Sangria de Feios Onix 2013


Posts Recomendados

Galera to numa duvida sem fim, to querendo eu mesmo fazer a sangria de freio do meu carro pois tá horroroso o meu sistema, maldita concessionária, acho que trocou apenas com 30 mil. Eu pegue ele com 35 e levei a concessionária 2 vezes, já estou com quase com 60 mil. E pretendo eu mesmo fazer essa sangria. Alguém aqui já fez este trabalho? Gostaria de remover o reservatório, mas não achei em nenhum lugar a forma de retirá-lo, pois vi que ele tem um trava na parte plástica com o cilindro mestre.  Alguém tem alguma ideia de como remover, ou se é só com a remoção do cilindro mestre que vai? E qual a forma de fazer a sangria, pois uma hora vejo gente falando que da roda mais distante para a mais próxima, outra hora vejo gente falar que é em X, por conta do ABS. Afinal qual a forma correta mesmo de fazer isso com segurança no ONIX 2013?

Obrigado galera, conforme for, vou postando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Junyroman, a sangria dos freios é fácil de se fazer. Só arrume um ajudante para bombear o pedal do freio.

Eu não recomendo a retirada do reservatório porque as vedações junto ao cilindro mestre podem não aguentar e vazar. Para começar, pegue uma seringa e retire o máximo de fluido do reservatório. É bom porque dá para sugar sujeiras do reservatório. Se não tiver muito sujo, esgote o reservatório bombeando no pedal mesmo e abrindo o sangrador (pode ser de qualquer roda). Utilize um reservatório transparente e mangueiras transparentes (3mm ou 5mm dependendo do tamanho do parafuso sangrador) para fazer a sangria.

Depois de retirado todo o fluido, abasteça com o fluido novo. A sequência normalmente é da roda mais distante para a mais próxima, como você disse. Isso é apenas para evitar o contato do fluido novo com o velho no circuito. Mas como todos agora tem ABS de 4 canais, praticamente depois do módulo o fluido corre independente em cada linha. Então dá para seguir qualquer sequência desejada.

Para sangrar é conectar o reservatório e a mangueira no parafuso sangrador; pedir para uma pessoa bombear o pedal; segurar pressionado; e abrir o sangrador. E ir repetindo até sair o fluido novo e sem bolhas de ar. Há uma recomendação em veículos mais antigos e com possível dano preexistente no cilindro mestre para não bombear e pisar no pedal até o fundo. Assim seria interessante limitar o curso do pedal do freio com algum calço. Mas em carros novos praticamente não há a necessidade disso.

Por fim, não esquecer de sangrar o sistema de embreagem, que utiliza o mesmo fluido de freio. O procedimento é quase igual, mas a sangria normalmente se dá por gravidade (abrir o parafuso sangrador até escorrer o fluido velho sem bombear o pedal de embreagem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Não @mauro_m o parafuso é de metal, vou ver se tiro uma foto mais tarde e posto. Eu fiz toda a sangria com aqueles borrifadores montados manualmente tipo esse aqui do youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=7apSQi6vadA

Deu tudo certo, troquei todo o fluido e não tive problemas, agora comprei as pastilhas AC Delco e discos da Fremaxx e chegando vou trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.