Engate da 1ª marcha (suavidade ou resistência)


Posts Recomendados

Alguém teve em algum momento ou está tendo com alguma frequência certa dificuldade no engate da 1ª marcha? Explico: O engate da 1ª no meu carro apresenta pequena resistência em alguns momentos (posições de parada) e outros momentos encaixa com mais suavidade. Já ouvi comentários que é característica de câmbio GM. Há quem diga ainda que pela proximidade da Ré (aliado ao sistema de anel para o engate) a 1ª realmente sofreria pequeníssima dificuldade de engate. Enfim, o(a)s amigo(a)s estão passando pela mesma experiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


O meu também apresenta resistência no engate da ré, mas como já estava acostumado com o carro do meu pai (Hilux), peguei o macete de soltar o freio um pouco pro carro se movimentar (bem pouco) e logo ela "encaixa"... pode parecer estranho, mas aqui é assim...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, respondi errado,

mas pensei na 1º tb, na segunda semana com o carro me preocupei com isso tb, mas logo acostumei, a resistência existe, mas é bem pequena.

E reiterando e corrigindo o que disse, não entra de jeito nenhum com o carro em movimento. Com carros mais velhos você at´consegue reduzir até a primeira, mas nos novos fica mais complicado. Então 1ª só parado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

normal em carro GM? só se for a ré, dependendo de como o carro ficou parado parece que a engrenagem trava, aí é só soltar o freio de mão ou dar uma aceleradinha pra frente, e pronto.

agora dificuldade na 1ª é problema, ainda mais em carro novo assim.

se fosse eu levaria na CSS, e não engula essa de que é normal em carro GM!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o que eu percebi, é que para engatar a primeira marcha, existe menos resistência em velocidades mais baixas, tipo abaixo de 10km/h. Você está em sergunda se preparando para manobrar e desengata. Quando você vai engatar a primeira, parece que tem uma trava... aí você mantém a mão tentando selecionar a primeira, enquanto o carro vai desacelerando, e chega uma hora que a marcha destrava e deixa você engatar a primeira.

Me parece proposital, e sinceramente, não incomoda nem um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, quando o carro foi retirado pela minha mãe e acompanhei ela pelo percurso ate em casa com meu carro, vi que ela tava dirigindo de forma esquisita principalmente ao subir, e ela dirige super bem, quando chegamos em casa guardei meu carro e acompanhei ela estacionando e ouvia muito estalo da transmissão, quando questionei vi que ela tava achando que a terceira marcha era a primeira visto a dificuldade enorme em engatar a primeira (não sei se ela veio de la pra k usando a terceira pra partir ou foi só no estacionamento kkkkkk), eu mesmo fiquei confuso ate forçar um pouco fazendo engate da segunda seguido da primeira (que fazia em um VW que tínhamos começo da década passada).

Fiz vários testes e vi que isso é muito incomodo, meu carro é um 207 da Peugeot e o engate é normal como dos outros carros que já dirigi, claro que existe uma certa trava de segurança em todos mas achei o do Onix travado por demais e fomos na revenda checar, la peguei um outro Onix mas de teste drive, não percebi a dificuldade mas julguei q, por ser de teste drive, já estava gasto de certa forma. Disseram para rodar que ia melhorar, ela vem rodando nele todos os dias e não se incomoda mais.

Fazia uns dias q não pegava no Onix e ontem sai com ele, não esta como no primeiro dia, acredito que deve ser uma característica do cambio e considero um ponto negativo quanto a isso, eu curto mt o onix mas o cambio é incomodo na primeira marcha.

Se tiver algo errado espero que apareça dentro da garantia hehehehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, quando o carro foi retirado pela minha mãe e acompanhei ela pelo percurso ate em casa com meu carro, vi que ela tava dirigindo de forma esquisita principalmente ao subir, e ela dirige super bem, quando chegamos em casa guardei meu carro e acompanhei ela estacionando e ouvia muito estalo da transmissão, quando questionei vi que ela tava achando que a terceira marcha era a primeira visto a dificuldade enorme em engatar a primeira (não sei se ela veio de la pra k usando a terceira pra partir ou foi só no estacionamento kkkkkk), eu mesmo fiquei confuso ate forçar um pouco fazendo engate da segunda seguido da primeira (que fazia em um VW que tínhamos começo da década passada).

Fiz vários testes e vi que isso é muito incomodo, meu carro é um 207 da Peugeot e o engate é normal como dos outros carros que já dirigi, claro que existe uma certa trava de segurança em todos mas achei o do Onix travado por demais e fomos na revenda checar, la peguei um outro Onix mas de teste drive, não percebi a dificuldade mas julguei q, por ser de teste drive, já estava gasto de certa forma. Disseram para rodar que ia melhorar, ela vem rodando nele todos os dias e não se incomoda mais.

Fazia uns dias q não pegava no Onix e ontem sai com ele, não esta como no primeiro dia, acredito que deve ser uma característica do cambio e considero um ponto negativo quanto a isso, eu curto mt o onix mas o cambio é incomodo na primeira marcha.

Se tiver algo errado espero que apareça dentro da garantia hehehehehehe.

Pois é amigo, diante do seu relato e de outros companheiros, parece que existe sim uma ligeira resistência no engate da primeira marcha. Talvez mais perceptível em uns que em outros carros. O fato é que não é uma coisa bacana e principalmente se tratando de 1ª marcha que no trânsito intenso das grandes cidades é uma marcha solicitada o tempo inteiro. Característica de câmbio GM ou não fica uma crítica bem relevante.


Rapaz, é normal com qualquer carro da GM.

Aqui já teve Celta, Classic e agora Prisma... Volta e meia as marchas se mostram difíceis de engatar...

Não vejo como normal. Pode até ser comum em carros GM, o que não é nada bacana. Fica a crítica.


Tive esse problema apenas uma vez, estava parado no engarrafamento só consegui engatar a 1ª depois de 3 tentativas.

Pois é, teve o problema uma vez onde teve de engatar 3 vezes. Isso não é normal em 1ª marcha. Acontece com todo carro na ré. Vez ou outra também tenho que ir e voltar com o câmbio mais de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 anos depois...

Tirei meu Joy 2017 dia 20 do mes passado, sensor de pressão dos pneus com problemas ja na saida da css e agora a quinta arranha pra entrar em 80 por hora +-, alem da primeira ser uma verdadeira academia pra entrar, por vezes na portaria do condominio tenho dificuldade pra por ela e depois para por a segunda também, não é algo normal. enfim, sexta vou na css vero começo dessa novela.. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

O que já percebi é que a 1ª marcha se mostra difícil de engatar em velocidades acima de 10Km/h, já pra engatar a ré nunca tive problemas. Creio que isso seja um dispositivo de segurança, pra não dar trancos no câmbio numa possível redução acidental e ao invés de reduzir para 3ª marcha acabar reduzindo pra 1ª.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é normal acontecer em qualquer cambio manual, de qualquer marca. Acontece com todos, inclusive com os da VW, que o povo tanto "endeusa"..

É só tirar o pé da embreagem, pisar novamente e engatar.

Os câmbios das versões 1.4 de 2014 pra frente, graças à Deus, tem a ré sincronizada, para nunca raspar em manobras rápidas. Por isso que é duro para engatar com o carro em movimento.

Qualquer sintoma diferente, é defeito específico particular da unidade, e não característica.

Excelente o câmbio da GM (top).

Editado por Boeing2016
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá, tenho um Onix 2014 1.0 LT, e percebe que as vezes a 1ª marcha não entra de primeira, parece que trava, tendo que colocar no neutro e tentar novamente, e depois disso "volta ao normal". O problema não ocorre sempre, e normalmente trava uma ou duas vezes, depois todas as marchas entram normalmente. Gostaria de saber se pode ser um problema mecânico ou algo relacionado à lubrificação da caixa de câmbio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.