junyroman Postado Dezembro 17, 2017 Compartilhar Postado Dezembro 17, 2017 Galera to numa duvida sem fim, to querendo eu mesmo fazer a sangria de freio do meu carro pois tá horroroso o meu sistema, maldita concessionária, acho que trocou apenas com 30 mil. Eu pegue ele com 35 e levei a concessionária 2 vezes, já estou com quase com 60 mil. E pretendo eu mesmo fazer essa sangria. Alguém aqui já fez este trabalho? Gostaria de remover o reservatório, mas não achei em nenhum lugar a forma de retirá-lo, pois vi que ele tem um trava na parte plástica com o cilindro mestre. Alguém tem alguma ideia de como remover, ou se é só com a remoção do cilindro mestre que vai? E qual a forma de fazer a sangria, pois uma hora vejo gente falando que da roda mais distante para a mais próxima, outra hora vejo gente falar que é em X, por conta do ABS. Afinal qual a forma correta mesmo de fazer isso com segurança no ONIX 2013? Obrigado galera, conforme for, vou postando aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sekiya Postado Janeiro 23, 2018 Compartilhar Postado Janeiro 23, 2018 Junyroman, a sangria dos freios é fácil de se fazer. Só arrume um ajudante para bombear o pedal do freio. Eu não recomendo a retirada do reservatório porque as vedações junto ao cilindro mestre podem não aguentar e vazar. Para começar, pegue uma seringa e retire o máximo de fluido do reservatório. É bom porque dá para sugar sujeiras do reservatório. Se não tiver muito sujo, esgote o reservatório bombeando no pedal mesmo e abrindo o sangrador (pode ser de qualquer roda). Utilize um reservatório transparente e mangueiras transparentes (3mm ou 5mm dependendo do tamanho do parafuso sangrador) para fazer a sangria. Depois de retirado todo o fluido, abasteça com o fluido novo. A sequência normalmente é da roda mais distante para a mais próxima, como você disse. Isso é apenas para evitar o contato do fluido novo com o velho no circuito. Mas como todos agora tem ABS de 4 canais, praticamente depois do módulo o fluido corre independente em cada linha. Então dá para seguir qualquer sequência desejada. Para sangrar é conectar o reservatório e a mangueira no parafuso sangrador; pedir para uma pessoa bombear o pedal; segurar pressionado; e abrir o sangrador. E ir repetindo até sair o fluido novo e sem bolhas de ar. Há uma recomendação em veículos mais antigos e com possível dano preexistente no cilindro mestre para não bombear e pisar no pedal até o fundo. Assim seria interessante limitar o curso do pedal do freio com algum calço. Mas em carros novos praticamente não há a necessidade disso. Por fim, não esquecer de sangrar o sistema de embreagem, que utiliza o mesmo fluido de freio. O procedimento é quase igual, mas a sangria normalmente se dá por gravidade (abrir o parafuso sangrador até escorrer o fluido velho sem bombear o pedal de embreagem). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mauro_m Postado Novembro 6, 2018 Compartilhar Postado Novembro 6, 2018 Olá amigo! Onde fica o parafuso sangrador da embreagem, pode colocar uma foto, ouvi falar que é de plástico, confere? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
junyroman Postado Novembro 7, 2018 Autor Compartilhar Postado Novembro 7, 2018 Não @mauro_m o parafuso é de metal, vou ver se tiro uma foto mais tarde e posto. Eu fiz toda a sangria com aqueles borrifadores montados manualmente tipo esse aqui do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7apSQi6vadA Deu tudo certo, troquei todo o fluido e não tive problemas, agora comprei as pastilhas AC Delco e discos da Fremaxx e chegando vou trocar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mauro_m Postado Dezembro 14, 2018 Compartilhar Postado Dezembro 14, 2018 Show! Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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