Onix LTZ Automático - Xiado ao pisar o freio com carro em P


Roanldo Silva

Posts Recomendados

Comprei um Onix LTZ 1.4 Automático 2017/2018, e hoje percebi um barulho tipo chiado com se escapasse ar ao pisar no freio com o carro em P,  alguém saber dizer se pode ser algo sério, achei muito estranho, nunca vi isso em um carro.

 

Anexei aqui um vídeo para ficar mais claro, percebi que o barulho ocorre também de forma mais discreta com o carro em baixa velocidade, mas o som fica mais discreto por conta do próprio motor em funcionamento, mas do meu ponto de vista incomoda, parece que estou guiando um onibus, pois tive outros carros AT e nunca vi isso, minha principal preocupação é a segurança, e já agendei para levar o carro na CSS.

20180123_201554[1].mp4

Editado por Roanldo Silva
Anexar video
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Os modelos automáticos possuem uma bomba de vácuo elétrica que aciona assim que se reduz o vácuo no servo freio do carro. É um ruído "robotizado".
Agora se for um "barulho de ar", pode ser o vácuo do servo freio sendo liberado. Isso só acontece com o motor e chave de ignição desligados. Ainda assim, somente em alguns modelos de veículos que o ruído é audível. No Onix eu não sei.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sekiya disse:

Os modelos automáticos possuem uma bomba de vácuo elétrica que aciona assim que se reduz o vácuo no servo freio do carro. É um ruído "robotizado".
Agora se for um "barulho de ar", pode ser o vácuo do servo freio sendo liberado. Isso só acontece com o motor e chave de ignição desligados. Ainda assim, somente em alguns modelos de veículos que o ruído é audível. No Onix eu não sei.

Acho q não, apenas carros turbo por ter um pressão positiva na admissão tem bomba de vácuo elétrica.

Até onde sei, todos os modelos aspirados o vácuo é feito pelo próprio motor, ainda mais o Onix, agora se outro carro mais moderno aspirado possui, já não posso dizer, mas o Onix, MT ou AT, é o próprio motor que faz....

Abs

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor é o principal produtor de vácuo para o freio em qualquer veículo, porém a linha Onix/Prisma Automática possui sim bomba de vácuo elétrica, desde o seu lançamento. O seu uso provavelmente esteja relacionado a programação do câmbio AT que acaba abrindo a borboleta da TBI sem intervenção do acelerador para aumentar a rotação e manter a lubrificação do câmbio.

Para ilustrar minha afirmação:

CMe7GXR.jpg

 

Em 22/01/2018 at 21:39, Roanldo Silva disse:

Anexei aqui um vídeo para ficar mais claro, percebi que o barulho ocorre também de forma mais discreta com o carro em baixa velocidade, mas o som fica mais discreto por conta do próprio motor em funcionamento, mas do meu ponto de vista incomoda, parece que estou guiando um onibus, pois tive outros carros AT e nunca vi isso, minha principal preocupação é a segurança, e já agendei para levar o carro na CSS.

20180123_201554[1].mp4

Eu vi o vídeo, e este ruído é semelhante ao da bomba de vácuo elétrica. Pode reparar que o pedal do freio, mesmo com o carro desligado (e ignição ligada) nunca fica duro igual a qualquer outro carro. E ele aciona exatamente logo após pisar no pedal, pois isso libera o vácuo do servo. Fique tranquilo que isso não afeta a segurança, pelo contrário, aumenta.
Temos um Cruze AT e este também possui a bomba de vácuo e faz o mesmo ruído. O Prisma AT que temos também faz o mesmo ruído. Inclusive ao girar a chave na primeira partida do dia, pois o vácuo se perde.

Faça um teste simples: com o motor e ignição desligado, pise no pedal do freio até ficar pesado. Após isso, ligue somente a ignição e ouça o barulho da bomba. Depois pise no pedal e veja se ele ficou macio novamente.

Editado por Sekiya
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 24/01/2018 at 16:34, Sekiya disse:

Eu vi o vídeo, e este ruído é semelhante ao da bomba de vácuo elétrica. Pode reparar que o pedal do freio, mesmo com o carro desligado (e ignição ligada) nunca fica duro igual a qualquer outro carro. E ele aciona exatamente logo após pisar no pedal, pois isso libera o vácuo do servo. Fique tranquilo que isso não afeta a segurança, pelo contrário, aumenta.
Temos um Cruze AT e este também possui a bomba de vácuo e faz o mesmo ruído. O Prisma AT que temos também faz o mesmo ruído. Inclusive ao girar a chave na primeira partida do dia, pois o vácuo se perde.

Faça um teste simples: com o motor e ignição desligado, pise no pedal do freio até ficar pesado. Após isso, ligue somente a ignição e ouça o barulho da bomba. Depois pise no pedal e veja se ele ficou macio novamente.

Show de explicação, o meu é um Activ 2019 e faz o mesmo barulho, estava ficando preocupado.

No que tange ao ser comum antes eu tinha um Jetta que era automático e não tinha esse ruido, enfim a sua explicação foi muito boa e me ajudou muito, quando eu mandar para a revisão vou indagar o mecânico sobre e vamos ver se a resposta será tão boa quanto.

Parabéns pela ajuda. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia! Tenho um LTZ automático 2019 e quando piso no freio ele faz um barulho parecido com a bombinha de água do para-brisa! É normal?

 

Eu tenho um onix ltz AT 2019 e tb faz esse barulho sempre, levei na chevrolet e o mecânico disse ser normal! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renato salgueiro guilherme disse:

Bom dia! Tenho um LTZ automático 2019 e quando piso no freio ele faz um barulho parecido com a bombinha de água do para-brisa! É normal?

Deve ser a bomba que faz vácuo para o sistema de freio.

Seu carro esta na garantia, use ela, leve na CSS e verifique, se tiver defeito peça a troca...

Caso descubra e resolva, deixe uma mensagem.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Em meu prisma 2014 tava funcionando direto a bomba de vácuo ao girar a chave. Desconectei a fiação da bomba com medo de incêndio.  O freio às vezes endurece em manobras. Além do endurecimento ocasional  do freio, haveria mais algum problema  deixando a bomba desligada ?

Editado por Edmad
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmad o único problema seria este mesmo que você relatou. O ruim é que isso afeta a segurança, pois não daria para saber se há ou não vácuo no servo para dosar a pressão no pedal. Provavelmente a válvula que aciona a bomba (fica junto a entrada de vácuo) está travada.

Tente dar umas pequenas pancadas nela com um cabo de chave de fenda, por exemplo, que às vezes ela se solta (na parte em destaque). Isso se a peça que está no seu veículo for igual ao da imagem.

lx8UDb1l.jpg
(Imagem retirada do Mercado Livre)

O que eu percebo é que o servo freio acumula muito pouco vácuo. É um típico erro de projeto. Não sei porque a fábrica não solucionou isso, já que tem a disposição vários engenheiros.
Com tanta demanda, era só projetar outra peça ou até mesmo adaptar o projeto de outro veículo em linha e pronto. Tudo resolvido.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
1 hora atrás, Kleber Viana disse:

Meu carro ta fazendo o mesmo barulho, vi algumas resposta que achei bacana, minha duvida é, o que eu posso fazer ora parar com esse barulho, segue um video pra vocês ouvirem, se puder me ajudar ficarei grato

 

Tente solicitar a troca da bomba em garantia ( se ainda estiver na garantia).

Na CSS peça para andar ou testar em outro carro igual, caso não seja tão alto o ruido, solicite a troca...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 22/01/2018 at 21:39, Roanldo Silva disse:

Comprei um Onix LTZ 1.4 Automático 2017/2018, e hoje percebi um barulho tipo chiado com se escapasse ar ao pisar no freio com o carro em P,  alguém saber dizer se pode ser algo sério, achei muito estranho, nunca vi isso em um carro.

 

Anexei aqui um vídeo para ficar mais claro, percebi que o barulho ocorre também de forma mais discreta com o carro em baixa velocidade, mas o som fica mais discreto por conta do próprio motor em funcionamento, mas do meu ponto de vista incomoda, parece que estou guiando um onibus, pois tive outros carros AT e nunca vi isso, minha principal preocupação é a segurança, e já agendei para levar o carro na CSS.

20180123_201554[1].mp4 19 MB · 28 downloads

Opa... Comprei um Onix LTZ 1.4 Automático 2017/2018. também está com o mesmo barulho quando piso no freio... Conseguiu resolver ou é normal?

Em 29/10/2019 at 15:49, Mano disse:

 

Tente solicitar a troca da bomba em garantia ( se ainda estiver na garantia).

Na CSS peça para andar ou testar em outro carro igual, caso não seja tão alto o ruido, solicite a troca...

Abs

Opa... Comprei um Onix LTZ 1.4 Automático 2017/2018. também está com o mesmo barulho quando piso no freio... Conseguiu resolver ou é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.