ÓLEO DIFERENTE DO ESPECIFICADO NO MANUAL


Posts Recomendados

Olá.

Adquiri um Onix modelo 2017 LT 1.0.

No manual diz que o óleo do motor recomendado é o 0W20, mas na revisão de 10 mil Km foi colocado o óleo 5W30, ou seja, totalmente diferente do especificado no manual. 

Só percebi isso quando cheguei em casa e olhei a nota fiscal.

Na troca anterior, de 5 mil (feita em outra CSS), o óleo colocado foi exatamente o indicado no manual (0W20). 

Liguei imediatamente para o mecânico da CSS, que disse que "não há nenhum problema".

Minha dúvida: procede a informação? No manual creio nao encontrei nenhuma ressalva a respeito de outra especificação de óleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


A GM mudou a especificação do lubrificante, sobretudo, para atender novas normas do Ibama que entraram em vigor recentemente. Então eu creio que o mecânico pode ter razão, em dizer não há problema, já que o óleo 5w30 também é muito "fino".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2017 at 00:41, Marcatto disse:

A GM mudou a especificação do lubrificante, sobretudo, para atender novas normas do Ibama que entraram em vigor recentemente. Então eu creio que o mecânico pode ter razão, em dizer não há problema, já que o óleo 5w30 também é muito "fino".

O motor do onix 2017 sofreu algumas alterações internas, isto deu condições para que o óleo tambem fosse alterado. Usar o óleo diferente do especificado é a maior furada. Eu coloquei um óleo de outra marca(Selenia) no meu prisma 16/16, porém a especificação foi a recomendada, 5W30. Minhas experiências com Css foram as piores possiveis, por isso que eu prefiro levar meu carro para meu mecânico de confiança do que ficar enchendo o bolso destes "cupins de ferro".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um Astra que vinha de fábrica com óleo 5w30 e, no entanto, segundo o próprio manual, mais umas 04 especificação de óleo também era indicada. Ou seja, do 5w30 até o 20w50.

Outro exemplo: na Honda o óleo indicado era o mineral da marca 20w50; depois que a Honda lançou o sintético 10w30 todos os Hondas passaram a receber nas ccs essa nova especificação de óleo.

Em suma, se fosse comigo, eu deixava quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcatto disse:

Eu já tive um Astra que vinha de fábrica com óleo 5w30 e, no entanto, segundo o próprio manual, mais umas 04 especificação de óleo também era indicada. Ou seja, do 5w30 até o 20w50.

Outro exemplo: na Honda o óleo indicado era o mineral da marca 20w50; depois que a Honda lançou o sintético 10w30 todos os Hondas passaram a receber nas ccs essa nova especificação de óleo.

Em suma, se fosse comigo, eu deixava quieto.

O que é bom pra Chico pode não ser bom pra Francisco. Apesar do Astra ser da GM, o manual do onix não cita outras especificações além da 5W30(até 2016)e 0W20( a partir de 2017). O correto é entrar em contato com a GM e tirar essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, galera.

Pois é.

Eu liguei na própria Chevrolet e o técnico me disse que, provavelmente, foi colocado um óleo mais grosso por questão de "NECESSIDADE"; Como eu moro em São Paulo/SP, ele disse que, por conta das condições de trânsito, "PODE SER" necessário que em determinada troca de óleo seja colocado um produto com viscosidade diferente daquela indicada no manual. 

Obs.:Detalhe que ele nem checou o manual do veículo para dar a informação.

Eu fico com enorme dúvida, pois no manual do veículo consta uma advertência vedando expressamente a utilização de óleo com viscosidade diferente da indicada no manual... Ainda mais por ser um motor "novo", do modelo 2017, cuja novidade é exatamente a utilização do óleo 0W-20, em substituição ao 5W-30 que era utilizado na versão anterior.

Estou meio sem tempo p/ retornar à CSS, mas acho que vou lá p/ questionar isso.

Sinceramente, estou totalmente decepcionado com a CSS... depois de concluir o serviço eles entregam o carro sem nenhuma satisfação, deixam o manual sujo com graxa, assim como a porta do porta-luvas que ficou com marcas de dedos (suja).

Poxa, é tão difícil assim atender um cliente com o mínimo de respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, andre_psv disse:

Olá, galera.

Pois é.

Eu liguei na própria Chevrolet e o técnico me disse que, provavelmente, foi colocado um óleo mais grosso por questão de "NECESSIDADE"; Como eu moro em São Paulo/SP, ele disse que, por conta das condições de trânsito, "PODE SER" necessário que em determinada troca de óleo seja colocado um produto com viscosidade diferente daquela indicada no manual. 

Obs.:Detalhe que ele nem checou o manual do veículo para dar a informação.

Eu fico com enorme dúvida, pois no manual do veículo consta uma advertência vedando expressamente a utilização de óleo com viscosidade diferente da indicada no manual... Ainda mais por ser um motor "novo", do modelo 2017, cuja novidade é exatamente a utilização do óleo 0W-20, em substituição ao 5W-30 que era utilizado na versão anterior.

Estou meio sem tempo p/ retornar à CSS, mas acho que vou lá p/ questionar isso.

Sinceramente, estou totalmente decepcionado com a CSS... depois de concluir o serviço eles entregam o carro sem nenhuma satisfação, deixam o manual sujo com graxa, assim como a porta do porta-luvas que ficou com marcas de dedos (suja).

Poxa, é tão difícil assim atender um cliente com o mínimo de respeito?

Conversa de meXanico, não existe isso de mudar  o óleo por que vc mora na cidade ou na P......, no manual não diz q se vc mora aqui coloca o óleo X, ali  o óleo Y......  Se no manual diz 0w20 volte e exija  a troca, e ligue para o 0800 reclamando, afinal quem é o meXânico pra dizer q óleo deve ser usado, acho q os engenheiros fizeram todos os testes antes de recomendar já pensando nas condições que vc pode enfrentar, e o meXânico?????, trabalhava com fuca, landau, galax que colocavam óleo mais grosso para parar de fumar.... acho q foi dae a experiencia dele em te indicar essa troca num carro novo.......é cada uma desses meXânicos...

 

Ps, peça para o meXânico assinar um termo onde tenha o nome e a documentação dele se responsabilizando junto com o chefe da oficina informando a troca do óleo por outra viscosidade que não é recomendada e se comprometendo em assumir caso algum problema venha ocorrer. Te garanto que não vão assinar......

Abs

Editado por Mano
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 20/04/2017 at 17:53, andre_psv disse:

Olá.

Adquiri um Onix modelo 2017 LT 1.0.

No manual diz que o óleo do motor recomendado é o 0W20, mas na revisão de 10 mil Km foi colocado o óleo 5W30, ou seja, totalmente diferente do especificado no manual. 

Só percebi isso quando cheguei em casa e olhei a nota fiscal.

Na troca anterior, de 5 mil (feita em outra CSS), o óleo colocado foi exatamente o indicado no manual (0W20). 

Liguei imediatamente para o mecânico da CSS, que disse que "não há nenhum problema".

Minha dúvida: procede a informação? No manual creio nao encontrei nenhuma ressalva a respeito de outra especificação de óleo.

Olá, amigo aconteceu a mesma coisa comigo a de 5mil foi óleo 0w20 , e não revisão colocaram o 5w30 eu na hora questionei, mas o mecânico falou que não teria problemas, mas fiquei incomodado por te deixado, eles não tinha disponivel o 0w20 fiquei pensativo será que vai ser ruim para o desempenho ou consumo do carro onix joy conforme o manual carro de 6 velocidades o óleo recomendando é o 0w20.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que o 5W30 é tão "fino" quanto o 0W20, talvez nem tenha diferença significativa no consumo, mas como redesenharam pistões e anéis neste motor modelo 2017, acho prudente usar o recomendável, ainda mais em um motor novo e pouco rodado. Isso porque o que mais interessa é a viscosidade a quente. Se fosse um 5W20, eu ficaria tranquilo.

Lembro que, dentro da própria linha GM, Prisma (derivado do Celta) e Corsa 1.4 tiveram problemas quando na própria concessionária trocavam o 5W30 pelo 20W50. Muitos usuários reclamavam que o carro tinha dificuldades na primeira partida. Eu duvidava, mas realmente fazia diferença. Isso porque embora o motor seja o velho família 1, as folgas internas diminuíram, taxa de compressão aumentaram e um óleo grosso piorava o rendimento. Sei que há um abismo entre estes dois óleos, mas já demonstra a influência da viscosidade no funcionamento do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.