ESTEPE


CAIO MURTA GMES RIZZO

Posts Recomendados


Pelo que me falaram na hora de entregar o carro, agora é obrigatório os estepes saírem de fabrica com 13".

Tendo sua função apenas para "socorro" mesmo...pois muita gente usava o estepe e não ia arrumar o pneu com defeito, oq é uma infração.

Por um lado até é bom, pois evita os furtos de estepes também...e faz o cara se coçar pra arrumar o pneu de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse pneu é apenas para uso temporário, quando se tem necessidade, como no caso de um pneu furado.

Com isso recomenda-se o conserto do problema o mais rápido possível, pois o mesmo não deve ser usado de forma contínua.

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI297443-10142,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc googlar vai achar algum caso de pessoas que estão recorrendo ao procon para conseguir um step igual as rodas que vem com o carro... Segue o que encontrei a respeito:

Esclarecimentos da lei

De acordo com as consultas que foram feitas no código brasileiro de trânsito, o estepe e citado como um item obrigatório que deve estar no carro. Porém, a lei realmente não apresenta qualquer informação relacionada com o tamanho do estepe que deve estar presente no carro. Como o número de reclamações especificas sobre este ponto acabou aumentando muito nos últimos meses sobre o assunto, a questão acabo despertando o interesse da Câmara dos Deputados, onde está circulando um projeto de lei que, se for aprovado, obriga as montadoras a fornecer estepe na mesma dimensão das rodas originais.

O documento que está circulando entre os representantes da câmara já passou pelas mãos de representantes do direito do consumidor e agora passa pela análise da Comissão de Viação e Transporte. Somente depois desse processo é que o projeto de lei será encaminhado para votação. Mas mesmo antes de ter esta lei aprovada no câmara, algumas decisões judiciais estão sendo emitidas em favor dos consumidores que se sentem lesados pelo fato de estarem levando para casa um estepe menor do que o tamanho das rodas originais.

No caso do empresário que acionou a justiça para a troca do estepe, por exemplo, a decisão foi realmente em favor do consumidor, porque o juiz entendeu que mesmo que o estepe que esteja sendo oferecido esteja dentro das normas técnicas que está regendo o produto, ela não pode passar por cima das normas que estão descritas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Orientações

Portanto, se algum motorista também estiver se sentindo prejudicado em relação do estepe, as orientações são para que o motorista entre em contato primeiramente com a montadora do veículo para saber se não existe alguma possibilidade de troca, e posteriormente o acionamento do Procon, que pode encaminhar junto com o proprietário uma ação na justiça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não e so fino como aro 16, agora imagine vc viajando e a pneu furo, você tem que andar alguns kilometros com roda mais fino ( sem estabilidade ) e com aro maior ( destruindo o carro ) e uma pena a chevrolet lançar um carro ta bonito e vacila em pequenos detalhes

o fato da roda ser maior ou menor não destroi o carro, pois o diâmetro do conjunto deve ser igual..

agora a estabilidade é fato que é um problema...

Enviado de meu Transformer Prime TF201 usando o Tapatalk 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses estepes novos são chamado 80/80. Se chama assim por dois motivos:

1 - vc só pode andar no máximo a 80km/h para nao comprometer sua segurança

2 - vc só pode percorrer 80km com ele

Essas informações estão no manual (pagina 239)

----

se curtir meu post clique no + abaixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - vc só pode andar no máximo a 80km/h para nao comprometer sua segurança

2 - vc só pode percorrer 80km com ele

Cara, isso é absurdo. Quer dizer que se eu estou na estrada, a mais de 80km de qualquer lugar onde eu possa arrumar outro pneu, será perigoso, ou no mínimo "não seguro" andar com esse pneu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso é absurdo. Quer dizer que se eu estou na estrada, a mais de 80km de qualquer lugar onde eu possa arrumar outro pneu, será perigoso, ou no mínimo "não seguro" andar com esse pneu?

Um funcionário da css me confirmou essa informação, achei simplesmente um absurdo, essa distância é muito pequena pelas dimensões do nosso país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um funcionário da css me confirmou essa informação, achei simplesmente um absurdo, essa distância é muito pequena pelas dimensões do nosso país.

Cara, 80km não é nada... é melhor chamar logo um guincho...

Pelomenos se o estepe fosse do igual aos outros pneus, você poderia terminar a ida ou volta da viagem e resolver o problema em qualquer borracharia, sem ter que guinchar.

Ainda que esteja dentro dos padrões da ABNT, isso é um absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, 80km não é nada... é melhor chamar logo um guincho...

Pelomenos se o estepe fosse do igual aos outros pneus, você poderia terminar a ida ou volta da viagem e resolver o problema em qualquer borracharia, sem ter que guinchar.

Ainda que esteja dentro dos padrões da ABNT, isso é um absurdo.

Perfeita a sua colocação, chama o guincho e pronto, melhor do que arriscar sua vida, de quem mais estiver junto e de outras pessoas que não tem nada a ver com isso.

Com esse estepe temporário o problema tem que ser resolvido no momento, fico imaginando eu saindo de férias e ter que ficar procurando borracharia a menos de 80 km :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, há algum tempo vi uma reclamação inversa, se não me engano no corolla. O porta mala ficou pequeno porque no Brasil era obrigatório colocar um estepe igual as rodas principais e lá fora isso não era necessário. Não sei se a legislação daqui mudou, porém se realmente não puder andar mais de 80km é problema. No último fds vim de Olímpia pra SP (dá uns 430km) e andei uns 200km sem encontrar um posto decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok... viajando... fura o pneu... coloca o step de moto... e vai a 80km/h procurando borracharia na estrada... isso se borracharia resolver, imagina se rasgar o pneu e tiver que comprar outro, no meio da viagem, no meio da estrada!

e ainda tem que guardar o pneu original no porta-malas, será que encaixa no espaço do step? hum....

e essa informação de rodar só 80km (distância percorrida) é real? Então roda 80km de chão, e aí tem que comprar outro step?!?!?!??

pior que todo carro tá vindo assim, ao menos da GM... fui ver o Sonic, um carro de 55mil, e tá lá o stepzinho fininho!

no Agile não é step de moto, é de aro menor porém o pneu é largo... os pneus são 15 e o step 14, porém normal de largura... menos mal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e essa informação de rodar só 80km (distância percorrida) é real? Então roda 80km de chão, e aí tem que comprar outro step?!?!?!??

Amigo, a informação procede sim, o pneu é chamado de 80/80 por motivos óbvios.

Nem tinha pensado nisso, o pneu além de temporário é descartável também... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem que o limite de velocidade com esse pneu é 80km/h... mas da onde saiu essa informação de que da para rodar apenas 80 km com ele?

Se tiver que comprar outro desses, pela metade desse valor da para comprar uma roda de ferro e um pneu normal do mesmo tamanho dos outros para deixar no lugar dele... e vale muito mais apena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que sentei. Se eu tiver a infelicidade de ter que usar um deste e gastar os 80km, jogo fora e compro uma roda logo.

Dá pra comprar uma roda de ferro e um pneu na medida normal.

Tudo bem que o limite de velocidade com esse pneu é 80km/h... mas da onde saiu essa informação de que da para rodar apenas 80 km com ele?

Se tiver que comprar outro desses, pela metade desse valor da para comprar uma roda de ferro e um pneu normal do mesmo tamanho dos outros para deixar no lugar dele... e vale muito mais apena.

Essa informação de 80km obtive de um funcionário da concessionária onde comprei o carro.

Nesse site já fala que é 80km por vez, mas isso tá bem confuso:

http://avol.jusbrasil.com.br/politica/103493900/estepe-fino-no-seu-bagageiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra comprar uma roda de ferro e um pneu na medida normal.

Essa informação de 80km obtive de um funcionário da concessionária onde comprei o carro.

Nesse site já fala que é 80km por vez, mas isso tá bem confuso:

http://avol.jusbrasil.com.br/politica/103493900/estepe-fino-no-seu-bagageiro

Caros,

Acredito que isto se refira somente a velocidade maxima que este pneu pode rodar. Agora dizer que um pneu pode rodas somente 80km não tem logica alguma. Este é um pneu como outro qualquer somente possui o limite de velocidade bem baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tá de sacanagem esse preço do pneu step??!??!?!?!

faz-me rir!

alguém já mediu pra ver se cabe um pneu com roda normal ali no buraco do step?

e ali diz mesmo que é 80km por vez, agora uma coisa que tb me preocupou e não havia pensado... diz que pode ser em qualquer roda, mas colocar esse step slim na roda da frente... sei nao hein!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.