Amaciamento


Posts Recomendados

vlw pela explicação !!! compensa deixar em marcha mais baixa e acelerar menos, mesmo com um RPM maior, do que deixar em uma marcha maior com um RPM menor mas acelerar mais...é isso ou entendi errado ? kkkk vou fazer um teste no proximo tanque !

 

Exatamente!

 

Com o "econômetro" do Palio dava para ver isso direitinho!

 

Eu sempre tenho a tendência de dirigir assim. Mas no Onix o consumo está alto. Consegui apenas 9,1Km/L na gasolina comum. Porém o carango está com uns 800Km rodados ainda. Vamos ver quando já estiver mais rodado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


apenas deixando um comentario, de 3 marcha hoje na estrada cheguei a 112 km/h proximo dos 115 que cheguei na minha ultima viagem, nao consegui fazer um video, mas te garanto que nao estou mentindo ! hahaha, o meu é um onix 1.0 LT meu carro completou 3mil km hoje, ando bem com ele, mas o consumo é tenso, 6,5 ~ 7 no alcool e nao consigo passar dos 9, xx na gasolina, nao sei se é o jeito que eu ando, nao sei andar igual tiozao a 40 km/h , vou ver se me esforço e ando tranquilão igual gringo apreciando a selva de pedra ! kkk talvez assim eu passe dos 10 na gasolina...

 

mas aparentemente quanto mais eu ando com o carro, mais ele desenvolve melhor, e fica mais macio ! estou doido para sentir ele apos a primeira troca de oleo, quando for trocar o oleo mineral pelo sintetico...acho que ficará mais gostoso ainda de dirigir ! 

Instala a Polia regulavel o meu classic tbb era assim depois da polia faz ate 15 na gasosa haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apenas deixando um comentario, de 3 marcha hoje na estrada cheguei a 112 km/h proximo dos 115 que cheguei na minha ultima viagem, nao consegui fazer um video, mas te garanto que nao estou mentindo ! hahaha, o meu é um onix 1.0 LT meu carro completou 3mil km hoje, ando bem com ele, mas o consumo é tenso, 6,5 ~ 7 no alcool e nao consigo passar dos 9, xx na gasolina, nao sei se é o jeito que eu ando, nao sei andar igual tiozao a 40 km/h , vou ver se me esforço e ando tranquilão igual gringo apreciando a selva de pedra ! kkk talvez assim eu passe dos 10 na gasolina...

 

mas aparentemente quanto mais eu ando com o carro, mais ele desenvolve melhor, e fica mais macio ! estou doido para sentir ele apos a primeira troca de oleo, quando for trocar o oleo mineral pelo sintetico...acho que ficará mais gostoso ainda de dirigir ! 

 

Pois, é lembrei agora q minha esposa liga o ar toda hora, pode ser isso que eu nao passei de 108 em terceira... o meu tbem faz 7 no alcool ! não tem jeito, se não ele não anda haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois, é lembrei agora q minha esposa liga o ar toda hora, pode ser isso que eu nao passei de 108 em terceira... o meu tbem faz 7 no alcool ! não tem jeito, se não ele não anda haha

Deve ser isso então ! Nesse meu ultimo tanque consegui a proeza de 7,6 no álcool ! Agora estou contente ! Kkkk trabalhei melhor as marchas e evitei arrancadas desnecessárias ! Alem de esperar o motor esquentar um pouco para esticar !

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
essa é uma duvida que sempre tive Vilanova, deixo em 5 com a rotação mais baixa, só que acelerando quase tudo para manter a velocidade, ou deixo na 4 marcha em rotaçao mais alta ( 4 mil + ou - ) mas acelero menos para manter a velocidade ?

tenho duvidas qual das duas "configurações" eu deveria dirigir para consumir menos e "estragar" menos o motor...como voces fazem na estrada ?

Engcolombo, verifiquei isso no meu antigo carro que tinha consumo instantaneo no CB. O que eu percebi foi que o consumo esta diretamente relacionado ao quanto voce pisa com o pe direito!!!!! Mas os testes que eu fiz foram sempre tomando por base 3500 rpm.... por exemplo.. subindo uma serra de 4 a 3500 rpm ou de quinta pisando tudo pra manter a msm velocidade..... fui claro?? Rs

Sent from my GT-I9295 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser isso então ! Nesse meu ultimo tanque consegui a proeza de 7,6 no álcool ! Agora estou contente ! Kkkk trabalhei melhor as marchas e evitei arrancadas desnecessárias ! Alem de esperar o motor esquentar um pouco para esticar !

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

O meu 1.4 consome no alcool 8.0 fazendo uma media de 80% urbano, sendo o trecho rodoviario algo como uma via expressa!! Estou muito satisfeito!!!

Sera que o 1.0 e 1.4 conseguem a mesma media mesmo???

Sent from my GT-I9295 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Onix não existe a necessidade de amaciamento, pois ele adotar método de "brunimento" para o acabamento interno dos cilindros... Isso faz com que a lubrificação em regimes variáveis de temperatura e pressão, sejam sempre estáveis, nao influenciando no consumo (depende do modo de condução) e mto menos no desgaste das peças, que pelo contrário a técnica serve para aumentar sua durabilidade!!!! Não se preocupem com amaciamento, tdos proprietários de Onix estão em bons volantes!!! Parabéns pra nós!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Onix não existe a necessidade de amaciamento, pois ele adotar método de "brunimento" para o acabamento interno dos cilindros... Isso faz com que a lubrificação em regimes variáveis de temperatura e pressão, sejam sempre estáveis, nao influenciando no consumo (depende do modo de condução) e mto menos no desgaste das peças, que pelo contrário a técnica serve para aumentar sua durabilidade!!!! Não se preocupem com amaciamento, tdos proprietários de Onix estão em bons volantes!!! Parabéns pra nós!!!

<br /><br />Mesmo assim um desgaste inicial das pecas pelo menos ate os 5000km ocorre, mesmo com pecas cortadas a laser e tratamentos específicos, na hora de rodar ocorre sempre um assentamento delas ! Obviamente muito mas muito diferente do que se via a um tempo atrás, por isso algumas pessoas ate trocam o óleo com 5000km para retirar possíveis limalhas ou pó de metal do óleo e evitar maiores desgastes, mas concordo que as técnicas evoluíram muito e hoje em dia você pode andar despreocupado e trocar o óleo só nos 10000 sem maiores problemas ! Mas e se eu andar direto acima de 4mil rpm ? Terei com certeza um desgaste maior nos primeiros km rodados, depois as pecas vão assentando e tudo roda fluido ! Ate obviamente alguns bons km rodados onde as pecas vão estar muito desgastadas e começar a apresentar problemas, igual ao comando de valvula do meu antigo corsa tive que trocar toda a parte de cima nos 100.000 depois de um forte desgaste , mas ate lá ele foi liso liso ! A proposito, alguem ja usou "aditivo de óleo" militec ou molykote ? Dizem que não eh um aditivo de óleo e sim um redutor de atrito, onde o produto "gruda" nos metais e passa a ocorrer a fricção de militec com militec ao invés de metal com metal... Alguem aqui ja usou ? Pode informar o que achou reduz o ruido ao andar com alcool ? Posso colocar por exemplo apos a minha troca dos 5000 km sera ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engraçado que a minha 3 foi ate 112 mas a minha 4 nao passou de 145 ! kkk 187 com o 1.0 ? foi sem dó em ?! kkk

 

meu maximo foi 170 acompanhei um i30 que queria me passar e nao conseguiu ! kkkk na castelo branco tambem ! otima estrada !!!

 

Hahahahaha! 187 mesmo, num descidão que tem logo que se entra na Castelo (pela SP-225).

 

Direto eu chamo 150 em 4ª... não tinha muita dó não... ainda mais quando tinha acabado de tirar. Agora eu vou tranquilo porque a conta tá vindo... hahahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahaha! 187 mesmo, num descidão que tem logo que se entra na Castelo (pela SP-225).<br /><br />Direto eu chamo 150 em 4ª... não tinha muita dó não... ainda mais quando tinha acabado de tirar. Agora eu vou tranquilo porque a conta tá vindo... hahahahaha!

<br /><br />Kkkkkkkkk se for no álcool ele evaporando literalmente ! Kkkkk ainda não tive espaço para puxar mais que 165 + ou -, vou ver se arrimo uma pista fechada para testar a velocidade máxima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu 1.4 ta dando 122 de terceira e a 170 de quarta sem cortar... ainda nao tive pista pra passar disso, mas to mto satisfeito com a disposicao do 1.4!

Sent from my GT-I9295 using Tapatalk

Que disposição em ! Kkk as vezes me arrependo de não ter gasto uns 6 mil a mais e ter pego o 1.4 kkk mas o arrependimento passa rapidinho kkkkkk =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que disposição em ! Kkk as vezes me arrependo de não ter gasto uns 6 mil a mais e ter pego o 1.4 kkk mas o arrependimento passa rapidinho kkkkkk =P

 

Vale a pena investir no 1.4 ..... Pelo que estou lendo aqui no forum as medias de consumo sao mto proximas nas duas motorizações!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena investir no 1.4 ..... Pelo que estou lendo aqui no forum as medias de consumo sao mto proximas nas duas motorizações!!!

Eu acho a media do 1.4 melhor do que a do 1.0, você deve fazer facilmente mais do que meus 7,5 no álcool...quem tem condição financeira com certeza vale a pena !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a algumas semanas minha mudança de Campos RJ pra Itajaí SC, por causa do meu cachorro, decidi despachar a mudança e ir de carro pra Itajaí. É um trajeto de 1304 km, foi uma prova tanto pro Zuzinho (que estava com 1100km) quanto pra mim, que nunca fiz uma viagem rodoviária tão grande. Toquei o percurso direto, as paradas foram basicamente para comprar um lanche e abastecer. Não fiz uma média pois como seria minha primeira viagem e não conhecer bem o caminho decidi em abastecer cada vez que o marcador apontasse meio tanque.

Estou acompanhando esse tópico desde a abertura, e muito do que foi escrito aqui utilizei nessa viagem, mesclei a direção suave com a agressiva como descreveram aqui, e meio que to sentindo uma mudança no comportamento do carro. Hoje ele já está com 3300 km, e logo já está em tempo de fazer a 1ª troca de óleo, depois dessa acho que sua performance deva melhorar mais ainda. Gostaria de apontar as impressões que tive do carro durante a viagem:

- Conforto: a posição em dirigir do carro é impressionante, a regulagem de altura do banco e volante permitem a você mudar um pouco de posição. Só fui sentir de verdade o cansaço da viagem quando já estava em Joinville, ou seja, na porta de casa.

- Ar condicionado: vi bastante comentários em relação ao ar, comigo foram 17 horas de uso direto, e em algumas vezes tive de fechar a saída de ar do meu lado pq tava sentindo a mão doer de frio.

- Som interno: nenhum, sem mais... 

- Sensação de segurança nas curvas e ultrapassagens.

 

Pessoalmente já estava contente em ter escolhido o Onix, agora, depois dessa viagem fiquei ainda mais apaixonado pelo carro, posso dizer que foi aprovado por minha esposa, filhos e pelo Buck (o cachorrinho) que viajou conosco, pois praticamente a viagem inteira e cada vez que tínhamos que parar ele reclamava.

Editado por Andre Coelho
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um mecânico da CSS que é aluno meu na faculdade, falou que se não pisar fundo o carro fica manco.

Mentira e verdade, se não forçar o motor ele vai amaciar mas vai demorar mais, para amaciar antes só forçando mesmo, tem gente que diz que tudo isso é mentira e você tem que andar normal e ta tudo certo, blza, pode ate estar tudo certo, mas se quer que ele fique solto mais rápido tem que forcar, por exemplo um carro de 50.000 km rodados não vai ficar manco só porque o motorista não andou com ele em rotações altas....mas um carro de 2.000 km rodados pode estar manco por isso, mas é questão de tempo, sei lá eu acredito nisso, porque tive exemplos com carros iguais e condutores diferentes, um subindo bem o giro e outro não, e o que forçava andava mais, mas tem outros fatores também, e ao longo do tempo isso não vai fazer diferença nenhuma ! Se alguem tiver experiencias diferentes posta ai é uma discussão interessante ! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.