Carro Zero - Borra Branca no óleo


Alonso Junior

Posts Recomendados

Aew galera, 

Procurei aqui no fórum e não encontrei nada parecido, por isso criei este tópico!

Estava conferindo o nível de óleo do motor e me deparei com uma gosma branca toda ao redor da vareta de nível do óleo! Ai abri a tampa de óleo do motor e encontrei mais borra branca acumulada pelo lado de dentro dela. Coloquei as fotos aqui embaixo pra ilustrar melhor o problema:

IMG_20160703_235625548.jpgIMG_20160703_235704968.jpg

Borra branca no fundo da tampa de óleo.

 

IMG_20160704_240148044.jpgIMG_20160704_240124945.jpg

Borra branca por toda extensão interna do receptáculo da vareta de óleo e também bastante "babado" na borda externa (quando tira a vareta vem toda essa borra para fora).

 

Obs.: o carro acabou de passar dos 4 mil quilômetros rodados, o óleo nunca foi trocado pelo fato de o carro ter sido tirado Zero km da Concessionária. 

O caso é que sempre abasteci o Onix com gasolina aditiva em um mesmo posto de confiança, só abasteci uma vez em um posto de beira de estrada. 

Será que pode ter sido alguma gasolina adulterada? Ou será que a junta do cabeçote pode estar queimada? Alguma ideia:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Isso é uma graxa que a fabrica coloca para facilitar a colocação e retirada da vareta de óleo. 

Não se preocupe que não é nada. Existe essa conversa em algum tópico aqui, mas não sei em qual.

Todos tem isso, uns mais outros menos, o meu com 40k ainda apresenta um pouco dessa graxa na vareta...

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aew @Mano , então a primeira coisa que pensei era isso, mas no caso essa "graxa branca" esta seca ao redor da vareta e aguada dentro da tampa do óleo! Se fosse graxa com função lubrificante acredito que seria pastosa! 

Não achei nenhuma resposta plausível no youtube brasileiro, só achei esse vídeo gringo falando sobre:

 

O cara fala que ocorre com maior frequência em lugares mais frios em que o motor do carro não chega a esquentar (percursos curtos com o carro). Acaba que a queima do combustível é incompleta e quando desliga o motor frio a umidade que esta dentro do motor condensa e forma essa borra branca.

Rodar com o motor quente faz com que a água não consiga condensar (e evapore) e saia pelo anti-chamas da tampa do cabeçote.

Como uso o carro em geral para trechos mais curtos (em torno de 2 ~ 8km) acredito que me encaixo nessa situação falada no vídeo. Sem falar que já vi algumas vezes sair bastante água pelo escapamento do carro.

Por isso que o manual do Onix trata o uso do carro em percursos curtos como uso Severo! Pelo fato da contaminação do óleo ser maior nessa situação, sendo exigido trocas de óleo na metade do período comum.

Vou ver se levo o Onix pra fazer a troca do óleo essa semana ainda e acompanhar pra ver se o fenômeno da gosma volta a aparecer.. kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso o carro 4 vezes ao dia em percurso de 2 km cada, sai muita água do cano sim, mas não reparei essa "borra" branca no óleo.

Por acaso seu carro não esta baixando água??

Final de semana que tenho mais tempo, vou verificar se na tampa de óleo tbem esta assim e retorno..

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 k para alguns é considerado pouco, para mim é muito. 

Troco a cada 6 meses ou 5 k, no máximo 6 k quando não consigo fazer antes, tudo devido ao uso severo.

Essa água é devido a nossa gasosa de qualidade, e também no meu caso, por não atingir a temperatura normal de trabalho tanto do motor quanto do cano.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aew galera, 

Procurei aqui no fórum e não encontrei nada parecido, por isso criei este tópico!

Estava conferindo o nível de óleo do motor e me deparei com uma gosma branca toda ao redor da vareta de nível do óleo! Ai abri a tampa de óleo do motor e encontrei mais borra branca acumulada pelo lado de dentro dela. Coloquei as fotos aqui embaixo pra ilustrar melhor o problema:

IMG_20160703_235625548.jpgIMG_20160703_235704968.jpg

Borra branca no fundo da tampa de óleo.

 

IMG_20160704_240148044.jpgIMG_20160704_240124945.jpg

Borra branca por toda extensão interna do receptáculo da vareta de óleo e também bastante "babado" na borda externa (quando tira a vareta vem toda essa borra para fora).

 

Obs.: o carro acabou de passar dos 4 mil quilômetros rodados, o óleo nunca foi trocado pelo fato de o carro ter sido tirado Zero km da Concessionária. 

O caso é que sempre abasteci o Onix com gasolina aditiva em um mesmo posto de confiança, só abasteci uma vez em um posto de beira de estrada. 

Será que pode ter sido alguma gasolina adulterada? Ou será que a junta do cabeçote pode estar queimada? Alguma ideia:blink:

Alonso vc não foi na css? Tá na garantia! Tenho um onix seleção 7000km, não tem isso não. Não sou tão leigo se tratando de carro... para mim isso pode ser sinal de água, a nota da vareta, o óleo, está na cor normal, ou meio leitoso ??? Mais o certo é vc ir na css, afinal está na garantia!!!

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Mano, levei o carro na CCS da GM aqui perto pra dar uma olhada nessa borra branca. Fui direto falar com o gerente da oficina pra não ficar na enrolação de mecânico dizendo que é assim mesmo e blabla, o gerente me atendeu bem rápido mas disse que isso é o "suor" do óleo e que não tem problema algum. Indaguei a respeito disso ser comum e a principio ele disse que nunca tinha aparecido carro com isso antes. Nisso aparece outro cara do nada com prancheta e pára do lado, continuei fazendo perguntas pro gerente, nisso ele soltou que outros carros já vieram ali com com esse mesmo caso de borra branca (que não é essa da graxa da vareta) na tampa do cabeçote mas que se tratava de algo comum.

Questionei o que seria esse "suor" e o cara não soube responder, acabou dizendo só que eu precisava trocar o óleo que o carro já tinha passado 6 meses pra não perder a garantia, falei que a troca do 5000km ou 6 meses era opcional e que não interferiria na garantia, ele bateu o pé dizendo que tinha que fazer e blabla.. pelo que sei a revisão de 10.000 km ou 1 ano é obrigatória, não?

To começando a suspeitar que possa ser um problema do óleo que colocaram de fábrica em alguns carros e quando leva na CCS o pessoal faz vista grossa dizendo que é assim mesmo, quando na verdade pode ser até um caso de recall de óleo contaminado.

Enfim, vou trocar o óleo pra tirar essa duvida e acompanhar o aspecto dele pra ver se isso volta a acontecer. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Mano, levei o carro na CCS da GM aqui perto pra dar uma olhada nessa borra branca. Fui direto falar com o gerente da oficina pra não ficar na enrolação de mecânico dizendo que é assim mesmo e blabla, o gerente me atendeu bem rápido mas disse que isso é o "suor" do óleo e que não tem problema algum. Indaguei a respeito disso ser comum e a principio ele disse que nunca tinha aparecido carro com isso antes. Nisso aparece outro cara do nada com prancheta e pára do lado, continuei fazendo perguntas pro gerente, nisso ele soltou que outros carros já vieram ali com com esse mesmo caso de borra branca (que não é essa da graxa da vareta) na tampa do cabeçote mas que se tratava de algo comum.

Questionei o que seria esse "suor" e o cara não soube responder, acabou dizendo só que eu precisava trocar o óleo que o carro já tinha passado 6 meses pra não perder a garantia, falei que a troca do 5000km ou 6 meses era opcional e que não interferiria na garantia, ele bateu o pé dizendo que tinha que fazer e blabla.. pelo que sei a revisão de 10.000 km ou 1 ano é obrigatória, não?

To começando a suspeitar que possa ser um problema do óleo que colocaram de fábrica em alguns carros e quando leva na CCS o pessoal faz vista grossa dizendo que é assim mesmo, quando na verdade pode ser até um caso de recall de óleo contaminado.

Enfim, vou trocar o óleo pra tirar essa duvida e acompanhar o aspecto dele pra ver se isso volta a acontecer. :mellow:

A cor do óleo? Estava esbranquiçado? Se estiver fera isso é água, vale observar se baixou o nível da água do radiador, mesmo q pouca quantidade. Se estiver a coisa é um pouco mais séria, pode ser até uma junta de cabeçote

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então@Vgpereira o aspecto do óleo no geral está bom, só em algumas partes do motor que acumulou uma gosma branca como nas fotos que mandei no primeiro post. Quanto ao nível do tanque de expansão não baixou nada de água , e o nível do óleo está acima da metade do marcador da vareta.

Então acredito que a princípio não seja problema da junta do cabeçote. Mais provável é que seja a contaminação do óleo por umidade mesmo..

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Referente as trocas, SIM é obrigatória a troca aos 5k  ou 6 meses se vc faz uso severo, assim como especificado no manual.

Se vc anda em percussos curtos que não da tempo de o motor atingir a temperatura normal, menos de 6 km, isso é uso severo, mas pesquise no manual que lá informa tudo que é considerado severo ou normal.

Se vc não se encaixou em nem um deles(severo), mostre no manual essa parte, e informe ou prove a eles que vc não se encaixa em uso severo, assim vc não corre o risco de perder a garantia.

Opinião pessoal.

       Independente de ser severo ou não eu troco e acho q deveriam trocar nos 5 k ou 6 meses, pois é uma economia boba, pelo dano q o motor pode sofrer.

só fazer as contas de quanto vc gasta na troca( 190 ± a cada 6 meses ou 5k) e ver se vale a pena, referente a uma quebra de motor devido a falta de lubrificação ou desgaste prematuro. Na verdade seria esse valor a cada ano, uma troca na revisão ( obrigatória a cada ano) e uma troca de óleo (entre as revisões).

                                           troca 5k   -  revisão  10k   -    troca óleo 15k     -   revisão 20k   -   troca oleo  25k   -   revisão 30k

Em 30.000 km vc ira gastar aproximadamente 570,00 a mais trocando em intervalos de 5 em 5. eu acho pouco sabendo do prejuízo que posso ter caso não faça e venha ter algum problema..

Ex: quando lançaram o marea diziam q a troca era de 20k, isso deu a fama de carro q quebra, motor q não dura, tudo pq o óleo não aguenta essa km.

Abs.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera aproveitei a promoção de 180 pila da troca de óleo e filtro, e levei hoje o Onix pra fazer a troca na CCS aqui perto. Acabei descobrindo outras coisas mais.. vamos lá:

IMG_20160707_170705839.jpgIMG_20160707_170812877_HDR.jpg

O Anel de vedação de borracha(da tampa do óleo) é na verdade pintado de verde, e no caso a pintura começa a sair com o aquecimento do motor..

 

IMG_20160707_171326813_HDR.jpgIMG_20160707_171340341.jpg

A pintura verde sai numa forma de goma descascada e pode cair dentro do motor...

 

IMG_20160707_171444850.jpgIMG_20160707_195543207.jpg

Esse é o papel que limpei esse Anel de vedação e olha o estado final dele...

Nessa outra foto esta a bombona com o óleo original de fábrica retirado do carro, que foi trocado com exatos 3485km rodados em 6 meses de uso do ONIX. O óleo esta com aspecto velho e queimado, e nas bordas da bombona ficou um pouco da tal gosma branca. No caso sempre usei gasolina aditivada de um mesmo posto confiável e esperava ao menos o óleo um pouco mais limpo para baixa quilometragem e tempo de uso... (a principio vou continuar usando mesmo combustível afim de teste, mas futuramente pretendo trocar para o álcool que é mais "limpo")

Agora com o óleo novo no carro vou continuar acompanhando pra ver se ocorre a formação da borra maldita de novo, mas espero que essa saga tenha acabado por aqui.. kkkk
vlw a galera que ajudou ai :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Há uma junção de fatores para ocorrer esse leite pastoso na tampa de óleo, e é por isso que existem carros que abastecem no mesmo posto e em um acontece o problema e em outro não. Também existem carros nas mesmas condições de uso, mas em regiões diferentes do pais que também é relevante.

Esse leite pastoso se forma na mistura de agua + óleo também pode ser chamado de chocolate, leite condensado, borra amarela...

O mais importante nessa avaliação é que se não baixa agua do reservatório não é junta do cabeçote. Então vamos abordar somente os casos que não é junta!

A origem dessa agua é a condensação mais a queima do combustível que sempre contém alguma quantidade de agua, tanto o álcool quanto a gasolina. Lembrando que álcool contem mais agua, mas a grande origem dessa agua é mesmo a condensação.

O que acontece quando a gente enche um copo de cerveja gelada no calor? A agua do ar se condensa em volta do copo formando agua que vem do ar onde chega a escorrer! No motor é ao contrário, ele está quente por dentro e o ar frio está fora então a condensação acontece dentro, quanto mais frio e úmido o ar da região mais agua condensa dentro do motor. Principalmente durante as noites frias.

Em um bom carro quando o óleo aquece, essa agua vira vapor que é rapidamente sugado pelo coletor de admissão e queima junto com a mistura ar+combustivel.

Os anéis de um pistão sempre deixam um pouco da compressão escapar por baixo, esses gases super poluentes são chamados de Blow-by.

Em todo motor atual (mais de 20 anos) existe um sistema que suga esses gases junto com a umidade quando aquecida e é chamado de PCV (Ventilação Positiva do Cárter). Esse sistema pode ter formatos e eficiências diferentes para cada modelo de motor. Um dos melhores que já vi é o do Corolla onde ele puxa os gases pela tampa de válvulas, ou seja, puxa pela parte mais alta do motor que é onde se acumula a umidade. Ele possui uma válvula PCV bem sensível que ao menor sinal de vácuo do motor ela se abre e permite a passagem dos gases.

Eu tive um Corolla 2007 em que fazia 4 trechos de 3 km por dia e mesmo no inverno nunca formou esse chocolate, mas isso tem um pequeno preço, ele baixava cerca de 500ml a 1 litro de óleo a cada troca de 6 meses desde novo. Isso porque o excesso de ventilação do cárter leva bastante óleo no ar. O Argo, Fiesta, Onix nas mesmas condições gera a borra amarela.

Alguns carros vão ter um sistema menos eficiente para a retirada da umidade, aí junta um sistema desses a um clima mais frio (mesmo que somente noturno) com trechos curtos e vai acontecer a borra chocolate!

Uma pessoa que roda 12 km por dia, pode significar 4 trechos de 3km. A pessoa vai pra o trabalho mas almoça em casa por isso 4 trechos.
Para uma outra pessoa 12 km por dia pode significar dois trechos de 6 km por dia e isso muda tudo! Por isso é melhor reportar os trechos não a distância diária...

Então 3 km pode não ser o suficiente para retirar a condensação, e o motor esfria bastante entre os trechos. Logo o motor nunca alcança a temperatura ideal para retirada completa da umidade.

Frequentemente as concessionários e montadoras falam que é normal e que a gente deveria andar mais com o carro! Esse é o maior absurdo que se pode ouvir nos dias atuais e com o combustível ao preço que está, a gente compra carro econômico e eficiente é para usar pouco e proteger o meio-ambiente!

As montadoras deveriam olhar para esse problema com mais atenção e modificar o sistema PCV nesses carros antes que encha tanto de chocolate que quebre o motor, sim chocolate é um problema sério você não tem como saber a quantidade sem abrir o motor!

Espero ter ajudado, obrigado por ter lido!

Ass. Maickel Bourscheid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá, amigo.

Meu onix 1.4 está com o mesmo problema. 

O que sucedeu o teu caso? O mecânico trocou o oleo que estava leitoso e com cheiro de alcool, os filtros e regulou os bicos, mas a tampa novamente está formando o creme. Gostaria de saber o desfecho do seu problema;

 

Grato

 

Complementando. A água do reservatório não está abaixando. Meu uso diário é bem pouco, menos de 2km por dia.

Tem feito bastante frio nas últimas semanas, mas agora nem tanto mais.

Eu uso somente alcool. Costuma pingar diariamente no escapamento, principalmente nos dias frios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Roger PA, pelo seu uso é bem provável que se forme esta borra leitosa, principalmente pelo trajeto extremamente curto. Fora isso tem o álcool que pode estar "hidratada" demais. Nem diria adulterada, mas com níveis de água muito no limite, o que aumenta a questão do problema. Talvez para amenizar esta questão, você poderia ligar o motor e deixá-lo ligado uns 5 minutos levemente acelerado (entre 1500 e 2000 RPM) antes de sair, pois o motor já atinge uma temperatura razoável com 10 a 15 minutos de funcionamento.

Outra alternativa seria aproveitar este momento em que o álcool deixou de ser vantajoso e usar a gasolina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.