Dificuldade na partida (frio)


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Desde ontem a temperatura caiu um pouco em nossa região (norte do PR), com isso o Onix da minha esposa passou a ter muita dificuldade na primeira partida do dia, por opção dela o carro só roda no álcool, e estão sendo necessárias diversas tentativas de partida e ainda assim o carro "morre" em algumas vezes que "pega". o tanquinho de partida a frio está com gasolina aditivada nova e no nível correto. Aparentemente a gasolina não está sendo injetada, pois não ouvimos barulho do injetor.

Mais alguém do fórum já teve um problema semelhante ??? Agradeço qualquer comentário.

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Concordo com você, nem esta fazendo frio ainda, porém estamos com o carro desde dezembro e não havíamos tido dificuldades na partida até então. Hoje faz 3 dias que ele esta ruim de pegar e o único detalhe é que ficou mais "friozinho". Amanha cedo darei partida nele ao invés de deixar minha esposa fazê-lo. Seguirei sua sugestão sobre segurar mais tempo na posição 2 da chave, acredito que seja para garantir a presurizacao da linha de combustível.

Agradeço seu comentário.

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Isso mesmo, mtpinheiro!

Como nossos amigos já disseram, é necessário aguardar esse tempo até que as luzes do painel se apaguem, para que dê tempo de injetar a gasolina do reservatório de partida a frio antes da primeira partida.

É importante aguardar esse tempo principalmente na primeira tentativa, pois depois disso, será injeto etanol do tanque de combustível no corpo de borboletas e dificultará mais ainda a partida em tempo frio.

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Obrigado a todos pelos comentários.

Acho que a solução foi encontrada, vou tentar resumir: Antes de enviar o carro a CSS tentei fazer o que foi sugerido, porém não tive sucesso, fiquei com medo de sacrificar a bateria e chegou ao ponto que pedi a minha esposa para acionar o Road-Service (moro a 30 KM da CSS mais próxima). Depois de algum desgaste no 0800 conseguimos que viessem buscar o carro ainda pela manhã, queriam enviar um técnico, mas eu descartei por desconfiar de algo mais complexo. No mesmo dia no final tarde, por coincidência, fui a CSS para buscar meu CRUZE 0Km e falei diretamente com o mecânico, que por sua vez justificou que a central estava reconhecendo o combustível como mistura rica em gasolina (sendo que temos convicção que só havia sido usado álcool no carro). Refleti um pouco, questionei e solicitei mais testes sugerindo que houvesse problema em algum sensor ou algo assim. O mecânico disse que faria novos testes no dia seguinte e simularia situações de troca de combustível (aproveitamos para trocar a proteção de plástico debaixo do para-lama dianteiro direito que vei faltando um pedaço e cuja peça já havia chegado). No outro dia ligaram dizendo que o carro estava pronto e que uma "pecinha" fora substituída (falaram com minha esposa e ainda estou tentando saber qual a maldita peça que foi substituída). Depois de quase uma hora pelo 0800 do Road-Service concordaram em trazer o carro de volta. O problema aparentemente foi sanado e o carro passou a pegar na primeira partida e sem injetar gasolina, mesmo com o "friozinho" que está por aqui. Se eu descobrir a peça que foi substituída informarei.

Peço desculpas se me alonguei muito, o que foi exposto acima foi quase um desabafo. Somente espero que não me arrependa com o CRUZE (eu tinha um CIVIC LXS 09/10) e que o ONIX pare de dar tanta dor de cabeça.

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Amigo, pode desabafar em quanto quiser.

Quando for assim, pode pedir para que passem um scanner no carro. Com esse scanner eles te dão até a porcentagem de álcool na gasolina, e se tiver errado você já saberá o foco do problema.

Essa pecinha não sei qual deve ser, pode ser o sensor, mas também pode ser inúmeras outras coisas.

Espero que você tenha sorte com o Cruze, to na torcida!

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  • 1 mês depois...

Estou com o mesmo problema, porém, estou com o carro há 2 meses, nunca deu problema na partida a frio, sendo que a dficuldade é sempre de manhazinha, geralmente quando está mais frio em SP.

Sempre coloco metade gasolina e metade alcool, porém, eu percebi que o problema começou depois que eu inventei de colocar gasolina com alcoool em um posto mais barato, será que é a gasolina?

O reservatório de partida a frio está cheio ( abaixo de 3 dedos em relação a tampa), tem 2 meses de uso, estou ficando preocupado, não testei ainda isso de deixar um tempinho a chave na posição depois e esperar desligar as lampadas, irei testar, do contrário irei ligar para a o Road-Service.

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  • 3 semanas depois...

Boa tarde,

Essa peça deve ser o sensor que faz a leitura do combustivel

Eu tive um caso parecido, porém ao contrario coloco só gasolina e sistema falava que era alcool.

Sendo assim, tentaram fazer a alteração manual que não deu certo.

Trocaram esse sensor e nada.

Por fim (depois de mais de 1 mês, eu ter entrado em contato com a fabrica e ter uma amiga que conhece gente da gerencia da GM) eles me emprestaram um cruze durante o periodo que meu carro foi arrumado.

Trocaram o sistema de injeção eletronica e o chicote do motor, só assim foi sanado o problema.

Tive muita dor de cabeça o seu ainda foi mais simples rs

Espero que ninguém tenha que passar pelo que eu passei.

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  • 4 anos depois...
  • 3 semanas depois...

Olá....estava abastecendo meu onix na maioria das vezes com etanol...um belo dia coloquei gasolina e ele não deu partida, resultado, tive que chamar o guincho...na concessionária me falaram que ele estava com o "flex" desregulado....tem isso? Alguns dias depois coloquei gasolina novamente e ele ameaçou não dar partida normalmente, só pegou porque eu afundei o pé no acelerador...Não acho isso normal, mas na concessionária falaram que ele está normal. Depois disso passei colocar mais gasolina que etanol...mas isso não pode acontecer, se o carro é flex, ele não pode escolher combustível para funcionar.

Já aconteceu isso com mais alguém???

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  • 8 meses depois...

Eu tive o mesmo problema com o meu. Às vezes o carro não ligava pela manhã. Quando levei na CSS, disseram que o sistema não estava reconhecendo a gasolina. Constava como se o carro estivesse abastecido só com etanol, mas ele só estava com gasolina. O carro ficou uma semana lá. Depois desse período de testes, eles me disseram que trocaram a sonda lambda, pois estava ruim. De lá para cá o carro veio ligando normalmente. Somente hoje, pela manhã, depois de eu abastecer com etanol em um outro posto, o carro não pegou na primeira tentativa, apenas na segunda. Isso é normal? Estou preocupado. Esse carro não aceita qualquer combustível? É sensível assim mesmo?

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  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Tenho um Onix Joy 2018 na mesma situação. Todas as vezes em que eu coloco gasolina o carro apresenta algumas falhas e nem sempre dá partida pela manhã. Parece que ele só quer ver etanol. Sempre rodo mais de 15km após os abastecimentos e mantenho o tanquinho de partida a frio sempre cheio. Já troquei de posto três vezes para ver se o problema era combustível e não adiantou. A css já trocou um monte de coisas, mas nada reaolveu. Estou muito preocupado, pois acho que nem mesmo eles sabem qual é a causa do problema.


 

 
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Fui trabalhar de moto porque meu 1.4 ñ quis pegar de manha ñ tava injetando..Piorou depois que eu coloquei um porcentagem de gasolina achei que iria ficar melhor só piorou..]

mesmo com 17 graus ele ta pipocando ...Ele ja estava dando sinais ,Devia ter levado no mecânico..!!!

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Pessoal, tenho um onix 1.0 joy 2018 (zero km), faz 3 dias que estou com ele, e hj de manhã o carro não quis pegar de jeito nenhum! Está com tanque cheio 100% de etanol . O tanque de partida a frio estava vazio. Então tive que ir até um posto e comprar galão de gasolina aditivada e volta pra casa. Após colocar na partida a frio, mesmo assim o carro não pegou. Fiz as técnicas mencionadas pelos colegas acima e pelo próprio manual. Devo me preocupar?? Complicado, quase que eu vou trabalhar de ônibus...

Será que é uma boa prática abastecer com etanol e gasolina também? Eu pelo menos fazia isso quando tinha um fiesta 2013, mas o onix ainda não sei.

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  • 5 meses depois...

"se ratear pise no acelerador q ele liga na hora"

Eu estou tendo o mesmo problema, e assim que passar o Carnaval eu irei a Chevrolet. Meu carro é 2019 e n tem nem 900km rodados. Mas vai uma dica de quem sempre teve carro antigo a Diesel e esse é o primeiro carro zero, se ratear pise no acelerador q ele liga na hora. Só quem tem Toyota Bandeirante sabe dessa "técnica milenar" hahaha. No entanto, isso vale apenas para você não ficar a pé ou ter que discutir com a empresa do reboque. Se o carro estiver rateando, vai a concessionária e resolve.

Graças ao que pude ler aqui, estou muito mais por dentro do problema, e pode ser mesmo algum sensor esteja com defeito, afinal eu moro no Rio de Janeiro, e o frio aqui nem pode ser considerado frio hahaha. É o último lugar em que um sensor de temperatura deveria dar problemas, a menos que derreta haha.

Espero q essa dica vos ajude a minimizar o problema.

Abraços. 

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  • 7 meses depois...

Boa noite!

Pessoal, moro em Teresina- PI, onde a temperatura aqui é quase 40°, meu Onix é 1.4 2015, percebi que começou o problema na partida a feio depois que misturei gasolina/álcool, nunca tinha tido esse problema. Ele pra pega de primeira , mais percebi que está com dificuldade sendo que troquei bateria não tem 1 mês, o reservatório da partida a frio está vazio. Até fiquei na dúvida se deveria esperar alguma segundos antes de dar a partida, fiz até o teste mais deu na mesma.

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  • 6 meses depois...

Tenho um activ 19/19 e nunca tive esse problema de partida no frio.

Moro em SP e as temperaturas baixaram também aqui.

PS - o reservatorio de gasolina (famoso tanquinho) fica fora do motor (parte de cima do parabrisa)

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  • 1 mês depois...

A temperatura mais ajuda não colabora na partida , mas não podemos esquecer da qualidade do combustível, mesmo em posto de confiança.

Em época de dias frios recomendo colocar pelo menos uns R$ 30,00 de gasolina no tanque, mesmo que tenha a partida a frio, ajuda na partida logo cedo .

 

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