Qual sua gasolina aditivada você usa?  

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  1. 1. Qual sua gasolina aditivada você usa?



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Quase  nunca coloco gasolina aditivada, depois que um mecânico falou que não tem quase diferença ai que não coloco mesmo.

 

O que ele falou, se realmente quer dar uma limpada nos bicos é colocar gasolina pódium, mas o preço é salgado.


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Quase  nunca coloco gasolina aditivada, depois que um mecânico falou que não tem quase diferença ai que não coloco mesmo.

 

O que ele falou, se realmente quer dar uma limpada nos bicos é colocar gasolina pódium, mas o preço é salgado.

Na região onde moro não existe essa tal podium (ou melhor dizendo, acredito que nem no resto do estado), apenas na capital, Fortaleza.

Mas sabe me dizer quanto custa, em média, o litro dela?

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Podium gira em torno +/- 4 reais o litro

Vlw! Neste caso, mais ou menos 1 real em cima da comum e da aditivada.

 

Abç.

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Nessa minha primeira passada pela CCS, resolvi comprar 2 frascos de aditivo ACDelco pra testar. Depois posto os resultados.

Amigo, acredito que não se tem muito o que notar no funcionamento do carro (pelo menos não em termos de direção), pois o produto é destinado à lubrificação interna dos componentes por onde o combustível passa, o que torna sua benfeitoria, neutralidade ou malfeitoria notórias apenas em caso de abertura do sistema todo do carro por um especialista ou a muito longo prazo, vendo os resultados no desempenho do veículo.

 

Abç.

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O uso de gasolina aditivada era recomendado, em particular até o começo de 2014, pois esta gasolina tinha em sua composição um pacote de aditivos DETERGENTES que promovem a limpeza do sistema de injeção do carro. O uso da gasolina comum não promove essa limpeza de modo eficiente, podendo levar ao acúmulo de fuligem e goma no sistema.

 

No entanto, à partir de 2014, entrou em vigor uma nova gasolina, a gasolina S50. Esta gasolina é bem mais limpa que a gasolina antiga e não requer aditivação adicional.

 

Agora, quem acha gasolina cara no Brasil deveria culpar o GOVERNO (o estadual principalmente) e não a PETROBRAS. A gasolina sai da refinaria à R$1,50. O resto é imposto! E outra coisa - a gasolina do Brasil é tão boa quanto, senão melhor, do que a gasolina dos EUA e da Europa, pois tem especificações iguais ou melhores à estas. O problema é que tem muita ADULTERAÇÃO de combustível no país (culpa da ANP, não da PETROBRAS). E dizer que gasolina com etanol é PIOR que gasolina pura é uma grande bobagem, pq gasolina com etanol tem melhor octanagem e, se usada em motores adequadamente preparados, tem rendimento melhor e polui bem menos.

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Nessa minha primeira passada pela CCS, resolvi comprar 2 frascos de aditivo ACDelco pra testar. Depois posto os resultados.

 

 

Amigo, acredito que não se tem muito o que notar no funcionamento do carro (pelo menos não em termos de direção), pois o produto é destinado à lubrificação interna dos componentes por onde o combustível passa, o que torna sua benfeitoria, neutralidade ou malfeitoria notórias apenas em caso de abertura do sistema todo do carro por um especialista ou a muito longo prazo, vendo os resultados no desempenho do veículo.

 

Abç.

 

Acho que me expressei mal... eu quis dizer resultados no sentido de rendimento ou consumo. :)

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Acho que me expressei mal... eu quis dizer resultados no sentido de rendimento ou consumo. :)

rsrs Entendo.

Mas acredito tbm q não será notório, pois mesmo q haja um pequeno ganho matemático no rendimento/consumo, por conta da limpeza maior do sistema, seja quase imperceptível pelo usuário através de cálculos de quanto pôs de combustível dividido pela quilometragem percorrida.

Mas vamos aguardar seu parecer posteriormente...

 

Fort abraço!

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No tempo que eu tinha o Celta, só colocava gasolina aditiva, e da Shell. Ao contrário das outras, na Shell eu notei um rendimento notoriamente maior, além das mesmas propriedades de limpeza dos outros. Mas fiquei com o pé atrás quando me disseram, desde o celtinha mesmo, que a gasolina aditivia vicia o carro, de tal forma que você não deve mais colocar a comum se for escolhê-la.

 

Desde então só tenho colocado a comum. Aí ou BR ou Shell. Alguém saberia me confirmar se isso é mito ou verdade?

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No tempo que eu tinha o Celta, só colocava gasolina aditiva, e da Shell. Ao contrário das outras, na Shell eu notei um rendimento notoriamente maior, além das mesmas propriedades de limpeza dos outros. Mas fiquei com o pé atrás quando me disseram, desde o celtinha mesmo, que a gasolina aditivia vicia o carro, de tal forma que você não deve mais colocar a comum se for escolhê-la.

 

Desde então só tenho colocado a comum. Aí ou BR ou Shell. Alguém saberia me confirmar se isso é mito ou verdade?

Essa eu nunca ouvi! Analisando "lá no fundo" rs, até q tem algum fundamento, mas sinceramente nunca ouvi relato parecido. Já ouvi aquele q já ta mais q manjado: "se for usar apenas gasolina no carro, tem q pôr de vez em quando alcool, senão ele vai dar problema depois e não vai mais reconhecer o combustível (e vice-versa)". Pelo menos esta é puro mito!

 

Abç.

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Essa eu nunca ouvi! Analisando "lá no fundo" rs, até q tem algum fundamento, mas sinceramente nunca ouvi relato parecido. Já ouvi aquele q já ta mais q manjado: "se for usar apenas gasolina no carro, tem q pôr de vez em quando alcool, senão ele vai dar problema depois e não vai mais reconhecer o combustível (e vice-versa)". Pelo menos esta é puro mito!

 

Abç.

Pois é... o vendedor do meu Ônix chegou a confirmar isso, mas eu vou perguntar a um mecânico de confiança. Mas o lance do álcool, de vez em quando é bom abastece com ele, não por essa questão do reconhecimento do combustível, mas pela limpeza. Correto? E teria uma proporção adequada, tipo 3:1?

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Pois é... o vendedor do meu Ônix chegou a confirmar isso, mas eu vou perguntar a um mecânico de confiança. Mas o lance do álcool, de vez em quando é bom abastece com ele, não por essa questão do reconhecimento do combustível, mas pela limpeza. Correto? E teria uma proporção adequada, tipo 3:1?

Realmente, quanto a questão de limpeza, creio que seja bom dar uma variadinha de vez em quando. Já a proporção nunca ouvi/li nada do tipo, até pq fica difícil chegar a uma proporção exata. Mas se vc se refere a proporção referente ao carro andar bem, isso tbm é puro mito. La mesmo no manual diz mais ou menos assim: "vc pode usar etanol ou gasolina em 'qualquer' proporção", então, fica a dica!

 

Abç.

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Realmente, quanto a questão de limpeza, creio que seja bom dar uma variadinha de vez em quando. Já a proporção nunca ouvi/li nada do tipo, até pq fica difícil chegar a uma proporção exata. Mas se vc se refere a proporção referente ao carro andar bem, isso tbm é puro mito. La mesmo no manual diz mais ou menos assim: "vc pode usar etanol ou gasolina em 'qualquer' proporção", então, fica a dica!

 

Abç.

 

A questão de usar etanol numa proporção definida não é mito não... veja que isso não melhora o CONSUMO, mas melhora o desempenho. O motivo é que a gasolina tem uma taxa de compressão específica, assim como o etanol, enquanto nosso motor tem uma taxa de compressão "média", para poder trabalhar com os dois combustíveis. O ideal é trabalhar nessa faixa "média" de mistura de Gasolina + Etanol, para que a taxa de compressão seja a melhor possível. Isso quer dizer que se vc usar gasolina pura (100%, não os 75% que usamos aqui no Brasil) você vai estar com uma taxa de compressão no motor ACIMA do desejável (tendo risco de causar "batida de pino"), e se usar 100% de Etanol estará com uma compressão ABAIXO do desejável (e portanto tendo rendimento abaixo do máximo).

 

Mas não encanem muito com isso pq nosso combustível já tem 25% de Etanol, então é difícil colocar o combustível na proporção ótima. E sim, o carro funciona em QUALQUER proporção. É que nem pato - ele nada e ele voa, mas não faz nada disso muito bem! kkkkkk O ideal para um motor flex de verdade seria, além da sonda lambda (que regula a quantidade de ar admitida) ele tivesse compressão variável. Mas isso deve ser MUITO caro, então nunca veremos tal novidade.

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A questão de usar etanol numa proporção definida não é mito não... veja que isso não melhora o CONSUMO, mas melhora o desempenho. O motivo é que a gasolina tem uma taxa de compressão específica, assim como o etanol, enquanto nosso motor tem uma taxa de compressão "média", para poder trabalhar com os dois combustíveis. O ideal é trabalhar nessa faixa "média" de mistura de Gasolina + Etanol, para que a taxa de compressão seja a melhor possível. Isso quer dizer que se vc usar gasolina pura (100%, não os 75% que usamos aqui no Brasil) você vai estar com uma taxa de compressão no motor ACIMA do desejável (tendo risco de causar "batida de pino"), e se usar 100% de Etanol estará com uma compressão ABAIXO do desejável (e portanto tendo rendimento abaixo do máximo).

 

Mas não encanem muito com isso pq nosso combustível já tem 25% de Etanol, então é difícil colocar o combustível na proporção ótima. E sim, o carro funciona em QUALQUER proporção. É que nem pato - ele nada e ele voa, mas não faz nada disso muito bem! kkkkkk O ideal para um motor flex de verdade seria, além da sonda lambda (que regula a quantidade de ar admitida) ele tivesse compressão variável. Mas isso deve ser MUITO caro, então nunca veremos tal novidade.

Justamente... mas a questão, colega dric, é q informações como estas são muito complexas e claro, quase q impossível para um simples mortal calcular antes de cada abastecimento, por isso não vem no manual, apenas a que mencionei. Claro que pra tudo na vida existe a MEDIDA EXATA E CORRETA para o bom uso de tudo... claro que existe a melhor hora de trocar a marcha, a melhor relação embreagem X acelerador, o peso ideal para levantar na academia, a melhor quantidade de água a ser bebida por dia.... e por aí vai... só q como falei, são coisas bem complexas e muitas vezes se tornam irrelevantes justamente por isso.

 

Abç.

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Com certeza! O "ótimo" é inimigo do "bom". E conseguir o "ótimo" nem sempre vale a pena - muitas vezes é melhor usar o bom mesmo, pq o gasto (de tempo, dinheiro ou o que seja) para atingir o "ótimo" faz com que você torne este pior que o bom! Se é que fez sentido o que eu escrevi! kkkkkk

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Com certeza! O "ótimo" é inimigo do "bom". E conseguir o "ótimo" nem sempre vale a pena - muitas vezes é melhor usar o bom mesmo, pq o gasto (de tempo, dinheiro ou o que seja) para atingir o "ótimo" faz com que você torne este pior que o bom! Se é que fez sentido o que eu escrevi! kkkkkk

kkkk

Ainda estou aqui tendo entender a "filosofia"...

Mas ta valendo!

rs

 

Abç.

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Em relação a proporção, me refiro a quantidade de abastecimentos de gasolina e álcool, a fim de deixar o sistema um pouco mais limpo.. tipo.. encho 3x o tanque com gasolina, e uma com álcool, se liga?

Entendo. Pod ser q tenha algum fundamento. Mas a GM vende um aditivo para combustível, que pod ser adicionado ao tanque independente de usar álcool ou gasolina, ou misturado. Ele já é justamente para esta finalidade: limpeza do sistema. Conhece?

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Conheço não, vou dar uma pesquisada aqui, valeu!

É esse aqui:

aditivos-flexpower-acdelco.jpg

Tem nas css pra vender, por 11 reais, em média.

É um aditivo para os dois combustíveis (gasolina e álcool). Usa-se um frasco a cada 4 abastecimentos de tanque completos.

  • 1 mês depois...
Postado

Ainda não peguei o meu onix.

Vou ficar com meu celta mais uns dias.

Eu sempre usei etanol.Gasolina poucas vezes.

Com etanol o carro anda bem mais.Com gasolina o carro fica meio amarrado.

Pelo custo de ambos na quilometragem que se roda da mesma.

  • 3 semanas depois...

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