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Onix e Prisma Joy: Impressões ao dirigir

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A GM decidiu criar uma nova versão de entrada para a dupla Onix e Prisma, que receberam atualização nas versões LT e LTZ, tendo ainda originado a opção aventureira Activ para o Onix. Chamada Joy, a gama de acesso dos compactos da Chevrolet vem com um pacote de equipamentos diferente do habitual e com mudanças importantes na mecânica.

Custando R$ 38.990 no caso do Onix Joy e R$ 42.990 no Prisma Joy, a dupla de acesso aproveita o visual do modelo 2016, destacando-se mudanças sutis nos para-choques, faróis com lentes claras e detalhes em preto, sendo eles grade, maçanetas, colunas e retrovisores. Além disso, os Onix e Prisma Joy ganharam novas calotas aro 14 e pneus verdes 185/70 R14.

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Por dentro, o acabamento foi simplificado e agora apresenta tons de preto e cinza, este último na parte central do painel e portas. Falando nas portas, o visual mudou no Onix Joy, que agora tem puxadores comuns e mais elevados, enquanto o Prisma Joy manteve os que já existiam. A GM diz que o cliente do hatch queria mudança nesse caso, mas os do sedã não ligam para isso.

As diferenças da dupla Joy também podem ser notadas no porta-malas, onde o Onix perdeu o revestimento das caixas de rodas, o que permaneceu no Prisma. Mas voltando ao interior, a coluna de direção não tem ajuste de altura e todos os detalhes não apresentam nenhum item que deixe o ambiente mais sofisticado. Até as maçanetas são de plástico sem acabamento.

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Aliás, as portas dão o que falar na linha Joy da Chevrolet. Além da diferença visual, o Onix agora dispõe de um novo console entre os bancos. O motivo é que o ajuste no desenho das portas tirou os botões dos vidros elétricos, agora centralizados no hatch. O Prisma continua com os comandos nas portas. Por fim, apesar dos vidros elétricos de série, as travas elétricas são vendidas como acessórios.

O quadro de instrumentos tem bom visual, mas traz apenas o essencial: conta-giros analógico e display digital com velocímetro, hodômetro, relógio e nível de combustível. Não há computador de bordo e nem medidor de consumo, mas pelo menos há indicador de mudança de marcha.

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Os bancos têm padronagem simples e o traseiro é inteiriço e com apenas dois apoios de cabeça e cinto subabdominal central. A direção agora é elétrica e vem junto com o ar-condicionado.

Os retrovisores são manuais, assim como os vidros traseiros. Nos acessórios divulgados, não há comandos elétricos para estes itens, mas há central multimídia com DVD, CD Player, sensor de estacionamento, alarme, rodas de liga leve aro 14 (diferentes para cada modelo) e chave com controle remoto, por exemplo. O sistema OnStar disponível para o Joy funciona através do aplicativo instalado no smartphone, possibilitando até medir a pressão dos pneus.

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Impressões ao dirigir

As mudanças feitas pela engenharia da GM foram interessantes, já que Onix e Prisma Joy ficaram bem mais econômicos e mostraram um bom desempenho na pista de testes. O propulsor SPE/4 1.0 ECO tem pistões, anéis e bielas novas, além de reprogramação eletrônica, mudanças no arrefecimento e no sistema elétrico.

Com tudo isso, ele passa a ter funcionamento com menor atrito e mais economia. O nível de ruído foi levemente atenuado. Mas, apesar das mudanças, continua oferecendo 78/80 cv a 6.400 rpm e 9,5/9,8 kgfm a 5.200 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. O câmbio de seis marchas tem as primeiras curtas e a sexta para manter um giro baixo em cruzeiro.

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Assim, o conjunto permite boas retomadas e aceleração condizente com a proposta. A condução tem como ponto alto as trocas de marcha precisas e macias. Rodando a 110 km/h em sexta, o ponteiro marca 3.000 rpm. Mas, é apenas uma marcha de “descanso” do motor em cruzeiro, pois o SPE/4 1.0 não responde ao acelerador de forma alguma.

Mas, nesse caso, o objetivo é manter o consumo baixo e o nível de ruído também, gerando conforto e economia. Com até 30 kg a menos (25 kg no Onix), a dupla recebeu ajustes na suspensão, que ficou 10 mm mais baixa, mas ao contrário dos Novos Onix e Prisma 2017, o ajuste é voltado para o conforto.

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Na pista de testes da GM em Indaiatuba/SP, tanto Onix Joy quanto o Prisma Joy se comportaram bem nos variados tipos de piso da pista, sendo o esperado para a proposta da dupla.

O Onix, por sua característica, é mais ágil. Já o Prisma é mais comportado. Ambos apresentaram boa estabilidade, mesmo com pneus altos. Os freios são suficientes, tendo sido atualizados também. A direção elétrica é muita leve e precisa, deixando a condução mais agradável.

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No geral, em termos de condução, os Chevrolet Onix e Prisma Joy apresentam um comportamento melhor que os modelos anteriores. Em termos de acabamento, o visual ficou limpo demais e alguns itens que seriam esperados como de série, são oferecidos apenas como acessório. Pelo menos ar-condicionado e direção elétrica não foram cortados.

Fonte: Notícias Automotivas

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Sou o maior fan boy da Chevrolet e do ONIX em especial.

Mas tem uma coisa na Chevrolet do Brasil que me incomoda muito e não mudam..

Já começaram com a mania de tirar a barra estabilizadora novamente, pois agora os Onix e Prisma JOY não vem mais com as barras estabilizadoras.

Os novos Onix e Prisma vem em qualquer versão com as barras estabilizadoras.

Ah, também não gostei do fato de abaixarem 01cm a altura dos Onix e Prisma . Pra mim, quanto mais alto melhor.

O Onix  e Prisma sempre foram muito equilibrados em suspensão, sendo referência em suas categorias. Não precisavam ter feito isso.

Baixar altura de carro enfraquece demais pro meu gosto...

 

Edited by Boing2016

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Em 8/8/2016 at 22:38, Boing2016 disse:

Sou o maior fan boy da Chevrolet e do ONIX em especial.

Mas tem uma coisa na Chevrolet do Brasil que me incomoda muito e não mudam..

Já começaram com a mania de tirar a barra estabilizadora novamente, pois agora os Onix e Prisma JOY não vem mais com as barras estabilizadoras.

Os novos Onix e Prisma vem em qualquer versão com as barras estabilizadoras.

Ah, também não gostei do fato de abaixarem 01cm a altura dos Onix e Prisma . Pra mim, quanto mais alto melhor.

O Onix  e Prisma sempre foram muito equilibrados em suspensão, sendo referência em suas categorias. Não precisavam ter feito isso.

Baixar altura de carro enfraquece demais pro meu gosto...

 

o nosso onix nao tem as ditas barras?

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10 horas atrás, Cristiancl disse:

o nosso onix nao tem as ditas barras?

Tem sim. Todos os Onix feitos até hoje tem a barra estabilizadora.

Somente o Joy 2017 que está vindo sem. 

Os novos Onix 2017 tanto 1.0 quanto 1.4 continuam vindo com a barra estabilizadora.

Quando uma montadora tira a barra estabilizadora (várias fazem isso), ela endurece a suspensão pra compensar, visto que, a função da barra estabilizadora é evitar o excesso de "rolling", ou seja, que nas curvas o carro não incline muito.

Por isso que o Celta era um pouco mais duro que o antigos Corsa G1, até 1999. No Ano 2000 a GM tirou essa barra no Corsa G1 também.

Nos Corsa g2, quando lançaram tinham as barras estabilizadoras, e depois tiraram também...

São economias porcas ao meu gosto...

A GM sabe fazer carros ótimos, mas este é um defeito da marca...

Edited by Boing2016

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Rebaixar o carro em 1,0cm pra mim não vejo problema. O problema é é ter ficado mais duro. 

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Poxa a GM não precisava ter depenado o carro mais ainda, só de manter o visual antigo já era suficiente pra deixar o modelo mais barato que o novo 2017. Mas gostei da novidade do OnStar mesmo sem MyLink.

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