Upgrade no som padrão


Posts Recomendados

Fala galera blz? Bom, eu sou novato na área de som e gostaria de uma ajuda! Eu queria dar um upgrade no som do Onix, colocar um som melhor sem ter que tirar o mylink... Quero um som mais potente (mas para ouvir dentro do carro, e que dê para ouvir do lado de fora até uma distância de uns 10m), e que tenha um bom grave.

 

obrigado desde já!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Depende de quanto vcs querem investir
O básico seria
Amplificador 4 canais
Kit 2 vias
Subwoofer (minha preferência é 10")
E se achar necessário um coaxial novo atrás

Se o amplificador não tiver entrada alta deve usar um conversor rca


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2016 at 09:33, pr_nor disse:

Depende de quanto vcs querem investir
O básico seria
Amplificador 4 canais
Kit 2 vias
Subwoofer (minha preferência é 10")
E se achar necessário um coaxial novo atrás

Se o amplificador não tiver entrada alta deve usar um conversor rca


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Quanto ficaria um kit desses?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2016 at 23:42, dicomis disse:

O problema do Mylink e que não tem saídas rca, estou pensando em algo também...

Existem os conversores de alta para rca, mas todos que testei fixa um ruído...

Vou acompanhar esse tópico para ver as sugestões da galera

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 

nem o mylink 2 tem entrada rca?

Editado por alexandre magalhaes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o MyLink com os alto falantes originais.
Adicionei um par de tweeter JBL no canal frontal e uma caixa JBL SW-8A no porta malas. Como o amplificador da caixa tem entrada alta não foi necessário usar o conversor, o que eu não queria mesmo devido às várias reclamações de ruído.
O som ficou com boa qualidade.
Uma alternativa seria tirar os 2 falantes dianteiros e colocar um kit 2 vias, além de mais potente também melhora a qualidade em função do divisor de frequência.

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
A caixa tem entrada em alta então acho que da pra ligar conforme o diagrama. Só não sei se o som dos autofalantes ficariam bons pós são de 60w cada e o mylink não entrega esta potência de acordo com o li no fórum. 

Sim vai ficar bom com esses falantes, melhor que o meu... kkkkkkk

O ideal é o alto falante ter cerca de 10% a mais de potência do que a fonte geradora para prevenir que queime o falante, ele trabalha mais "folgado".

.

Com relação a caixa, essa JBL é muito boa. Tens razão, ela tem entrada alta e melhor é que o chicote já vem incluso.

Uma sugestão: ao invés de ligar no falante traseiro de um lado só, use o esquema sugerido no manual da caixa, "puxe" o positivo do traseiro DIREITO e o negativo do traseiro ESQUERDO.

Isso vai fazer com que ela trabalhe em mono com os sons reproduzidos pelos dois lados.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

44 minutos atrás, Flabeano disse:

Sim vai ficar bom com esses falantes, melhor que o meu... kkkkkkk

O ideal é o alto falante ter cerca de 10% a mais de potência do que a fonte geradora para prevenir que queime o falante, ele trabalha mais "folgado".

.

Com relação a caixa, essa JBL é muito boa. Tens razão, ela tem entrada alta e melhor é que o chicote já vem incluso.

Uma sugestão: ao invés de ligar no falante traseiro de um lado só, use o esquema sugerido no manual da caixa, "puxe" o positivo do traseiro DIREITO e o negativo do traseiro ESQUERDO.

Isso vai fazer com que ela trabalhe em mono com os sons reproduzidos pelos dois lados.

Por favor não faça esse tipo de ligação, positivo de um lado e negativo de outro, ou corre grande risco de queimar a saída no ML.

Esse tipo de ligação só é possível em aparelhos preparados para isso.

Se sua caixa tem apenas uma entrada, escolha um lado e ligue normal, se ela tem duas( caso da minha) ai sim vc liga os dois canais (direito+esquerdo).

mtx-rt8pt.jpg0004197_rt8pt-8-inch-120w-rms-amplified-

Editado por Mano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Onixbrancors disse:

A caixa tem entrada em alta então acho que da pra ligar conforme o diagrama. Só não sei se o som dos autofalantes ficariam bons pós são de 60w cada e o mylink não entrega esta potência de acordo com o li no fórum. 

 

Andei olhando a especificação desta caixa da JBL, e ela tem apenas UM entrada de alta, e DUAS entradas RCA, muito estranho isso, com falei a cima, a minha tem 2 de alta de 2 RCA.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
Por favor não faça esse tipo de ligação, positivo de um lado e negativo de outro, ou corre grande risco de queimar a saída no ML.
Esse tipo de ligação só é possível em aparelhos preparados para isso.
Se sua caixa tem apenas uma entrada, escolha um lado e ligue normal, se ela tem duas( caso da minha) ai sim vc liga os dois canais (direito+esquerdo).
mtx-rt8pt.jpg0004197_rt8pt-8-inch-120w-rms-amplified-vented-subwoofer-enclosure.jpeg


Essa ligação se aplica a 2 situações:
1 - O aparelho não tem saída baixa RCA mono específica para o Sub;
2 - O aparelho não tem 2 saídas baixas RCA para ligar no amplificador estéreo-mono (2×1) para sub.
.
É exatamente esta a situação do Mylink, somente 4 canais altos.
.
Sobre a ligação...
1 - Qualquer instalador sabe que esse tipo de ligação é normal e a mais indicada.
2 - O próprio manual da JBL recomenda essa ligação, tem o diagrama e tudo.
3 - Não queima pois a entrada alta do amplificador é de alta resistência. Se fosse de baixa aí queimaria, mas também queimaria na situação em que vc indicou.
4 - A qualidade vai ficar péssima na situação de ligar em um só lado, nunca vi disso. Imagine uma musica estéreo onde a linha de contrabaixo predomina no canal esquerdo e vc ligou a caixa no direito... simples, perdeu o grave!

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Flabeano disse:

21420ef25c2678d87a0bd0f8583370f6.jpg

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
 

Entendi, mas EU não faria, pois penso da seguinte forma:

Eu crio um equipamento e informo que pode ser ligado de tal forma. Para isso devo pesquisar se onde vai ser ligado suporta esse tipo de ligação. 

Acredito que aparelhos linha Pioneer, Kenwood, Sony suportam esse tipo de ligação, mas sabendo do potencial do ML não ariscaria.

E outra, não entendi, PQ ele tem 2 entradas RCA e apenas UM alta??? qual a lógica??? se á tem 2 RCA, poderiam ter colocado 2 altas, ae resolveria o problema todo.

EU optaria em um conversor de qualidade da corsus( uso no meu apesar de ter entrada alta) que não perde nada de qualidade, não da ruido, e possui saída remoto( devido o ML não ter remoto).

Sula logica esta correta em se tratando de som estéreo, mas a eletrônica não quer nem saber, qualquer ligação fora dos padrões( no caso isso é fora do padrão do ML) ela pode dar problema.

Mas deixo apenas a minha humilde opinião,  EU não faria assim, fiz com conversor, ou optaria por uma caixa com dois canais. 

No caso do conversor ele detecta o som e liga apenas quando receber som do rádio, ficando desligado o resto do tempo, sem ele teria que ligar direto, 100% ligado, fazendo o amplificador receber os picos de corrente e tensão da partida, além consumir e esquentar sem a necessidade, MAS É MINHA OPINIÃO.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas EU não faria, pois penso da seguinte forma:
Eu crio um equipamento e informo que pode ser ligado de tal forma. Para isso devo pesquisar se onde vai ser ligado suporta esse tipo de ligação. 
Acredito que aparelhos linha Pioneer, Kenwood, Sony suportam esse tipo de ligação, mas sabendo do potencial do ML não ariscaria.
E outra, não entendi, PQ ele tem 2 entradas RCA e apenas UM alta??? qual a lógica??? se á tem 2 RCA, poderiam ter colocado 2 altas, ae resolveria o problema todo.
EU optaria em um conversor de qualidade da corsus( uso no meu apesar de ter entrada alta) que não perde nada de qualidade, não da ruido, e possui saída remoto( devido o ML não ter remoto).
Sula logica esta correta em se tratando de som estéreo, mas a eletrônica não quer nem saber, qualquer ligação fora dos padrões( no caso isso é fora do padrão do ML) ela pode dar problema.
Mas deixo apenas a minha humilde opinião,  EU não faria assim, fiz com conversor, ou optaria por uma caixa com dois canais. 
No caso do conversor ele detecta o som e liga apenas quando receber som do rádio, ficando desligado o resto do tempo, sem ele teria que ligar direto, 100% ligado, fazendo o amplificador receber os picos de corrente e tensão da partida, além consumir e esquentar sem a necessidade, MAS É MINHA OPINIÃO.
Abs.


Blz Mano, concordo com vc em muitos pontos.
Eu também prefereria que o mylink tivesse 2 saídas RCA, acho um absurdo não ter, qualquer aparelho mediano tem... mas como preferi ficar com o mylink para manter a originalidade tive que estudar as ligações e quebrar um pouco a cabeça.
.
Pensei em usar um conversor RCA mas tem vários usuários reclamando de ruído, inclusive aqui no fórum. Que bom que o seu não dá ruído, deu sorte.
.
Sobre "suportar" a ligação +R-L , na verdade, essa é a ligação padrão para os aparelhos que não suportam nada, como o mylink.
Ou seja, nenhum aparelho vem "preparado" para essa ligação, ela é utilizada justamente quando eles não vem preparado pra nada como o ML.
.
Sopre a parte eletrônica, vamos à física...
Todo canal trabalha com uma Diferença de Potencial-DDP entre o fio negativo e o positivo, o que chamamos de voltagem.
Ao contrário do conhecimento popular, o negativo não é neutro, como na tomada de casa, o negativo tem carga negativa assim como o positivo tem carga positiva. A soma entre elas dá a voltagem.
Na saída alta o som já sai pronto, amplificado (juntamente com o ruido), e pode ser ligado diretamente nos falantes.
Na saída baixa, como já diz o nome, a voltagem é baixa nos RCA (sem ruido) e necessita passar antes por um amplificador.
.
O ruído no uso dos conversores é porque junto com o som da saída alta vem ruído de fundo.
Aí passa pelo conversor e baixa a voltagem (o ruído continua lá), manda via RCA para o modulo do sub, quando amplifica o som o ruído é amplificado junto...
É uma questão de física, não de qualidade do conversor.
.
Por isso sempre é melhor usar a saída RCA do som e os amplificadores externos novos são do tipo "Mosfet" (fonte chaveada) e não geram ruído na amplificação.
Mas nós que temos ML estamos fora dessa... rsrsrs
.
Sobre ser "fora do padrão" vamos concordar que sim, é fora do padrão da concessionária, assim como o conversor RCA também é... e 99% das ligações de som que são feitas também são.
O importante não é se esta no padrão da concessionária ou não, é sim se está correta tecnicamente, o que vai gerar qualidade sonora e evitar problemas.
Por isso deve ser feita por profissional habilitado ou alguém que entenda do que está fazendo, e principalmente observando todos as especificações técnicas do aparelho e demais componentes (potência, voltagem e impedância).
.
E, tecnicamente, posso te garantir que a ligação +R-L é possível e a mais indicada nesse caso de amplificador mono com somente uma entrada alta.
.
Gosto, bem, "gosto não se discute" hehehehehe
Cada um tem o seu e a sua preferência, e acho legal o fórum por causa disso, podemos conhecer idéias novas.

Abraço!

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Flabeano disse:

 


Blz Mano, concordo com vc em muitos pontos.
Eu também prefereria que o mylink tivesse 2 saídas RCA, acho um absurdo não ter, qualquer aparelho mediano tem... mas como preferi ficar com o mylink para manter a originalidade tive que estudar as ligações e quebrar um pouco a cabeça.
.
Pensei em usar um conversor RCA mas tem vários usuários reclamando de ruído, inclusive aqui no fórum. Que bom que o seu não dá ruído, deu sorte.
.
Sobre "suportar" a ligação +R-L , na verdade, essa é a ligação padrão para os aparelhos que não suportam nada, como o mylink.
Ou seja, nenhum aparelho vem "preparado" para essa ligação, ela é utilizada justamente quando eles não vem preparado pra nada como o ML.
.
Sopre a parte eletrônica, vamos à física...
Todo canal trabalha com uma Diferença de Potencial-DDP entre o fio negativo e o positivo, o que chamamos de voltagem.
Ao contrário do conhecimento popular, o negativo não é neutro, como na tomada de casa, o negativo tem carga negativa assim como o positivo tem carga positiva. A soma entre elas dá a voltagem.
Na saída alta o som já sai pronto, amplificado (juntamente com o ruido), e pode ser ligado diretamente nos falantes.
Na saída baixa, como já diz o nome, a voltagem é baixa nos RCA (sem ruido) e necessita passar antes por um amplificador.
.
O ruído no uso dos conversores é porque junto com o som da saída alta vem ruído de fundo.
Aí passa pelo conversor e baixa a voltagem (o ruído continua lá), manda via RCA para o modulo do sub, quando amplifica o som o ruído é amplificado junto...
É uma questão de física, não de qualidade do conversor.
.
Por isso sempre é melhor usar a saída RCA do som e os amplificadores externos novos são do tipo "Mosfet" (fonte chaveada) e não geram ruído na amplificação.
Mas nós que temos ML estamos fora dessa... rsrsrs
.
Sobre ser "fora do padrão" vamos concordar que sim, é fora do padrão da concessionária, assim como o conversor RCA também é... e 99% das ligações de som que são feitas também são.
O importante não é se esta no padrão da concessionária ou não, é sim se está correta tecnicamente, o que vai gerar qualidade sonora e evitar problemas.
Por isso deve ser feita por profissional habilitado ou alguém que entenda do que está fazendo, e principalmente observando todos as especificações técnicas do aparelho e demais componentes (potência, voltagem e impedância).
.
E, tecnicamente, posso te garantir que a ligação +R-L é possível e a mais indicada nesse caso de amplificador mono com somente uma entrada alta.
.
Gosto, bem, "gosto não se discute" hehehehehe
Cada um tem o seu e a sua preferência, e acho legal o fórum por causa disso, podemos conhecer idéias novas.

Abraço!

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
 

 

Realmente, ainda mais esse fórum que até hj não vi parecido, pois em muitos outros cada um te sua opinião, membros brigando e não chegando a nem uma conclusão.

É bem isso, cada um  faz como acha melhor, mas como sou das exatas, tenho a tendência a não juntar coisas diferentes( ex dois canais independentes) pois no tempo de faculdade de engenharia muito capacitor, resistor, mosfets, fora outros equipamentos eu e meus colegas queimamos fazendo testes e mais testes para ver até onde a coisa ia, e sempre abriam o bico quando se fazia algo parecido, dai meu medo em qualquer alteração no ML, pois sei oque pode ferrar. Prefiro manter cada lado no seu quadrado, hehehe.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Méeeeeeee

É... eu só não queimei, na época em que trabalhava com instalação, porque teria que pagar para os clientes. E porque como também sou de exatas sempre rolou muito manual e medição antes.

.

Mas se o meu queimar aviso aqui...

.

Esse povo de exatas é meio doido, não? Kkkkkkk

 

Aproveitando a oportunidade, aí vai uma foto do chicote do Mylink com fita isolante "de fábrica"!
.
Isto mesmo... quando tirei o ML achei fita isolante no chicote original.
.
O motivo não faço a menor idéia mas que é gambiarra, isto é! Kkkkkkkkk
9c7a7a8919ee02ab7baadad6bc990d67.jpgdd44f881f93498ce3118f172e12e4904.jpg

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 29/12/2016 at 21:35, Flabeano disse:

Usei o MyLink com os alto falantes originais.
Adicionei um par de tweeter JBL no canal frontal e uma caixa JBL SW-8A no porta malas. Como o amplificador da caixa tem entrada alta não foi necessário usar o conversor, o que eu não queria mesmo devido às várias reclamações de ruído.
O som ficou com boa qualidade.
Uma alternativa seria tirar os 2 falantes dianteiros e colocar um kit 2 vias, além de mais potente também melhora a qualidade em função do divisor de frequência.

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
 

Me interessei por esse subwoofer,como que faz com o fio REMOTO,puxa daonde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá foxmaker

Como já citado em outras discussões desse fórum, nenhuma das saídas do MyLink serve como remoto pois não "largam" 12V.

Primeiramente liguei no positivo da alimentação do My Link achando que com a chave desligada cortava a corrente deste fio... Errei!!!
A corrente não é cortada ao desligar a chave, o MyLink desliga por um comando eletrônico quando desliga a chave.
Resultado: o amplificador permanecie ligado.

Então usei a sugestão do outro fórum e utilizei a rede da lampada do porta luvas como remoto, ficou perfeito!
Faz parte da mesma sub rede do chicote do som e liga e desliga com a chave.

Alguns usuários não gostam pois o modulo permanece ligado mesmo com o som desligado, mas eu preferi assim pois mesmo com o som desligado todos os avisos são emitidos, o bluetoot é sincronizado e as ligações são recebidas no viva voz, então preferi usar a caixa ligada para isso.
E mesmo porque com o carro ligado é impossível descarregar a bateria.
Não tem erro!

Sequiser mando as fotos da montagem e desmontagem.

Abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.