Combustível - Dúvida terrível

Olá pessoal do Clube do Onix

Estou com uma dúvida cruel sobre se troco ou não o combustível para etanol pois a coisa $$$ ta complicada. Tenho um Onix LT 1.0 2015 e desde que peguei na concessionária só utilizo gasolina, de preferencia aditivada, normalmente ele faz 12,3 km/litro pois eu ando mais na estrada do que na cidade embora seja um consumo misto. Ocorre que o preço ta cada vez maior e sempre que eu faço aquele cálculo dos 70% (preço etanol dividido pelo preço gasolina) dá sempre 0,8 aproximadamente, ou seja, seria melhor gasolina. Os preços aqui estão 3,09 etanol e 3,89 gasolina.

Minha dúvida é se esse calculo do 70% se aplica no meu caso pois verificando a tabela que peguei no http://www.carros-online.com/chevrolet-onix-2015 o Etanol na estrada rende 86% da gasolina e nao 70% (consumo etanol 11,2 dividido por consumo gasolina 12,9 = 0,86); na cidade o etanol rende, aí sim, 71% do rende a gasolina (consumo etanol 7,6 dividido por consumo gasolina 10,6 = 0,71).

Será que vale a pena eu mudar o combustível?

Obrigado!

1 hora atrás, arnaldu disse:

Olá pessoal do Clube do Onix

Será que vale a pena eu mudar o combustível?

Obrigado!

Editado por marcos barreto

A melhor coisa a fazer é um teste, use 2 tanques de etanol( falo 2 pois só no segundo que vc notará a diferença, quando estará com menos mistura chegando a aproximadamente 100% do etanol).

Eu usei etanol no meu, apenas 3 tanques, e neste período rodei uns 20% na cidade. Até gostei do comportamento no inicio, mas nada de mais. Em relação a potência, não notei alteração significativa, agora o consumo sim, quando com um tanque de gasolina na estada faço mais de 650km, no mesmo percurso( viagem de rotina) onde com gasolina chego com um ou dois riscos a baixo da metade(depende do movimento) com etanol, fiquei com medo de não chegar, parei no posto com a luz da reserva acesa.

Pelos meus cálculos, fiz menos de 10km/l, enquanto na gasolina faço 14,5 brincando 100% AC.

Só usei Etanol pois estava grilando em baixa rotação( saída de quebra molas, etc..), e para dar uma limpada no sistema. Deu resultado, não grilou mais desde então e já se faz mais de 3 meses que voltei para gasolina ( só aditivada).

ABs

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.