NOVATO - DÚVIDA LUZ INJEÇÃO ASCENDEU E APAGOU


Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui no grupo e na verdade não sei se estou postando corretamente, mas preciso da ajuda de vcs.

 

Hoje pedi para trocar as duas correias externas do meu onix 1.4 LTz, eu já havia trocado a dentada, uma "cortesia" que ganhei da garagem que comprei, enfim trocaram a dentada e as outras duas deixaram para traz.

 

Hoje então resolvi trocar as que faltavam, e também troquei disco e pastilha de freio. Acontece que quando sai da oficina ao esterçar o carro para a direita, eu ouvia e sentia algo prendendo a direção, um barulho e vibração de algo arrastando. Voltei na oficina, ai descobriram que por tirar as rodas e movimentar os braços da caixa de direção baixou o nível do óleo, e entrou ar na caixa, nunca ouvi falar disso, mas.... completaram o óleo da caixa e ficou tudo certo.

Sai da oficina feliz com a resolução do problema quando de repente, ascente a temida luz amarela da injeção, porém eu não pedi para trocar a correia dentada, então pensei, não é sensor de rotação já que nem mexeram na dentada. Piscou umas 5 vezes e apagou, e lá vai eu de novo a caminho da oficina, pedi para passar a máquina e por incrivel que parece não registrou erro, aí fiquei eu lá com cara de mentiroso tentando convencer o mecânico de que o que eu vi era real, enfim sai de la e fui embora, e luz não ascendeu mais, ainda bem.

 

 

O que pode ser isso? Luz da injeção pisca por curtissimo periodo de tempo mas não deixa o erro registrado?

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Bem vindo!

Hoje então resolvi trocar as que faltavam, e também troquei disco e pastilha de freio. Acontece que quando sai da oficina ao esterçar o carro para a direita, eu ouvia e sentia algo prendendo a direção, um barulho e vibração de algo arrastando. Voltei na oficina, ai descobriram que por tirar as rodas e movimentar os braços da caixa de direção baixou o nível do óleo, e entrou ar na caixa, nunca ouvi falar disso, mas.... completaram o óleo da caixa e ficou tudo certo.

Vamos lá. O ônix e prisma (não sei se outros carros da GM) tem este detalhe de barulho na direção sempre que é elevado. É normal ok? desencane com isso pois basta algumas voltas e o barulho acaba. São bolhas de ar sim... Agora se é necessário completar ai eu já não sei, nunca escutei isso mas o seu poderia já estar baixo..... mas devido a bolhas de ar e necessidade de completar acho meio "estranho" --- afim, barulho na direção depois de ele ter sido levantado é normal.

Sai da oficina feliz com a resolução do problema quando de repente, ascente a temida luz amarela da injeção, porém eu não pedi para trocar a correia dentada, então pensei, não é sensor de rotação já que nem mexeram na dentada. Piscou umas 5 vezes e apagou, e lá vai eu de novo a caminho da oficina, pedi para passar a máquina e por incrivel que parece não registrou erro, aí fiquei eu lá com cara de mentiroso tentando convencer o mecânico de que o que eu vi era real, enfim sai de la e fui embora, e luz não ascendeu mais, ainda bem.

Acompanhe se ocorre novamente ok? Outra dica, ao girar a chave pela primeira vez aguarde todas a luzes do painel desligarem o que demostra que o computador já fez todas as leituras necessárias, não gire e de a partida de uma vez.... Pode ter ocorrido falha na leitura do sensor sim pois é um computador e todos possuem falhas, acredito não ser motivo para preocupação. 

Quando ao scaner não ter acusado erro. Deixa te contar um fato que ocorreu, um dia estava com o carro meia chave e com a ventoinha do ar ligada normalmente porém nem me toquei que descarregava a bateria tão rápido, resumindo: a bateria se descarregou ao ponto de influenciar na leitura inicial do carro o que ocasionou alguns códigos de erro... passei scaner também e sem erro algum... 

 

Monitore, mas fique tranquilo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá. O ônix e prisma (não sei se outros carros da GM) tem este detalhe de barulho na direção sempre que é elevado. É normal ok? desencane com isso pois basta algumas voltas e o barulho acaba. São bolhas de ar sim... Agora se é necessário completar ai eu já não sei, nunca escutei isso mas o seu poderia já estar baixo..... mas devido a bolhas de ar e necessidade de completar acho meio "estranho" --- afim, barulho na direção depois de ele ter sido levantado é normal.

 

R: Consegui resolver o problema e vou deixar relatado aqui para se alguém passar pela mesma situação possa encontrar a solução. Hoje alinhei e balanceei as rodas, elevou o carro e não entrou ar na caixa, ao menos não a ponto de fazer o barulho que fez antes. Acho que o mecânico que mexeu é ruim.... leia  abaixo o porque.

 

Acompanhe se ocorre novamente ok? Outra dica, ao girar a chave pela primeira vez aguarde todas a luzes do painel desligarem o que demostra que o computador já fez todas as leituras necessárias, não gire e de a partida de uma vez.... Pode ter ocorrido falha na leitura do sensor sim pois é um computador e todos possuem falhas, acredito não ser motivo para preocupação. 

 

R: Boa dica, vou seguir essa orientação. No meu caso não parou de piscar a luz não, de jeito nenhum, mas encontrei um vídeo na internet, que dizia que toda a manutenção no motor do ônix, depois de terminada deve-se sincronizar o virabrequim e o comando de válvulas, mostrei para outro mecânico para ver a opinião dele e advinha, como se faz isso? Levando na concessionária e passando uma máquina chamada delta fire ou..... em ponto morto acelera o carro a 7mil giros por 3 segundos e solta o acelerador, isso vai fazer com que volte o sincronismo do motor.

 

Agora, vem a tal pergunta, porque isso aconteceu. Por provavelmente o cavalo que eu paguei caro para trocar as correias do tensor e a poli v deve ter ligado a chave sem a correia, ou girado as engrenagens sem a correia. Isso fez com que perdesse a sincronização do motor.

 

O cara fez esse lance dos 7 mil giros e pronto, acabou o problema. Não piscou mais.

 

Fica a dica ai para quem precisar de ajuda nisso.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.