Rapid Fire

Motor engasgando pela manhã

Prezados participantes do clube,

Meu veículo, quando abastecido exclusivamente com etanol, tem engasgado nas mudanças de marcha ou quando acelero forte com o motor frio. Isso costuma acontecer na primeira partida da manhã. Sei que alguns tiveram problemas parecidos, mas não vi nenhum específico como o meu.
Antes de sair, deixo o motor ligado por quase 2 minutos e ando com ele em marcha lenta por uns 300 metros até chegar na rua principal. Quando chego nessa rua movimentada e tenho que acelerar devido o fluxo do tráfego, acontecem esses engasgos. Após alguns instantes, isso não acontece mais.
Já abasteci em 3 postos diferentes, etanol comum e aditivado, pra avaliar a possibilidade de combustível ruim... Já usei o aditico ACDelco, o tanquinho de partida a frio está com gasolina Podium há mais de 3 meses e o nível não baixa de jeito nenhum, a temperatura ambiente não está baixa (moro no Rio) e o scanner da autorizada não detectou nenhuma anomalia. O veículo está com 5.000 km.

Alguém teria alguma ideia do que pode ser? Não encontrei nada no fórum que fosse específico com isso. Tive um Celta 12/13 onde fazia o mesmo uso e o bichinho acelerava de manhã sem problema algum. A única diferença que percebia nele era que o tanquinho de partida a frio esvaziava aos poucos, diferente do Prisma 17/18.

Link para o post

2 horas atrás, Rapid Fire disse:

Abraços!

Amigo , carro com 5000 km não justifica ter essa anomalia , sugiro deixar o carro na autorizada um dia e logo de manhã no dia seguinte combinar com o mecânico para  ligar e andar com o carro .

Editado por marcos barreto

Link para o post
18 horas atrás, marcos barreto disse:

Obrigado, Marcos.

Ontem enchi o tanque com a gasolina Premium da Shell (V-POWER Racing) e o funcionamento nesta manhã foi normal, sem engasgos nenhum. O problema mesmo é com etanol.
Ao esvaziar o tanque, vou encher novamente com etanol e verificar se voltarão os engasgos. Sei que não é dificuldade em reconhecimento do combustível, pois quando mudo o combustível no tanque ando por mais de 20 minutos pra não ter erro do sistema se enganar. Quando o scanner foi plugado, ele verificou que o sistema está reconhecendo o etanol no tanque. Então há algum problema na queima desse combustível quando frio.

Vou fazer isso que vc falou. O problema tem sido arranjar tempo pois dependo muito do carro pra trabalhar. Ficar um dia sem ele me prejudica muito, esse foi um dos motivos de  comprar um carro zero km.

• Like 1

Link para o post
Em 13/12/2017 at 11:40, Rapid Fire disse:

Obrigado, Marcos.

Abraços!

Em 12/12/2017 at 14:32, Rapid Fire disse:

Bom dia,

Tenho um Onix Joy, por ter um motor 1.0, sofremos mais com combustíveis de baixa qualidade. Experimente abastecer em outro posto de sua confiança, pois o Etanol que abastecemos é Hidratado, ou seja, na composição do mesmo, possui água, lógico em um percentual admissível para a combustão, mas como todos sabemos, alguns postos pouco se importam com o consumidor, dai temos combustíveis de procedência duvidosa no mercado.

Hoje em dia é difícil achar um posto que vende um combustível de qualidade, infelizmente essa é a nossa realidade. Espero ter ajudado.

Link para o post
1 hora atrás, mauricio13 disse:

Bom dia,

Obrigado, Mauricio13.

Eu descartei etanol de baixa qualidade, pois abasteci em 3 postos diferentes, sendo que um deles em outro município. Em todos os abastecimentos, deixo o tanque chegar na reserva e depois encho. O comportamento sempre foi o mesmo, apenas senti uma pequena mudança de desempenho quando abasteci com etanol comum, mas nas manhãs continuava engasgando.
Ontem abri uma exceção e misturei a gasolina Premium da Shell que já estava no tanque com o etanol aditivado (50% / 50%). Hoje de manhã já senti um pequeno engasgo quando acelerei forte com o motor ainda não tão aquecido. Então é nítido que quando o motor está frio e abastecido com etanol, isso fica mais evidente. Não sei se é algum problema com os cabos de vela... É alguma coisa que provavelmente está prejudicando a queima. O problema é que o scanner não detectou nada. Não sei se ele detecta também esses mal contatos.

Estou esperando chegar as férias de janeiro pra levar o carro, mas até lá vou ter que lidar com isso. Meu medo é ouvir do técnico que está tudo normal ou que é característica do combustível. :dodgy:

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora