Roanldo Silva

Onix LTZ Automático - Xiado ao pisar o freio com carro em P

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Comprei um Onix LTZ 1.4 Automático 2017/2018, e hoje percebi um barulho tipo chiado com se escapasse ar ao pisar no freio com o carro em P,  alguém saber dizer se pode ser algo sério, achei muito estranho, nunca vi isso em um carro.

 

Anexei aqui um vídeo para ficar mais claro, percebi que o barulho ocorre também de forma mais discreta com o carro em baixa velocidade, mas o som fica mais discreto por conta do próprio motor em funcionamento, mas do meu ponto de vista incomoda, parece que estou guiando um onibus, pois tive outros carros AT e nunca vi isso, minha principal preocupação é a segurança, e já agendei para levar o carro na CSS.

20180123_201554[1].mp4

Editado por Roanldo Silva
Anexar video

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Os modelos automáticos possuem uma bomba de vácuo elétrica que aciona assim que se reduz o vácuo no servo freio do carro. É um ruído "robotizado".
Agora se for um "barulho de ar", pode ser o vácuo do servo freio sendo liberado. Isso só acontece com o motor e chave de ignição desligados. Ainda assim, somente em alguns modelos de veículos que o ruído é audível. No Onix eu não sei.

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2 horas atrás, Sekiya disse:

Os modelos automáticos possuem uma bomba de vácuo elétrica que aciona assim que se reduz o vácuo no servo freio do carro. É um ruído "robotizado".
Agora se for um "barulho de ar", pode ser o vácuo do servo freio sendo liberado. Isso só acontece com o motor e chave de ignição desligados. Ainda assim, somente em alguns modelos de veículos que o ruído é audível. No Onix eu não sei.

Acho q não, apenas carros turbo por ter um pressão positiva na admissão tem bomba de vácuo elétrica.

Até onde sei, todos os modelos aspirados o vácuo é feito pelo próprio motor, ainda mais o Onix, agora se outro carro mais moderno aspirado possui, já não posso dizer, mas o Onix, MT ou AT, é o próprio motor que faz....

Abs

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O motor é o principal produtor de vácuo para o freio em qualquer veículo, porém a linha Onix/Prisma Automática possui sim bomba de vácuo elétrica, desde o seu lançamento. O seu uso provavelmente esteja relacionado a programação do câmbio AT que acaba abrindo a borboleta da TBI sem intervenção do acelerador para aumentar a rotação e manter a lubrificação do câmbio.

Para ilustrar minha afirmação:

CMe7GXR.jpg

Editado por Sekiya
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Em 22/01/2018 at 21:39, Roanldo Silva disse:

Anexei aqui um vídeo para ficar mais claro, percebi que o barulho ocorre também de forma mais discreta com o carro em baixa velocidade, mas o som fica mais discreto por conta do próprio motor em funcionamento, mas do meu ponto de vista incomoda, parece que estou guiando um onibus, pois tive outros carros AT e nunca vi isso, minha principal preocupação é a segurança, e já agendei para levar o carro na CSS.

20180123_201554[1].mp4

Eu vi o vídeo, e este ruído é semelhante ao da bomba de vácuo elétrica. Pode reparar que o pedal do freio, mesmo com o carro desligado (e ignição ligada) nunca fica duro igual a qualquer outro carro. E ele aciona exatamente logo após pisar no pedal, pois isso libera o vácuo do servo. Fique tranquilo que isso não afeta a segurança, pelo contrário, aumenta.
Temos um Cruze AT e este também possui a bomba de vácuo e faz o mesmo ruído. O Prisma AT que temos também faz o mesmo ruído. Inclusive ao girar a chave na primeira partida do dia, pois o vácuo se perde.

Faça um teste simples: com o motor e ignição desligado, pise no pedal do freio até ficar pesado. Após isso, ligue somente a ignição e ouça o barulho da bomba. Depois pise no pedal e veja se ele ficou macio novamente.

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