Motor engasgando pela manhã


Posts Recomendados

Prezados participantes do clube,

Meu veículo, quando abastecido exclusivamente com etanol, tem engasgado nas mudanças de marcha ou quando acelero forte com o motor frio. Isso costuma acontecer na primeira partida da manhã. Sei que alguns tiveram problemas parecidos, mas não vi nenhum específico como o meu.
Antes de sair, deixo o motor ligado por quase 2 minutos e ando com ele em marcha lenta por uns 300 metros até chegar na rua principal. Quando chego nessa rua movimentada e tenho que acelerar devido o fluxo do tráfego, acontecem esses engasgos. Após alguns instantes, isso não acontece mais.
Já abasteci em 3 postos diferentes, etanol comum e aditivado, pra avaliar a possibilidade de combustível ruim... Já usei o aditico ACDelco, o tanquinho de partida a frio está com gasolina Podium há mais de 3 meses e o nível não baixa de jeito nenhum, a temperatura ambiente não está baixa (moro no Rio) e o scanner da autorizada não detectou nenhuma anomalia. O veículo está com 5.000 km.

Alguém teria alguma ideia do que pode ser? Não encontrei nada no fórum que fosse específico com isso. Tive um Celta 12/13 onde fazia o mesmo uso e o bichinho acelerava de manhã sem problema algum. A única diferença que percebia nele era que o tanquinho de partida a frio esvaziava aos poucos, diferente do Prisma 17/18.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


2 horas atrás, Rapid Fire disse:

Prezados participantes do clube,

Meu veículo, quando abastecido exclusivamente com etanol, tem engasgado nas mudanças de marcha ou quando acelero forte com o motor frio. Isso costuma acontecer na primeira partida da manhã. Sei que alguns tiveram problemas parecidos, mas não vi nenhum específico como o meu.
Antes de sair, deixo o motor ligado por quase 2 minutos e ando com ele em marcha lenta por uns 300 metros até chegar na rua principal. Quando chego nessa rua movimentada e tenho que acelerar devido o fluxo do tráfego, acontecem esses engasgos. Após alguns instantes, isso não acontece mais.
Já abasteci em 3 postos diferentes, etanol comum e aditivado, pra avaliar a possibilidade de combustível ruim... Já usei o aditico ACDelco, o tanquinho de partida a frio está com gasolina Podium há mais de 3 meses e o nível não baixa de jeito nenhum, a temperatura ambiente não está baixa (moro no Rio) e o scanner da autorizada não detectou nenhuma anomalia. O veículo está com 5.000 km.

Alguém teria alguma ideia do que pode ser? Não encontrei nada no fórum que fosse específico com isso. Tive um Celta 12/13 onde fazia o mesmo uso e o bichinho acelerava de manhã sem problema algum. A única diferença que percebia nele era que o tanquinho de partida a frio esvaziava aos poucos, diferente do Prisma 17/18.

Abraços!

Amigo , carro com 5000 km não justifica ter essa anomalia , sugiro deixar o carro na autorizada um dia e logo de manhã no dia seguinte combinar com o mecânico para  ligar e andar com o carro .

Editado por marcos barreto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, marcos barreto disse:

Amigo , carro com 5000 km não justifica ter essa anomalia , sugiro deixar o carro na autorizada um dia e logo de manhã no dia seguinte combinar com o mecânico para  ligar e andar com o carro .

Obrigado, Marcos.

Ontem enchi o tanque com a gasolina Premium da Shell (V-POWER Racing) e o funcionamento nesta manhã foi normal, sem engasgos nenhum. O problema mesmo é com etanol.
Ao esvaziar o tanque, vou encher novamente com etanol e verificar se voltarão os engasgos. Sei que não é dificuldade em reconhecimento do combustível, pois quando mudo o combustível no tanque ando por mais de 20 minutos pra não ter erro do sistema se enganar. Quando o scanner foi plugado, ele verificou que o sistema está reconhecendo o etanol no tanque. Então há algum problema na queima desse combustível quando frio.

Vou fazer isso que vc falou. O problema tem sido arranjar tempo pois dependo muito do carro pra trabalhar. Ficar um dia sem ele me prejudica muito, esse foi um dos motivos de  comprar um carro zero km.

Abraços!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2017 at 11:40, Rapid Fire disse:

Obrigado, Marcos.

Ontem enchi o tanque com a gasolina Premium da Shell (V-POWER Racing) e o funcionamento nesta manhã foi normal, sem engasgos nenhum. O problema mesmo é com etanol.
Ao esvaziar o tanque, vou encher novamente com etanol e verificar se voltarão os engasgos. Sei que não é dificuldade em reconhecimento do combustível, pois quando mudo o combustível no tanque ando por mais de 20 minutos pra não ter erro do sistema se enganar. Quando o scanner foi plugado, ele verificou que o sistema está reconhecendo o etanol no tanque. Então há algum problema na queima desse combustível quando frio.

Vou fazer isso que vc falou. O problema tem sido arranjar tempo pois dependo muito do carro pra trabalhar. Ficar um dia sem ele me prejudica muito, esse foi um dos motivos de  comprar um carro zero km.

Abraços!

 

 

Em 12/12/2017 at 14:32, Rapid Fire disse:

Prezados participantes do clube,

Meu veículo, quando abastecido exclusivamente com etanol, tem engasgado nas mudanças de marcha ou quando acelero forte com o motor frio. Isso costuma acontecer na primeira partida da manhã. Sei que alguns tiveram problemas parecidos, mas não vi nenhum específico como o meu.
Antes de sair, deixo o motor ligado por quase 2 minutos e ando com ele em marcha lenta por uns 300 metros até chegar na rua principal. Quando chego nessa rua movimentada e tenho que acelerar devido o fluxo do tráfego, acontecem esses engasgos. Após alguns instantes, isso não acontece mais.
Já abasteci em 3 postos diferentes, etanol comum e aditivado, pra avaliar a possibilidade de combustível ruim... Já usei o aditico ACDelco, o tanquinho de partida a frio está com gasolina Podium há mais de 3 meses e o nível não baixa de jeito nenhum, a temperatura ambiente não está baixa (moro no Rio) e o scanner da autorizada não detectou nenhuma anomalia. O veículo está com 5.000 km.

Alguém teria alguma ideia do que pode ser? Não encontrei nada no fórum que fosse específico com isso. Tive um Celta 12/13 onde fazia o mesmo uso e o bichinho acelerava de manhã sem problema algum. A única diferença que percebia nele era que o tanquinho de partida a frio esvaziava aos poucos, diferente do Prisma 17/18.

Abraços!

 Bom dia, 

Tenho um Onix Joy, por ter um motor 1.0, sofremos mais com combustíveis de baixa qualidade. Experimente abastecer em outro posto de sua confiança, pois o Etanol que abastecemos é Hidratado, ou seja, na composição do mesmo, possui água, lógico em um percentual admissível para a combustão, mas como todos sabemos, alguns postos pouco se importam com o consumidor, dai temos combustíveis de procedência duvidosa no mercado.

Hoje em dia é difícil achar um posto que vende um combustível de qualidade, infelizmente essa é a nossa realidade. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mauricio13 disse:

 

 

 Bom dia, 

Tenho um Onix Joy, por ter um motor 1.0, sofremos mais com combustíveis de baixa qualidade. Experimente abastecer em outro posto de sua confiança, pois o Etanol que abastecemos é Hidratado, ou seja, na composição do mesmo, possui água, lógico em um percentual admissível para a combustão, mas como todos sabemos, alguns postos pouco se importam com o consumidor, dai temos combustíveis de procedência duvidosa no mercado.

Hoje em dia é difícil achar um posto que vende um combustível de qualidade, infelizmente essa é a nossa realidade. Espero ter ajudado.

Obrigado, Mauricio13.

Eu descartei etanol de baixa qualidade, pois abasteci em 3 postos diferentes, sendo que um deles em outro município. Em todos os abastecimentos, deixo o tanque chegar na reserva e depois encho. O comportamento sempre foi o mesmo, apenas senti uma pequena mudança de desempenho quando abasteci com etanol comum, mas nas manhãs continuava engasgando.
Ontem abri uma exceção e misturei a gasolina Premium da Shell que já estava no tanque com o etanol aditivado (50% / 50%). Hoje de manhã já senti um pequeno engasgo quando acelerei forte com o motor ainda não tão aquecido. Então é nítido que quando o motor está frio e abastecido com etanol, isso fica mais evidente. Não sei se é algum problema com os cabos de vela... É alguma coisa que provavelmente está prejudicando a queima. O problema é que o scanner não detectou nada. Não sei se ele detecta também esses mal contatos.

Estou esperando chegar as férias de janeiro pra levar o carro, mas até lá vou ter que lidar com isso. Meu medo é ouvir do técnico que está tudo normal ou que é característica do combustível. :dodgy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Então, pessoal...

Realizei a revisão dos 10.000 km. O técnico plugou o Scanner, resetou o sistema de injeção e alterou alguns parâmetros.
O veículo está com mais potência, andando melhor... Mas ao acelerar nos primeiros momentos quando frio, continua engasgando. Vc pisa e parece que não injeta combustível. Após alguns momentos, ele fica normal.
Com gasolina não acontece isso. Somente quando frio e abastecido com etanol.
Alguém teria alguma ideia pra ajudar no que poderia ser? Acho até perigoso, hoje precisei acelerar em um cruzamento e o carro quase não foi. Duas visitas em autorizada e nada feito.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O meu carro está com o mesmo problema, porém meu carro já está com quase 48.000 km rodados, começou quando eu abasteci meu carro com etanol também, porém em um posto que estou cansado de abastecer e nunca teve esse problema.

 

Sempre que o carro está em baixa rotação ele fica engasgando e demora a desenvolver, porém quando o carro está em alta rotação é muito raro isso acontecer.

 

Já deixei o carro ficar na reserva 2x e já abasteci o carro 3x com gasolina V-Power, porém não mudou nada, parece que quanto mais combustível tem no carro, mais ele engasga.

 

Você já conseguiu descobrir o que era no seu carro?

Editado por Piatã Guimarães
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Piatã.

Ainda não. Já abasteci em postos diferentes, mas continua engasgando quando frio e abastecido com etanol.

Na próxima troca de óleo levarei em outra autorizada.

No seu caso engasga também com gasolina? Talvez precise de alguma manutenção também. Descobrindo o que é e nos falando, já ajuda.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Então, pessoal... Depois de tanto tempo o problema parece ter sido resolvido.

Na revisão de 20 mil kms, a autorizada me ofereceu o serviço de limpeza de bicos. Como sempre engasgava quando frio e ninguém dava jeito nisso, aceitei.

Após a limpeza, senti o carro diferente mas ainda engasgava um pouco, mas bem menos do que antes. Enchi então o tanque com gasolina Octapro da Ipiranga. Quando estava na reserva, coloquei etanol.

O carro melhorou muito. Segundo o técnico, um dos bicos estava travado. Provavelmente algum combustível adulterado tenha causado o problema.

Então depois de um bom tempo, o problema parece ter sido resolvido.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rapid Fire disse:

Então, pessoal... Depois de tanto tempo o problema parece ter sido resolvido.

Na revisão de 20 mil kms, a autorizada me ofereceu o serviço de limpeza de bicos. Como sempre engasgava quando frio e ninguém dava jeito nisso, aceitei.

Após a limpeza, senti o carro diferente mas ainda engasgava um pouco, mas bem menos do que antes. Enchi então o tanque com gasolina Octapro da Ipiranga. Quando estava na reserva, coloquei etanol.

O carro melhorou muito. Segundo o técnico, um dos bicos estava travado. Provavelmente algum combustível adulterado tenha causado o problema.

Então depois de um bom tempo, o problema parece ter sido resolvido.

Abraços!

Engraçado que segundo o manual os bicos injetores são do tipo autolimpantes e não requerem nenhuma limpeza periódica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MarceloKalvin disse:

Engraçado que segundo o manual os bicos injetores são do tipo autolimpantes e não requerem nenhuma limpeza periódica.

Talvez num mundo ideal com combustíveis de qualidade.

Já tive um Celta desde zero, andei mais de 40 mil kms com ele usando exclusivamente combustível aditivado. Tive que fazer limpeza de bicos e do corpo da borboleta com 40 mil kms. Depois disso, o carro ficou outro. Me lembrou muito de quando era zero km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
On 9/26/2018 at 2:49 PM, Rapid Fire said:

Talvez num mundo ideal com combustíveis de qualidade.

Já tive um Celta desde zero, andei mais de 40 mil kms com ele usando exclusivamente combustível aditivado. Tive que fazer limpeza de bicos e do corpo da borboleta com 40 mil kms. Depois disso, o carro ficou outro. Me lembrou muito de quando era zero km.

Olá, meu Onix está exatamente com o mesmo problema que o seu estava. De manhã, quando pisa um pouco mais, engasga. Depois de 3 minutos andando normaliza. Já troquei velas e cabos, mas não adiantou. Vou tentar verificar os bicos agora, quem sabe resolve também.

Obrigado pelo post, ajudou bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 20/02/2020 at 16:34, Wiliam Gressoni disse:

Olá, meu Onix está exatamente com o mesmo problema que o seu estava. De manhã, quando pisa um pouco mais, engasga. Depois de 3 minutos andando normaliza. Já troquei velas e cabos, mas não adiantou. Vou tentar verificar os bicos agora, quem sabe resolve também.

Obrigado pelo post, ajudou bastante.

Encontrou a solução dos engasgos no teu carro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.