Engate x Eletrica


Posts Recomendados

Fala ae galera, estou com um problema vamos ver se temos a solução por aqui.

Tenho um ônix 2015 e um carreta de barco.

O problema é que quando ligo a elétrica da carreta a luz de freio/lanterna direita do carro apaga e o código de erro 16 aparece. Desligo, fecho e abro e ligo, o erro some e ligando a elétrica da carreta novamente acontece tudo novamente. Apesar de certo momentos funcionar perfeitamente.

Bom, nas pesquisas da vida, descobri o que me parece ser a solução mais viável, o modulo TURY ac04, que resolveria o problema. Porém algumas coisas estão em deixando confuso.

Meu ônix não tem computador de bordo, portanto fiquei na duvida sobre ele monitorar o consumo de corrente da parte elétrica e assim desligar as lâmpadas, já que acusar o erro é um monitoramento mais simples e ele possui, mas algo como cortar a energia fiquei na duvida. percebe-se que o erro no painel aparece após a luz de freio apagar e não logo quando se liga a carreta. quando eu ligo a carreta ela funciona até eu pisar no freio.

Um tópico de um cara de um cobalt 13/13, diz que conseguiu resolver o problema alterando a forma de instalação. No meu foi puxado um fio de cada seta, e um fio do freio, e outro da lanterna, e o terra no próprio engate. o dele era assim, ele alterou para ao invés de puxar para as duas lanternas e freios da carreta de apenas um lado do carro, puxar dos dois, ou seja 3 fios vindo de cada lado, pisca, lanterna e freio. assim os 7 pinos que existem no conector do engate seriam utilizados.

Alguém tem algo que possa contribuir, uma opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Não necessita ter comp de bordo para ele informar o erro.

O problema é que o Onix utiliza a rede CAM, ou seja, tudo que é sistema elétrico passa pela BCM do carro.

O erro só é mostrado no painel quando vc "liga" a luz, pisca, pisa freio, engata a ré, pois é quando a centrar fará a leitura das impedâncias e qualquer coisa fora ele acusa erro.

Muitos dizem que se usar lâmpadas a LED na carreta não acusa erro, por elas terem uma potência baixa e não altera muito, evitando o erro.

Em muitos casos o BCM detecta alguma anomalia ( mais lâmpadas somando uma maior potência) e corta 100% da elétrica para evitar algum dano.

Faça o teste com LEDs, caso contrário, terá que comprar um tipo de módulo que é vendido para poder instalar carretas, mas o valor é bem salgado chegando a mais de 1.000,00.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 11 meses depois...

Olá a todos,

Minha esposa está comprando um Prisma 1.4 LTZ 2016 e como temos um barco de pesca, costumamos levar no meu carro a carretinha com o barco.

Estou querendo colocar um reboque no Prisma e me disseram que  terei que colocar um módulo para que não fique acendendo a luz no painel ou algo assim

Alguém pode me dizer qual módulo comprar?

Obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2018 at 16:12, RafaelLourenzo disse:

Olá a todos,

Minha esposa está comprando um Prisma 1.4 LTZ 2016 e como temos um barco de pesca, costumamos levar no meu carro a carretinha com o barco.

Estou querendo colocar um reboque no Prisma e me disseram que  terei que colocar um módulo para que não fique acendendo a luz no painel ou algo assim

Alguém pode me dizer qual módulo comprar?

Obrigado

 

 

Na maioria das lojas que fazem a ligação do engate eles já tem para vender esse modulo. Paguei 20,00 aqui na minha cidade no local onde fiz a instalação. Por o onix usar só uma lampada para luz da lanterna e freio, já avisa pro instalador pegar o sinal do freio do brake light e o sinal da lanterna da luz de placa.

Recentemente instalei no meu onix o engate e o instalador esqueceu desse detalhe da mesma lampada (de 1 polo)  para luz da lanterna e luz de freio e queimou duas caixinhas dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em Tue Jul 31 2018 at 17:31, Ricardo_Astord disse:

Na maioria das lojas que fazem a ligação do engate eles já tem para vender esse modulo. Paguei 20,00 aqui na minha cidade no local onde fiz a instalação. Por o onix usar só uma lampada para luz da lanterna e freio, já avisa pro instalador pegar o sinal do freio do brake light e o sinal da lanterna da luz de placa.

Recentemente instalei no meu onix o engate e o instalador esqueceu desse detalhe da mesma lampada (de 1 polo)  para luz da lanterna e luz de freio e queimou duas caixinhas dessas.

Desculpe pela demora em responder. 

Comprei o módulo no mercado livre que consta na imagem. A minha carretinha não tem luz de led. 

Tem algum problema em não ser de led as lâmpadas da carretinha? 

Vou pedir para ele instalar conforme você indicou. 

Screenshot_2018-08-11-17-25-43.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/08/2018 at 08:28, RafaelLourenzo disse:

Desculpe pela demora em responder. 

Comprei o módulo no mercado livre que consta na imagem. A minha carretinha não tem luz de led. 

Tem algum problema em não ser de led as lâmpadas da carretinha? 

Vou pedir para ele instalar conforme você indicou. 

Screenshot_2018-08-11-17-25-43.jpg

Não tem nenhum problema de ser ou não de LED as lampadas, com esse modulo ele não acusa erro e protege da inversão de polos. Uso tanto com carretinha com lampada de Led quanto com Lampada Normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2018 at 17:31, Ricardo_Astord disse:

Na maioria das lojas que fazem a ligação do engate eles já tem para vender esse modulo. Paguei 20,00 aqui na minha cidade no local onde fiz a instalação. Por o onix usar só uma lampada para luz da lanterna e freio, já avisa pro instalador pegar o sinal do freio do brake light e o sinal da lanterna da luz de placa.

Recentemente instalei no meu onix o engate e o instalador esqueceu desse detalhe da mesma lampada (de 1 polo)  para luz da lanterna e luz de freio e queimou duas caixinhas dessas.

Desculpe pela demora em responder. 

Comprei o módulo no mercado livre que consta na imagem. A minha carretinha não tem luz de led. 

Tem algum problema em não ser de led as lâmpadas da carretinha? 

Vou pedir para ele instalar conforme você indicou. 

Obrigado amigo. 

 

Em 20/08/2018 at 10:03, Ricardo_Astord disse:

Não tem nenhum problema de ser ou não de LED as lampadas, com esse modulo ele não acusa erro e protege da inversão de polos. Uso tanto com carretinha com lampada de Led quanto com Lampada Normal.

Obrigado amigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.