O que eu percebi foi, o carro tem um limite de rotacao para funcionar, mas o onix aceita baixar esse minimo, dai que começam os problemas.
A forma mais simples e direta de chegar ao problema do freio que eu encontrei foi...pegue uma descida, mas que nao seja ingrime, coloca a terceira marcha e vai freiando o carro deixando ele bem lento, uma hora a rotacao vai cair la para 500 rpm, dai o freio começa a ficar duro e nao funciona mais.
Depois que eu consegui desse jeito, consegui abaixar a rotacao de segunda marcha, quarta marcha, quinta marcha, dirigindo em linha reta. O segredo eh aprender a abaixar a rotacao abaixo do minimo, depois fica facil brincar com as outras.
Eu dirijo meu onix olhando nao para o velocimentro e sim para a RPM, porque se ela cair muito eu sei que eu perco o freio.
Eu expliquei como chegar de forma simples na baixa rotacao e saber entender o problema do freio, como ele funciona e se precaver, para mostrar ao mecanico da GM se interessar.
Eu tenho o direito de usar a marcha que eu quiser, na velocidade que eu quiser, com o carro ligado e o freio tem que funcionar. Codigo de transito nenhum diz que marcha deve usar. Engenheiro basicamente disse que eu nao sei dirigir e devo me adaptar ao carro.
Eu peguei o carro em MG e minha mae mora em Tiradentes, cheio de pedra nas ruas que foram feitas pelos escravos, entao aqui eu ando bem devagar, e em menos de 24h depois de pegar o carro meu freio estava falhando, foi ai que pesquisei e achei esse problema e o mecanico pediu para eu reproduzir para ele, que no final nao resultou em nada.
Vao no procon, reclamem e corram atras dos seus direitos. Procon foi muito atencioso comigo e vai ser a forma mais rapida de resolver, vou passar para voces as novidades, pois ainda aguardo resposta, ate porque fiquei sabendo de umas formas interessantes que da para solicitar na hora da negociacao para trocar para o 1.4.
Lembrando que meu onix da problema de freio, com ar ligado ou desligado, quente ou frio. Eh o modelo de 2017 LT 1.0.
Alem do problema do freio em baixa rotacao, tem vezes que ele acelera ao maximo e por vezes desliga, ou seja, soh me resta o freio de mao.
Quem nao conseguir reproduzir o problema eu posso tentar gravar um video mostrando como eu faço no meu.