado. Porém às vezes sinto aquele cheiro de embreagem queimada. :/ Confesso que não sou "o motorista". hehehehehe Mas será que essa situação é normal (sentir essa "fraqueza" na ré), tendo em vista que o Onix é o primeiro carro que dirijo após o Palio? Ou seja, será que é só falta de costume com o carro? Ou mais alguém também passa (ou já passou) por essa situação? Alguém tem alguma dica pra me ajudar? Editado Novembro 22, 2013 por lourencobj Citar
romerobc Postado Novembro 22, 2013 Postado Novembro 22, 2013 Isso eh culpa do baixo torque "forca" do motor que muita gente confunde com cv cavalos... Tbm passei por isso pra subir de re num aclive e acabei desistindoEnviado de meu LT22i usando Tapatalk Citar
lourencobj Postado Novembro 22, 2013 Autor Postado Novembro 22, 2013 Pois é, concordo contigo,romerobc. Faz todo sentido! Valeu pela resposta. Mas alguém tem alguma dica para eu contornar melhor essa situação, sem ter que "forçar" e acabar queimando embreagem? Citar
andlcoelho Postado Novembro 22, 2013 Postado Novembro 22, 2013 eu me acostumei com isso... faça o seguinte... aumente mais o giro pra tentar subir... tipo... faça ele berrar um pouco antes de soltar a embreagem.. como vc eu tb tinha um fiat (Uno) que tem a embreagem mais "pesada" e que vc consegue achar o ponto mais fácil. Citar
gabrielgbau Postado Novembro 22, 2013 Postado Novembro 22, 2013 Tenho um 1.4 e de fato a embreagem é mais alta mesmo. Com o meu é de boa segurar ele na subida somente com a embreagem, mas se vacilar um pouco que for o carro já morre. Com o tempo você se acostuma com o carro e aí melhora muito. Eu acho que isso de o motor não aguentar muito segurando só na embreagem é porque o Onix em si é pesado mesmo, se comparado com os demais da categoria... e aí aliado ao motor 1.0, explica isso que você relatou. Talvez nem seja isso, mas acho que contribui muito para tal. Já vi, inclusive, dizerem que o carro é pesado também pro motor 1.4 do Onix, mas eu acho que dá conta do recado. No 1.0 nunca andei então não posso falar sobre. A alternativa seria dar ré acelerando mais ou mesmo usar o freio de mão, hehe. Citar
Rodrigo Cypriano Postado Novembro 22, 2013 Postado Novembro 22, 2013 Tinha um classic 1.0 VHC que botava o corsa 1.6 MPFI da minha mulher no bolso. Ninguém acreditava que o carro era 1.0... Já que o ônix herdou tudo do corsa, podiam ter aproveitado a caixa forte tbm... Citar
engcolombo Postado Novembro 22, 2013 Postado Novembro 22, 2013 Classic vhc era monstro ! Saia de embreagem de qualquer lugar ! Gostava muito do sistema de engrenagens dev, todos falam do peso mas 100 kilos a mais que os outros carros não pode fazer tanta diferença assim...e também passo por todos esses problemas relatados constantemente porque estaciono na calcada e na subida, mas já acostumei tem que acelerar e colocar a embreagem lá em cima, ai vai soltando devagar e ele sobe, com o tempo nem cheio de embreagem faz mais...mas ele já morreu varias vezes pq eu tentei sair rápido na subida e a embreagem não acompanha....você tem que engatar dar uma andadinha e ai acelerar tudo, também sinto muita muita diferença na 5 marcha para o meu corsa, no ônix eu acelerou e ele não responde, apenas mantem a velocidade (isso na estrada ), com o corsa ele continuava no mesmo folego da 4 marcha, se eu ganhasse mais a primeira coisa que mudaria era a embreagem/transmissao e posteriormente abaixaria o torque para próximo dos 4 mil giros, apenas a título de comparação o corsa tem torque maximo a 3 mil giros e o ônix a 5 mil se não me engano....apesar do ônix ter quase 10 cavalos a mais que o corsa, o que mata ele foi esse torque a uma rotação muito alta....GM e suas doideras, vai entender Citar
reichair Postado Novembro 22, 2013 Postado Novembro 22, 2013 Eu aprendi a dirigir em carro velho, então acho a engrenagem do onix perfeita. Eu acho que seu problema é falta de costume mesmo. Já viu se seu carro ta naquele recall do motor? Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk Citar
hti Postado Novembro 23, 2013 Postado Novembro 23, 2013 lourencobj, por acaso seu carro está abastecido com gasolina ? Desde que eu comprei meu Onix (1.0) só andei com álcool. Como recomendam, a cada 3 ou 4 meses abastecer com gasolina (de preferência aditivada) eu coloquei gasolina no carro no mês passado. Deus me livre !!!! O Onix com gasolina é triste, e com ar ligado é uma droga !! Se você não eleva o giro ele simplesmente não sai do lugar, chega a ser um saco andar como carro ... Com álcool a história é outra, muito melhor. Se você estiver usando álcool, pode ser que não esteja mesmo acostumado ou até mesmo um problema com o seu carro. Se estiver usando gasolina, experimente abastecer com álcool quando acabar o tanque, vai notar uma diferença grande. espero ter ajudado PS: além de não andar porcaria nenhuma, o carro com gasolina fez 10km/l em percurso misto, sendo que eu estava conseguindo quase 8km/l só na cidade com álcool ... Citar
lourencobj Postado Novembro 23, 2013 Autor Postado Novembro 23, 2013 Valeu pelas respostas pessoal! Acho que então é falta de costume mesmo; a embreagem é muito macia e alta. Realmente uma das soluções, especialmente ao fazer uma baliza entre dois carros, vai ser usar o freio de mão com mais frequência. Eu aprendi a dirigir em carro velho, então acho a engrenagem do onix perfeita. Eu acho que seu problema é falta de costume mesmo. Já viu se seu carro ta naquele recall do motor? Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk O carro foi fabricado em outubro de 2013. Os recalls foram anteriores. Mas mesmo assim eu conferi e não tem nenhuma chamada para o chassi dele. Ainda bem! lourencobj, por acaso seu carro está abastecido com gasolina ? Desde que eu comprei meu Onix (1.0) só andei com álcool. Como recomendam, a cada 3 ou 4 meses abastecer com gasolina (de preferência aditivada) eu coloquei gasolina no carro no mês passado. Deus me livre !!!! O Onix com gasolina é triste, e com ar ligado é uma droga !! Se você não eleva o giro ele simplesmente não sai do lugar, chega a ser um saco andar como carro ... Com álcool a história é outra, muito melhor. Se você estiver usando álcool, pode ser que não esteja mesmo acostumado ou até mesmo um problema com o seu carro. Se estiver usando gasolina, experimente abastecer com álcool quando acabar o tanque, vai notar uma diferença grande. espero ter ajudado PS: além de não andar porcaria nenhuma, o carro com gasolina fez 10km/l em percurso misto, sendo que eu estava conseguindo quase 8km/l só na cidade com álcool ... Pois é, eu só andei com álcool nos primeiros R$50 que o cara da CCS recomendou fazer no 1o abastecimento. Depois eu completei o tanque com gasolina comum e ainda estou com esse tanque... Assim que esse tanque de gasolina acabar, vou completar com álcool só pra ver como fica o desempenho e rendimento dele. Como peguei ele no dia 01/11/2013, ele ainda está meio "amarrado". Mas mesmo assim vou testar. Talvez a relação custo/benefício valha a pena, como você mencionou. Obrigado mesmo, pessoal! Abraço. Citar
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