Cuidados ao trocar o conjunto roda/pneu. Atenção ao offset !


Posts Recomendados

Pessoal,

Cuidados ao trocar o conjunto roda/pneu do carro.

1º Offset

A troca das rodas originais por esportivas é uma modificação muito freqüente, mas que pode trazer problemas à segurança se efetuada sem critérios. É preciso manter a especificação de fábrica para o offset ou profundidade de montagem, medida que costuma vir gravada nas rodas com as siglas ET ou PF, sob risco de eliminar o raio negativo de rolagem.

Ao substituir as rodas deve-se preservar o offset original para não comprometer o raio negativo de rolagem

post-978-1382912707,8_thumb.gif

post-978-1382912707,85_thumb.jpg

Raio negativo de rolagem é uma característica de projeto da suspensão e direção que pode facilitar em muito o controle do carro em certas situações críticas. É o que ocorre quando a atuação dos freios é desigual, quando se freia sobre pisos de diferentes coeficientes de atrito (duas rodas no asfalto e duas no acostamento de terra, por exemplo) ou, ainda, quando um pneu dianteiro perde subitamente a pressão. O raio negativo auto-estabiliza o veículo, anulando a força que o levaria a girar em torno de uma das rodas dianteiras, sem que o motorista precise intervir no volante ou mesmo perceba sua atuação.

Introduzida no Brasil pelo Passat, em 1974, essa especificação está presente na maioria dos carros atuais. No entanto, uma alteração discreta no offset, como 10 mm, pode já ser suficiente para eliminar o raio negativo. As reações de direção não mais serão as mesmas, pode aumentar muito o esforço para esterçar o carro e surgir tendência ao esterçamento em curvas e frenagens. Em caso de falha hidráulica num dos circuitos de freio (em geral dispostos em diagonal se o raio é negativo), a puxada na direção exigirá correção pelo motorista, dificultando o controle do carro.

Será que o ganho em estética proporcionado pelas rodas de offset incorreto terá valido a pena?



2º Perímetro do conjunto

A troca, por exemplo, de um pneu 185/65 15" por um 205/65 16" altera o perímetro total em 12,7%. Ao marcar 1000km seu carro, na verdade, percorreu 1127km! A 100km/h você estará a 112,7km/h. O computador de bordo ficaria "maluco".

Não se aconselha alterar o perímetro total em mais de 2%.



3º Aceleração, Ruído, Consumo, Aguaplanagem

Aumentar a largura do pneu:

1. Aumenta o consumo de combustível
2. Aumenta o nível de ruído
3. Aumenta o risco de aguaplanagem
4. Diminui a aceleração (mais notável em carros 1.0)
5. Diminui o conforto
5. Aumenta a estabilidade em curvas

"Baixar" o perfil:

1. Diminui o conforto
2. Aumenta o risco de danos à roda
3. Deixa o carro mais bonito (quase sempre)

------------------------------------------------

Se alguém tiver dúvida sobre a largura/perfil do conjunto segue em anexo uma planilha para calcular:

Preencha a linha amarela com os seguintes dados: Largura, Perfil e Aro. O resultado estará no campo Perímetro. Esse valor deve estar entre:

1892 e 1969 se for 1.0
1913 e 1992 se for 1.4

Eu não sei se o 1.0 e o 1.4 são diferentes. Me baseie nos pneus originais de cada um. Pode ser que as margens de segurança sejam ainda menores.

-------------------------------------------------

Dúvidas, Sugestões, Correções, Críticas ... postem aí.


Offset do Onix: ET49.

 

fontes:

http://bestcars.uol.com.br/ct-rodas2.htm
http://bestcars.uol.com.br/ct/pneu4.htm
http://bestcars.uol.com.br/cons-rai.htm
http://ttmax.zikforum.com/t75-pneus-media
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/roda-liga-ou-aco-418059.shtml

http://www.pneusfacil.com.br/rodas.php

roda x pneu.xls

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Essa do offset eu nao sabia.. até me desencorajou a mudar as rodas dele..hehe. acho que vou permanecer com as originais mesmo =P

Rapha, não há problemas em trocar as rodas desde que sejam do mesmo offset. Eu vou trocar as minhas também, mas somente quando eu descobrir qual é o offset das rodas originais.

Quanto menor for o peso do conjunto não suspenso, ou seja, rodas, pneus, discos de freio, etc ... melhor será a estabilidade do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre ensinando a gente HTI! Parabéns.

Realmente a troca de rodas deve ser estudada, normalmente as rodas que vem no carro são as melhores em eficiência. Se eu fosse trocar as minhas colocaria aro 15 mesmo, para evitar qualquer tipo de desregulação no carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre ensinando a gente HTI! Parabéns.

Realmente a troca de rodas deve ser estudada, normalmente as rodas que vem no carro são as melhores em eficiência. Se eu fosse trocar as minhas colocaria aro 15 mesmo, para evitar qualquer tipo de desregulação no carro.

Foi o que fiz!!

Substitui as originais de ferro pelas scorro S-215, mantendo o mesmo aro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

David, obrigado. Na verdade muito mais aprendendo com vocês do que ensinando ...

Não se esqueçam de um detalhe, mesmo no aro 15" a roda tem que ser do mesmo offset. É melhor uma 17" com offset correto do que uma 15" com offset errado.

A S-215 combina mesmo com o Onix. Tá na minha lista, só falta ver se tem com o offset certo.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

David, obrigado. Na verdade muito mais aprendendo com vocês do que ensinando ...

Não se esqueçam de um detalhe, mesmo no aro 15" a roda tem que ser do mesmo offset. É melhor uma 17" com offset correto do que uma 15" com offset errado.

A S-215 combina mesmo com o Onix. Tá na minha lista, só falta ver se tem com o offset certo.

abraços

HTI,

Fui ver minha roda de ferro que esta a venda e lá informa o Offset do Onix. ET 49, o mesmo da linha GM(Vectra, Astra, e etc).

post-101-1382912709,68_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HTI,

Fui ver minha roda de ferro que esta a venda e lá informa o Offset do Onix. ET 49, o mesmo da linha GM(Vectra, Astra, e etc).

Valeu Ricardo, obrigado !! É isso mesmo, bastava olhar a roda original. Então o Onix tem offset = 49 !

É comum carros do mesmo fabricante terem offsets iguais.

Você verificou qual o offset das suas S-215 ? De acordo com o site da Scorro ela deve ser ET = 36.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapha, essa é 14" tala 5,5 e offset 42. Não é o ideal mas a diferença não é tão grande:

http://www.scorro.com.br/produto.aspx?modelo=S-209&AroRoda=14&AroLink=8&furacao=20&tala=7

Ta bonita essa, lembra muito a da Montana.. eu acho que vou procurar uma calota nova.. mais bonita kkkkk.. sai ate mais em conta que o aro.. chegar mais perto do meu aniversario eu peço um jogo de presente.. hehehe

09_GM_Chevrolet-Montana_06-12-11.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa galerinha, tenho um Celta LT 2012 e terça chega meu Onix LT 1.4 hahahaha!!

Meu celta usa aro 17" offset 42 tala 7 + mola esportiva, e o original é 49 e eu coloco 5 pessoas mais o som no porta- malas e não raspa! Na verdade o Offset tem que ficar 1.2cm de diferença do original no máximo (12 et positivos ou 12 et negativos) para manter a segurança e você não precisar fazer adaptações nem rebater o para-lamas. Sobre os Pneus é recomendado que não seja 7% mais alto que o original, mas nada que uma regulada no computador de bordo não resolva caso queira maior e a largura pode por 4-5cm mais larga que não tem problema também, só vai perder força (acima de 60 km/h) e aumentar o consumo em 10%.

O onix tem a mesma caixa de rodas que o Ágile pelo visto, então colocar um aro 18, pneu 215/40, offset 37, tala 8 com molas esportivas não vai precisar rebater nem nada.

O interessante é fazer alguns testes, quando receber o meu vou fazer um tópico bem legal para tirar a dúvida da galera, por enquanto é aguardar o carro.

OBS: Olhei a roda de um Prisma (onix sedan) e era ET 41, melhor ficar atento nisso, e ver a roda de liga do Onix qual o ET se é 49 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Alguém já sabe qual o ET e a TALA exatos?

Valeu!

tala é 5,5 e o offset ainda não consegui achar uma roda do LTZ para ver no verso, se alguém tiver um LTZ por favor olhar atrás da roda qual o ET +_+, mas acredito que seja 48

Alias estou usando uma roda 18" tala 8", off set 40" pneus 225/40 e está raspando só com 5 pessoas + som em solavancos. A caixa é grande.

Vou tentar negociar elas em umas 19" diamantadas offset 45 e tala 7,5 com pneus 215/35. Ficaria TOP para por as fixa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tala é 5,5 e o offset ainda não consegui achar uma roda do LTZ para ver no verso, se alguém tiver um LTZ por favor olhar atrás da roda qual o ET +_+, mas acredito que seja 48

Alias estou usando uma roda 18" tala 8", off set 40" pneus 225/40 e está raspando só com 5 pessoas + som em solavancos. A caixa é grande.

Vou tentar negociar elas em umas 19" diamantadas offset 45 e tala 7,5 com pneus 215/35. Ficaria TOP para por as fixa

To querendo pegar essas daqui:

44kFDwm.jpg

ARO: 18

ET: 48

TALA: 7,5

Será que vira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que essa roda ai em cima, com esses Pneus aqui em baixo da certo? E o que você me diz dessa "marca" ae kk?

Pneu Ling Long L688 215/40 R18 89W

4lNDndx.jpg

Seu carro ta show de bola em cara, to ansioso pro meu chegar, dai to querendo comprar as rodas já, pra num pesar em grana na hora de faturar quando chegar o carro =D

Valeu as dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fab, andei pesquisando sobre esse pneu ai exatamente e muitos falaram bem do custo benefício dele, mas disseram que ele gasta 20% precoce em relação aos outros, mas é 50% mais barato, portanto compensa.

Provavelmente ele faça bolhas fácil também pela qualidade, anda na manha e bota ele!

Douglas, eu não iria de aro 16"! Os pneus são mais caros que os 17" e acho a roda pequena para o Onix. Vai de 17" com essas rodas que você pode socar no chão o carro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tmb pensei em um 17, mais 205/40 R17 vai ficar mto largo, ai vou ter q rebater paralamas, vai gastar mais gasosa e não vo baixar tanto.

com as 16 mesmo mais caro, e mais fino, o seguro aceita até 2 aros acima... ai pra legalizar tmb jah era... e posso cravar no chão q vai ser dificil pegar..

205/40/17 com o offset certo não raspa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.