Média de consumo.


Cjdcoutinho

Posts Recomendados


Pois é, para obter uma boa média é preciso aliviar o pedal do acelerador. A Rodovia Castello Branco aqui em São Paulo é muito boa, com grandes retas e aclives suaves o que permite economizar bem. Na volta acelerei um pouco mais e já deu para perceber que ele consumiu acima do valor da ida. De volta à realidade, ou seja, no dia a dia em SP, ele faz a média de 7,8 km/l de etanol. Por enquanto ele rodou 1600km só com etanol. Farei futuramente uma experiência com gasolina aditivada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal! Feliz ano novo a todos!

Cheguei de viagem ontem e tenho as médias:

Ida e volta: 1200 Km

Ar condicionado 100% do tempo.

Modelo: 1.4 Ltz

Combustível: Gasolina

Média de comsumo do computador de bordo: 13.5 ida e 14.6 volta

Média de velocidade do computador: 84,1 Km/h (marquei este dado apenas na volta)

Medição somente em estrada.

Gostei muito das médias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Seguem minha médias:

Motorização: LTZ 1.4

Combustivel utilizado: gasolina comum

Tipo de trecho percorrido: urbano

Ar condicionado ligado: sim (95% do tempo)

Consumo: 9.4 km/l

Esse foi o meu 1º tanque. A média 9.4 km/l foi pelo CB.

Espero que as médias melhorem no 2º tanque.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu já está com quase 3000km rodados, perdi a conta do número de tanques hahaha. As duas útlimas médias que obtive;

Motorização: LT 1.0

Combustivel utilizado: Gasolina

Tipo de trecho percorrido: Urbano (40%) e Estrada (60%)

Ar condicionado: Sim (100% do tempo) cidade com 35º na sombra é osso :/

Consumo: 12 km/l

Outra média:

Motorização: LT 1.0

Combustivel utilizado: Gasolina

Tipo de trecho percorrido: 70% Urbano e 30% estrada

Ar condicionado: Sim (100% do tempo)

Consumo: 10.9 km/h

Médias tiradas no lápis mesmo, marcando com o hodômetro e sempre enchendo o tanque normalmente. Esperada médias um pouco melhores, principalmente na estrada, mas grande parte é devido ao meu pé um pouco pesado. O 1.0 tem que ralar pra aguentar o tranco huhasuashushu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tirando a média do meu agora, estou no segundo tanque e utilizei gasolina aditivada (shell v-power).

O meu é um Onix LT 1.4 e vou andar 80% em local urbano (cidade) e o restante em rodovia (BR) e quase sempre com 1 ou 2 dentro do carro e com AR ligado em média 65% do tempo.

APRENDA A TIRAR A MÉDIA DE CONSUMO DO SEU ONIX:

Seguinte, anote a quilometragem atual e complete o seu tanque com o combustível desejado, ande até chegar na reserva ou próximo da reversa e volte NO MESMO POSTO e mande completar novamente (se possível na mesma bomba) e pegue a quilometragem que vc anotou e compare com essa nova quilometragem do segundo abastecimento e divida pela QUANTIDADE DE LITROS QUE FOI ABASTECIDO e pronto, tá ai um calculo 99% seguro.

Obs.: Peça para o frentista não arredondar valores, quando o sistema da bomba parar de abastecer peça para que não seja colocado MAIS NADA de combustível e faça o mesmo no segundo abastecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

meu 1.4 LTZ, fiz na estrada 14.3Km/l com gasolina e com ar condicionado ligado, andei bem de boa acerca de 90 a 100 Km/h e fiz um trecho de 260 KM, fiquei até contente, mas no fim de semana seguinte fiz a mesma viagem com o HB20 1.6 com ar ligado e tudo igual no entanto o consumo do HB20 foi de 15.7/litro dai fiquei de cara.

Conversei com o meu mecânico e ele disse que é por que o HB20 tem motor mais moderno e com 16 válvulas de comando variável, enquanto o motor do onix é o jurassico motor da chevrolet que equipava os primeiros corsas que eles foram melhorando com o passar dos anos e mudando o nome;

Primeiro era o EFI (injeção eletronica de combustivel)

Depois veio o MPFI (injeção eletronica multi ponto)

Dai quando virou flex mudaram pra VHC (motor de alta compressão)

Depois o VHC-E (esse E de economy)

Dai apertaram os parafusos do motor de novo e mudaram para o Econoflex

E por fim colocaram uma bobina por cilindro (igual no camaro) fizeram um polimento nos cilindros para diminuir o atrito do motor e chamaram de SPE/4.

Dai fiquei de cara quando vi que o motor do cruze é o mesmo 1.8 do vectra antigo, enquanto nos EUA o cruze deles vem com motor 1.4 turbo que é mais potente, economico e tem mais torque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu já está com quase 3000km rodados, perdi a conta do número de tanques hahaha. As duas útlimas médias que obtive;

Motorização: LT 1.0

Combustivel utilizado: Gasolina

Tipo de trecho percorrido: Urbano (40%) e Estrada (60%)

Ar condicionado: Sim (100% do tempo) cidade com 35º na sombra é osso :/

Consumo: 12 km/l

Outra média:

Motorização: LT 1.0

Combustivel utilizado: Gasolina

Tipo de trecho percorrido: 70% Urbano e 30% estrada

Ar condicionado: Sim (100% do tempo)

Consumo: 10.9 km/h

Médias tiradas no lápis mesmo, marcando com o hodômetro e sempre enchendo o tanque normalmente. Esperada médias um pouco melhores, principalmente na estrada, mas grande parte é devido ao meu pé um pouco pesado. O 1.0 tem que ralar pra aguentar o tranco huhasuashushu

Quero ver alguem bater a minha média. O trajeto foi todo rodovia, BR 158, andando até 100km/h, metade com ar ligado e metade sem. O carro é um LT 1.4 e andando sozinho e sem grande bagagem. A média foi de 15,4 com gasolina aditivada ipiranga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Média feita ao reabastecer o carro, de acordo com as instruções do fabionline.

rsrs

Motorização: 1.4

Combustivel utilizado: Gasolina comum

Tipo de trecho percorrido: Cidade

Ar condicionado: 98% do tempo

10.9 km/L - 1º tanque

É isso ai, se seguir oq eu disse da para chegar em um resultado 100% seguro...

Eu fiquei meio triste com o meu resultado:

Motorização: 1.4 LT

Combustivel utilizado: Gasolina aditivada Shell V-Power

Tipo de trecho percorrido: 80% cidade 20% rodovia

Ar condicionado: 80% do tempo

Resultado: 8.5Km/L

Eu estava esperando um resultado melhor, talvez 10Km/L...

A média foi feita no segundo tanque do carro e vou acompanhar novamente para ver se melhora nesse terceiro tanque...

Andei 400Km com 47L de combustível ;(

Sempre em rotações baixas, trocando as marchas entre 2.000 e 3.000 RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai, se seguir oq eu disse da para chegar em um resultado 100% seguro...

Eu fiquei meio triste com o meu resultado:

Motorização: 1.4 LT

Combustivel utilizado: Gasolina aditivada Shell V-Power

Tipo de trecho percorrido: 80% cidade 20% rodovia

Ar condicionado: 80% do tempo

Resultado: 8.5Km/L

Eu estava esperando um resultado melhor, talvez 10Km/L...

A média foi feita no segundo tanque do carro e vou acompanhar novamente para ver se melhora nesse terceiro tanque...

Andei 400Km com 47L de combustível ;(

Sempre em rotações baixas, trocando as marchas entre 2.000 e 3.000 RPM.

Pois é, sempre fiz média assim, meu ex astra 2.0, fazia 10 , 10.8 na cidade, espero que o Onix por ter um motor menor e ser mais leve faça mais. O modo de dirigir que você citou é a famosa receita para econônima, acredito que nessa sua próxima média vai obter bons resultados.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai, se seguir oq eu disse da para chegar em um resultado 100% seguro...

Eu fiquei meio triste com o meu resultado:

Motorização: 1.4 LT

Combustivel utilizado: Gasolina aditivada Shell V-Power

Tipo de trecho percorrido: 80% cidade 20% rodovia

Ar condicionado: 80% do tempo

Resultado: 8.5Km/L

Eu estava esperando um resultado melhor, talvez 10Km/L...

A média foi feita no segundo tanque do carro e vou acompanhar novamente para ver se melhora nesse terceiro tanque...

Andei 400Km com 47L de combustível ;(

Sempre em rotações baixas, trocando as marchas entre 2.000 e 3.000 RPM.

Bom dia Fábio, fiquei triste com o seu resultado também, mas tenhamos fé que vai melhorar.

Entrei na reserva hoje pela primeira vez, mas usei álcool, acho que vou bota-lo novamente.

Meu carro antigo eu só abastecia com V-power, inclusive o álcool que uso é do posto da shell. Por isso me identifiquei com seu post. Meu terceiro tanque certamente vai ser de gasolina.

Assim que puder posto o resultado do meu tanque.


Pessoal, analisando os dados, acho que seria interessante a gente observar se realmente, a proporção de consumo do álcool é 70% da gasolina mesmo, tenho observado consumos bons para álcool, e não tão bons para gasolina.

Se este percentual for maior mesmo, seria interessante rever se vale a pena ou não abastecer gasolina em alguns estados, haja visto que no Brasil a gasolina tem mais de 20% de álcool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.