Troca Fluido de arrefecimento


Posts Recomendados

Boa noite, meu Onix está com 56.000 e estou pensando em trocar o fluido de arrefecimento do sistema, ví vários tutoriais mas alguém já fez esta troca para me dar alguma dica? Comprei dois litros de fluido da AcDelco mas estou achando pouco, compensa comprar mais?

 

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Boa noite! Recentemente fiz o procedimento no meu Cobalt 1.4l, que, por partilhar a mesma arquitetura (plataforma), deve ter sistema de arrefecimento idêntico ao Onix.

Antes de tudo, pelo que eu já pesquisei, 02 litros de aditivos concentrado são suficientes sim, pois o clima no Brasil é tropical (em lugar algum no Brasil a temperatura chega a -10º).

E, assim como você, eu assisti muitos vídeos até criar coragem de fazer o procedimento. E quer saber? Foi muito mais fácil e simples do que o esperado!

O aditivo orgânico que eu comprei, 02 litros, foi o de cor amarela da marca Total, que, assim como o AC Delco, tem 05 anos de validade.

Vou resumir como eu fiz:

- Com o carro frio, eu liguei o carro, liguei o AR quente do AC, e, com o um alicate comum grande, eu abri a abraçadeira e retirei a mangueira de retorno do reservatório de expansão - deixei a abraçadeira na mangueira (para agilizar a recolocação) e simplesmente eu virei a mangueira para baixo (rumo ao chão).

- Com uma mangueira ligada na torneira, e um esguicho na ponta para ajustar a vazão, eu fui colocando água no reservatório de expansão até observar que a água que sai na mangueira de retorno estivesse completamente limpa de aditivo. Em seguida eu recoloquei e a mangueira do reservatório, fechei o reservatório, e deixei o carro funcionando, o líquido circulando no sistema, até esquentar e acionar a ventoinha. Em seguida eu desliguei o carro e deixei-o esfriar.

- Depois que o carro esfriou, eu repeti exatamente o mesmo processo de troca de líquido do sistema, e, sem recolocar a mangueira no reservatório, eu desliguei o carro.

- Imediatamente depois de desligar o carro, aí eu coloquei os 02 litros de aditivo, recoloquei a mangueira no lugar e fechei o reservatório.

- Uma dica: pode fechar o reservatório com o líquido acima do nível, pois, pelo sistema ser pressurizado, depois que o carro der uma volta o nível vai automaticamente abaixar. Normal.

Ficou excelente! O líquido ficou completamente amarelo, sinal que a troca do líquido foi 100% completa (muito diferente troca do meu Vectra, que eu paguei para fazer ....)

Depois nos relate como você se saiu. Abraço!

Editado por Marcatto
acrescentar palavra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado mesmo, vou fazer neste sábado...O líquido da AcDelco não é concentrado, na embalagem diz que não é para misturar com água, por isso estava com medo que não seria suficiente, pois alguns vídeos o pessoal falam que colocaram até 5 litros.

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, fabiano duarte disse:

É...Olhei no manual, são 5 litros...Vou ter que comprar mais uns 4...50 reais cada litro, muita coisa.

Eu não recomendo a compra do aditivo de uso direto (não concentrado) para a troca de todo aditivo. penso que somente vale a pena para completar.

Isto porque vc nunca vai conseguir tirar toda água "antiga" do sistema. Ao abrir a mangueira do radiador, normalmente sai de 3 a 3,5 litros, ou seja, vc não vai conseguir colocar os 5 litros e ele ainda vai diluir o novo.

Tome cuidado para não misturar aditivos de marca diferente, pois eles podem reagir e até causa um entupimento do sistema.

Se não me engano, o original é delphi. aproveita que vc tem o da acDelco e vá a uma loja de auto peça q tenha o aditivo da delphi concentrado e confira o CNPJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2017 at 08:00, fabiano duarte disse:

Opa, muito obrigado mesmo, vou fazer neste sábado...O líquido da AcDelco não é concentrado, na embalagem diz que não é para misturar com água, por isso estava com medo que não seria suficiente, pois alguns vídeos o pessoal falam que colocaram até 5 litros.

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 

Colega, você pagou muito caro no aditivo AC Delco. Veja os preços no site onde eu compro autopeças:

AC Delco concentrado

AC Delco diluído

Quanto a misturar aditivos, o que não pode é apenas misturar aditivo do tipo orgânico com o tipo inorgânico. Sendo ambos do mesmo tipo, pode.

Como você já comprou 02 litros do aditivo diluído, para não ter desperdício, se eu fosse você eu comprava apenas mais 01 litro.

 

 

 

Em 19/04/2017 at 10:18, Carlos disse:

Eu não recomendo a compra do aditivo de uso direto (não concentrado) para a troca de todo aditivo. penso que somente vale a pena para completar.

Isto porque vc nunca vai conseguir tirar toda água "antiga" do sistema. Ao abrir a mangueira do radiador, normalmente sai de 3 a 3,5 litros, ou seja, vc não vai conseguir colocar os 5 litros e ele ainda vai diluir o novo.

Tome cuidado para não misturar aditivos de marca diferente, pois eles podem reagir e até causa um entupimento do sistema.

Se não me engano, o original é delphi. aproveita que vc tem o da acDelco e vá a uma loja de auto peça q tenha o aditivo da delphi concentrado e confira o CNPJ.

Pelo que eu já pesquisei, os aditivos da Delphi, Valeo e Visconde RV, são todos fabricados pela Peak Automotiva, e possuem apenas 03 anos de validade. Todos são ótimos, e foram aprovados nos ensaios pelo Inmetro.

Pesquisei pelo CNPJ, e descobri que quem atualmente fabrica o aditivo AC Delco é a empresa Tirreno Produtos Químicos.

 

 

Editado por Marcatto
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, fabiano duarte disse:

Com mais um litro ainda não daria para trocar tudo, como você faria?

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 

02 litros do aditivo diluído corresponde a 01 litro do aditivo concentrado. Eu compraria mais 01 litro, porém, do aditivo concentrado.

Você poderia tentar colocar mais 02 litros do aditivo diluído, todavia, não sei dizer se vai conseguir colocar 04 litros de aditivo sem que ocorra desperdício. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.