Alterações no medidor de combustivel (painel)


Posts Recomendados

Alguem ja notou alguma alteração no painel quanto ao medidor de combustivel?

Explico: O medidor digital do meu Onix LT, ja demonstrou algumas alterações do tipo;

marcar niveis muito diferentes (quantidade de barrinhas) em intervalos pequenos de tempo e quilometragem.

No ultimo mês completei o tanque e percebi que o medidor nao indicava todas a barrinhas, perguntei ao frentista e o mesmo afirmou que realmente encheu o tanque "até a boca".

Enfim, acredito que seja um problema especifico do meu veiculo, mas gostaria de saber se alguem notou alguma alteração neste sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Alguem ja notou alguma alteração no painel quanto ao medidor de combustivel?

Explico: O medidor digital do meu Onix LT, ja demonstrou algumas alterações do tipo;

marcar niveis muito diferentes (quantidade de barrinhas) em intervalos pequenos de tempo e quilometragem.

No ultimo mês completei o tanque e percebi que o medidor nao indicava todas a barrinhas, perguntei ao frentista e o mesmo afirmou que realmente encheu o tanque "até a boca".

Enfim, acredito que seja um problema especifico do meu veiculo, mas gostaria de saber se alguem notou alguma alteração neste sentido.

Thiago,

Comigo nunca aconteceram estas alterações no indicador de nível de combustível mas queria recomendar a você que evite permitir que os frentistas abasteçam o tanque "até a boca".

Esta pratica não é aconselhável uma vez que pode prejudicar uma especie de filtro que o sistema possui, chamado cânister.

Esse filtro possui pequenos grãos de carvão ativado, cuja função é reter os vapores de combustível. Quando a pressão do tanque aumenta, partículas de combustível líquido chegam até o filtro aumentando o tamanho dos grãos de carvão. Com o passar do tempo os grãos incham e estouram o filtro liberando pequenas partículas diretamente para o motor, provocando cheiro forte de combustível e falhas de funcionamento.

Portanto, quando o bico de abastecimento for desativado automaticamente, já é o indicio de que o nível máximo foi atingido.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu nas duas vezes que enchi o tanque pedi pra parar no primeiro desarme da bomba e realmente ficou faltado uma barra pra completar.

Tive a mesma situação, enchi o tanque e no primeiro desarme parei com o abastecimento, ao rodar cerca de 60 km, já havia descido 2 barrinhas, fui ao posto de combustivel e novamente enchi o tanque seguindo a instrução do manual que diz que no terceiro desarme da bomba deve ser interropido o abastecimento, só que do primeiro desarme pro terceiro, só acrescenta + - 1,5 l de combustivel, isso ta certo?

o consumo de combustivel ficou normal pois ao destravar a primeira vez, marquei q quantidade de litros, cerca 6,13 litros, o consumo ficou em 9.1 km/l.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcar niveis muito diferentes (quantidade de barrinhas) em intervalos pequenos de tempo e quilometragem.

Aconteceu isso ACIMA comigo também. Desceram duas barras sendo que andei menos de 10km. Vou observar com calma daqui para frente.

Pois é Pola,

Segundo o manual, o tanque comporta 54L de combustivel.

O marcador do painel contem ao todo 12 barrinhas, o que nos dá 4,5L por barrinha.

Usando uma média de consumo de aprox 10km/L (INMETRO), significa dizer que a cada 45km consumiria uma barrinha.

consumir duas barrinhas em menos de 10km percorridos é realmente estranho, e ja aconteceu comigo tbm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Enchi o tanque ontem, andei 60 km e já desceu uma barrinha. Sem contar que antes de abastecer, o carro acusou fim da reserva mas ainda havia algo em torno de 6 litros.

Aconteceu isso comigo também. Continuei andando mesmo depois de aparecer a palavra COMB e o medidor ficou vazio. Nesse meio tempo abasteci exatos 3,33L de gasolina aditivada (10 reais) e depois de uns 5km fui encher o tanque. No 2º desligamento da bomba do posto, o carro pegou 47L.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pois é Pola,

Segundo o manual, o tanque comporta 54L de combustivel.

O marcador do painel contem ao todo 12 barrinhas, o que nos dá 4,5L por barrinha.

Usando uma média de consumo de aprox 10km/L (INMETRO), significa dizer que a cada 45km consumiria uma barrinha.

consumir duas barrinhas em menos de 10km percorridos é realmente estranho, e ja aconteceu comigo tbm...

Thiago, o que vc fez para melhorar isso? O meu tb está tendo este problema, não sei se é por causa do consumo absurdo (caso o medidor esteja correto, ele está fazendo 4 Km/l, pois a última barrinha só fez 17 Km (zerei o odometro para fazer uma média), e as outras duas anteriores tb tiveram essa média. Peguei o carro sexta feira e já estou super preoucupada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francielle, não se pode medir o consumo assim. As barrinhas não funcionam de modo linear.

Se vc tiver marcado a quilometragem quando vc encheu o tanque, você pode enche-lo novamente, até o mesmo ponto, ou seja, até o primeiro desarme automático, segundo automático... Veja quantos litros você consumiu e assim faça a medição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francielle, não se pode medir o consumo assim. As barrinhas não funcionam de modo linear.

Se vc tiver marcado a quilometragem quando vc encheu o tanque, você pode enche-lo novamente, até o mesmo ponto, ou seja, até o primeiro desarme automático, segundo automático... Veja quantos litros você consumiu e assim faça a medição

Primeiramente obrigada pela resposta, David.

Acho que vc pode me ajudar..

Vc possui um LTZ,logo tem computador de bordo, certo? Vc já reparou que o medidor não está descendo de forma correta?

Pq hoje estou com 91,5 Km rodados, quando abasteci (enchi o tanque) estava com 17 Km. Hoje ele já desceu a terceira barrinh (parou em 91,5). Zerei o odometro para ter outra média (já que o meu carro não tem computador de bordo) e vou esperar para ver quantos Km ele faz na quarta barrinha.

Por mais que não seja a maneira mais correta, vc não acha que está decendo muito rapido pela Km informada? Foram no total 74,5 Km rodados com (4,5 L * 3 barrinhas), ou seja uma média de 5,52 por Km rodados.

Muito obrigada!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não tenho um LTZ, eu não sei porque aparece LTZ no meu perfil aqui do fórum. Antes aparecia LS, ai parece que fui evoluindo, hehehe, mas não entendi até hoje porque.

Vamos lá, você ta usando etanol?

Como são seus trajetos? curtos, longos, engarrafado, estrada...

Quanto às barrinhas, tente não se ligar muito a elas, com o tempo você vai ver que não é linear, tem barrinha que demora muito mais que as outras, geralmente, sempre parece que as de baixo duram mais.

Não se preocupe com o consumo, o primeiro tanque é SEMPRE o pior.

Eu recomendo que você espero até a metade, ai encha o tanque da mesma maneira que encheu antes. Ai veja quantos litros entraram e quantos quilômetros você rodou. Essa é a melhor maneira de medir seu consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não tenho um LTZ, eu não sei porque aparece LTZ no meu perfil aqui do fórum. Antes aparecia LS, ai parece que fui evoluindo, hehehe, mas não entendi até hoje porque.

Vamos lá, você ta usando etanol?

Como são seus trajetos? curtos, longos, engarrafado, estrada...

Quanto às barrinhas, tente não se ligar muito a elas, com o tempo você vai ver que não é linear, tem barrinha que demora muito mais que as outras, geralmente, sempre parece que as de baixo duram mais.

Não se preocupe com o consumo, o primeiro tanque é SEMPRE o pior.

Eu recomendo que você espero até a metade, ai encha o tanque da mesma maneira que encheu antes. Ai veja quantos litros entraram e quantos quilômetros você rodou. Essa é a melhor maneira de medir seu consumo.

Estou utilizando gasolina comum.

Eu sei que o primeiro tanque é o pior, mas não esperava que fosse assim tão ruim.. rs

------------------------- Cidade-----Estrada-----Ar condicionador (nível 1)

1ª barrinha - (4,2 Km/l) 90%-----10%---------70%

2ª barrinha - (8,4 Km/l) 60%----- 40%------ --90%

3 ª barrinha - (3,8 Km/l) 30%-----70%---------90%

Média: 5,52 Km/L 60% 40% 83%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera,

essa historia das barrinhas eu acabei deixando de lado. percebi depois de alguns comentarios aqui, que realmente há uma disparidade muito grande nessas barrinhas (umas descem muito rapido outras demoram mais), inclusive ja estacionei o carro na garagem e no dia seguinte reparei uma barrinha a mais quando liguei.

acredito que o sensor que mede a quantidade de gasolina no tanque nao tem muita precisão.

fiz a medição do meu LT 1.0 (80% vias urbanas, ac ligado em 30% do tempo) e me indicou um consumo de 12,8km/l

gasolina.

to bem satisfeito com o carro.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Francielle, como o Thiago fez, realmente não da para medir pelas barrinhas. Outro problema é a quantidade de litros no tanque, é bem provável que você não tenha o enchido por completo, então a média de litros por barrinha já não vale mais.

O melhor que posso falar para você fazer é encher o tanque logo e fazer a média direitinho.

Ainda mais vendo seu esquema, não teria lógica a segunda ter consumo melhor que a terceira...

Fica tranquila que seu consumo não é esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar uma coisa pra vocês: nunca enchi o tanque do carro. Eu prefiro colocar sempre até a metade (60 reais aprox), e depois, quando acender a luz amarela de combustível, eu vou lá e abasteço novamente até a metade. Dura uma semana correta. Eu faço assim até para meu controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Francielle, como o Thiago fez, realmente não da para medir pelas barrinhas. Outro problema é a quantidade de litros no tanque, é bem provável que você não tenha o enchido por completo, então a média de litros por barrinha já não vale mais.

O melhor que posso falar para você fazer é encher o tanque logo e fazer a média direitinho.

Ainda mais vendo seu esquema, não teria lógica a segunda ter consumo melhor que a terceira...

Fica tranquila que seu consumo não é esse.

Obrigada, David!

Realmente está muito estranho, quando fui marcar o consumo da quarta barrinha eu fiz 61 km com ela (pelos meus cálculos anteriores: 13,5 km/l).

Eu vou fazer o procedimento correto qdo abastecer o tanque.

Muito obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite galera...vcs podem me esclarecer 2 coisas??

Vamos lá...

1º: Qto. é a reserva do tanque do Onix (lindooooo)? kkkkkkk

2º: Hoje no meu Classic costumo abastecer com R$10 ou R$ 15 com gasolina e o resto do tanque com etanol. Se eu fizer isso no Onix, será q. dá algum problema? Alguém aqui costuma abastecer assim??

Faço isso, pq meu carro estava grilando (barulho no motor) e segundo meu mecânico disse q. era a gasolina muito forte, q. os pistões trabalham batendo... ai passei abastecer com etanol e parou o barulho, porém faço essa mistura.

Valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera...vcs podem me esclarecer 2 coisas??

Vamos lá...

1º: Qto. é a reserva do tanque do Onix (lindooooo)? kkkkkkk

2º: Hoje no meu Classic costumo abastecer com R$10 ou R$ 15 com gasolina e o resto do tanque com etanol. Se eu fizer isso no Onix, será q. dá algum problema? Alguém aqui costuma abastecer assim??

Faço isso, pq meu carro estava grilando (barulho no motor) e segundo meu mecânico disse q. era a gasolina muito forte, q. os pistões trabalham batendo... ai passei abastecer com etanol e parou o barulho, porém faço essa mistura.

Valew

Olá Everson, a orientação é para que troque o paradigma do combustível só quando o tanque estiver vazio. Depois disso, rode mais alguns quilômetros com o Onix (que é lindo sim, heheh) para que não haja problemas no reconhecimento do novo combustível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.