Troquei meu Onix - Saudades de umas coisas dele.


wearver

Posts Recomendados

Troquei recentemente meu ONIX LT 1.0 2014 com mylink, camera de ré, farol de neblina e farol projetor por um Polo 1.6 MSI.

Não era minha intensão mudar de carro agora, mas ele apresentava um barulho na suspensão que ninguém conseguiu descobrir, gastei com amortecedor e o barulho ficava lá. Enfim, fiquei revoltado e iriamos trocar de carro no final desse Ano. Porém, estava em um curso perto de uma CSS da VW e vi o novo Polo. Entrei nele e achei legal mas não me agradou a primeira vista, somente depois de ver o preço.

Com a intensão de mudar de carro já na cabeça, fomos na GM e pedimos o valor do LTZ. A vendedora informou que a GM estava com uma "promoção" do LTZ Automatico por 57k. Interessante, mas pediram apenas 26k no meu antigo. Na VW, antes mesmo de falar sobre valores, a vendedora já nos colocou dentro do Polo, sem fazer cadastro nem nada, e já falou que a cor branca ela dava de "gratis". Final da conversa, o Polo MSI 1.6 de 57k ficou por 54k e ainda pegaram 28k no meu carro.

Vamos para a comparação.

O Polo é muito mais macio e mais gostoso de dirigir que o Onix. A suspensão é mais suave e o isolamento acústico é outra coisa. A posição de dirigir é diferente, você fica mais baixo porém a central fica totalmente visível, diferente do mylink que o seu braço fica na frente da tela, tendo que tirar o braço ou se entortar pra ver. O motor 1.6 da VW é muito mais esperto e mais silencioso, e ele é de bloco de alumínio. A cabine dele é mais iluminada, tem 2 lampadas na parte da frente individual e duas atras. A central é parecida com a do Onix com algumas coisas a mais e outras a menos, mas no geral atende a necessidade básica. As duas tem android auto e mirror link. O conforto e a segurança fizeram a gente escolher o Polo, como vocês já sabem, o Onix recebeu nota ZERO no teste de segurança, já o Polo nota máxima, além de que ele já vem com 4 airbags de série e isofix. Na minha versão ele vem com controle de tração, estabilidade, bloqueio eletronico do diferencial e assistente de rampa, mas com marchas manual de 5 velocidades (uma pena não ter 6). A direção elétrica é MUITO mais leve que a elétrica do ONIX, e ainda suspeito que ela seja hidráulica, e em buracos o Polo se comportou melhor que o Onix.

O que tenho saudades do Onix. A parte elétrica dele é muito superior. Farol, limpador, setas, ré e outras coisas mais são controladas pelo modulo e ele que manda o sinal para a caixa de fusível acionar os equipamentos, assim não tem necessidade de ser acionados por Relés. O Polo é tudo Eletro-mecânico. Limpadores por relés, setas por relés, farois e etcs. Dentro dele é um tic tac infernal. Muitos preferem assim, mas ele não avisa se uma lampada queimar, já que esse sinal não passa pelo modulo de controle. O travamento das portas do Onix é mais inteligente, se passageiro abrir a porta dele, somente a dele será destrancada e ao voltar a andar, a porta aberta será trancada, no Polo, ao abrir uma porta, TODAS ficam destravadas, mas ao andar todas travam novamente. O Onix avisa ao travar o carro se alguma porta está aberta, o Polo só vai avisar se o alarme disparar. A ré é acionada sem o motor ligado, no Onix precisava estar ligado para a CanBus enviar o sinal de ré, evitando que acessórios fossem ligados antes de dar a partida. Qualquer versão LT em diante já vinha com limpador com controle de intensidade, lampada no porta malas e porta luvas, no Polo é só as versões TOPs, não sendo a GM exclusiva de fazer economia porca.

No geral estamos satisfeitos com o carro, O Onix apesar de ser lider de vendas peca em segurança, não é uns dos mais lindos carros, mas a versão LTZ vem com luz de posição em LED que não combina em nada com as lampadas amarelas. Ouvi dizer que a GM está com planejamento em tirar do mercado por isso, mas vai demorar uns anos ainda.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Em 12/01/2018 at 10:39, wearver disse:

Troquei recentemente meu ONIX LT 1.0 2014 com mylink, camera de ré, farol de neblina e farol projetor por um Polo 1.6 MSI.

Parabéns. Muito bom seu post.

 

Por favor, já tem ideia de consumo do novo carro para comparação?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 24/01/2018 at 23:39, fascampos disse:

Bom, já que o Onix agora é 3 estrelas, vc levaria o Onix?

Qual vc levaria: Onix LTZ AT por 57k ou Polo 1.6 MSI MT pelos mesmos 57k??

Sim.. O Polo tem controle de tração, estabilidade e bloqueio de diferencial, além de 4 Air bags de série. O Polo é maior e tem mais conforto, impressionante é que a vw fez a suspensão muito macia nesse carro. A embreagem e câmbio também é bem macio nesse carro. 

 

Em 22/01/2018 at 16:09, Carlos disse:

Parabéns. Muito bom seu post.

 

Por favor, já tem ideia de consumo do novo carro para comparação?

 

 

Faz 11 a 12km/l na estrada com álcool.. Isso com ou sem ar ligado, o que achei estranho é que o consumo não muda se ligar o ar, e admito que o ar desse Polo gela demais. Quase nunca fico na velocidade 2, só na 1 e quando não desligo., 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.