Troca Fluido de Freio


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35 minutos atrás, arturroch disse:

Alguém sabe dizer se tem algum manual com o procedimento para troca do fluido de freio? Se no onix é feito da maneira tradicional, sangrando bombeando o pedal de freio ou por ter ABS é feito de maneira diferente?

 

Vlw

Existe o manual técnico de procedimentos fornecidos pela chevrolet sim, mas a troca de fluido é igual em todos os veiculos, bombeando o pedal, ou então colocando 1 bar de pressão no reservatório e sangrando nas rodas.

Só é necessário utilizar scanner em alguns carros com ABS(que não é o caso do onix) ao fazer a troca da pastilha, pois pode voltar sujeira junto com o fluido então utiliza-se o scanner para desabilitar o ABS e pode retornar o embolo com segurança

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  • 9 meses depois...

Tenho uma dúvida: a embreagem do Onix é hidráulica, portanto, toda vez que for trocar o fluído de freio é necessário sangrá-la também; pergunto:se esgota o fluído da embreagem pisando no pedal do freio ou no pedal da embreagem?(a pergunta pode ser idiota, mas eu tenho essa dúvida).

Editado por Marcatto
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5 horas atrás, Marcatto disse:

Tenho uma dúvida: a embreagem do Onix é hidráulica, portanto, toda vez que for trocar o fluído de freio é necessário sangrá-la também; pergunto:se esgota o fluído da embreagem pisando no pedal do freio ou no pedal da embreagem?(a pergunta pode ser idiota, mas eu tenho essa dúvida).

Em nem um dos dois.

A sangria deve ser feita colocando pressão no sistema e sangrando roda a roda, para evitar problemas no módulo ABS.

Abs

Editado por Mano
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Antes de tudo, obrigado pela resposta!

Depois de assistir vários vídeos, inclusive um de uma oficina famosa em MG, eu resolvi fazer a troca do fluído do meu Vectra GT 2011 AT (sem embreagem), equipado com ABS. Correu tudo bem! Uma dica, dessa oficina mencionada, é que, na hora de bombar o pedal de freio, NÃO pode deixar o pedal chegar ao final do curso, pois, se isso ocorrer, pode estragar um componente do sistema. Para que isso não ocorra, é necessário improvisar um objeto (pedaço de madeira, saco com brita, pedra, etc) entre o pedal do freio e o piso do carro. Abraço!

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  • 4 meses depois...
9 horas atrás, Marcatto disse:

A recomendação para a troca do fluido de freios, Dot 4, é a cada 02 anos ou 30 mil km, o que ocorrer primeiro.

Tendi... Eu to querendo Fazer Alinhamento e Balanceamento também, me disseram que primeiro eu tenho que trocar o óleo de freio porque senão, quando mexe na roda para trocar o óleo perde o serviço feito, é isso mesmo?

Editado por leodias
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Aproveitando a deixa, segue um alerta para vocês.

Com meu carro com 1 ano e 10 meses e 30mil km, solicitei a troca do fluído de freio na concessionaria, fui cobrado e tudo. Porém um ano após o serviço, com o carro com quase 3 anos de idade, fui revisar o carro e para minha surpresa o reservatório de freio estava "podre". Cabe a vocês observarem as fotos e avaliar o serviço prestado.

Diante da impossibilidade de limpeza adequada no reservatório de fluido de freio, fui atrás da compra de outro. Ai tive mais uma surpresa, nada menos que R$270,00 a peça. Imagina se espero mais um ano para olhar o reservatório por dentro, certamente ia ter que comprar o reservatório e a unidade de ABS (>R$1500) e fazer todo  o desentupimento do encanamento etc.

Goma na tampa e filtro:

DSC_0014.JPG.1c2e5148bbabbe8c344047fa2dab1085.JPG

 

Visão com o reservatório no local (com ele tampado não dava para observar nenhum problema, nível OK):

DSC_0016.JPG.7a9f03afc4de947415e18244b5e5d3c1.JPG

 

Após uma chacoalhada:

DSC_0057.JPG.e8d565520155d2702b165d90762d452b.JPG

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  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Em 14/09/2017 at 13:29, Carlos disse:

Aproveitando a deixa, segue um alerta para vocês.

Com meu carro com 1 ano e 10 meses e 30mil km, solicitei a troca do fluído de freio na concessionaria, fui cobrado e tudo. Porém um ano após o serviço, com o carro com quase 3 anos de idade, fui revisar o carro e para minha surpresa o reservatório de freio estava "podre". Cabe a vocês observarem as fotos e avaliar o serviço prestado.

Diante da impossibilidade de limpeza adequada no reservatório de fluido de freio, fui atrás da compra de outro. Ai tive mais uma surpresa, nada menos que R$270,00 a peça. Imagina se espero mais um ano para olhar o reservatório por dentro, certamente ia ter que comprar o reservatório e a unidade de ABS (>R$1500) e fazer todo  o desentupimento do encanamento etc.

Goma na tampa e filtro:

DSC_0014.JPG.1c2e5148bbabbe8c344047fa2dab1085.JPG

 

Visão com o reservatório no local (com ele tampado não dava para observar nenhum problema, nível OK):

DSC_0016.JPG.7a9f03afc4de947415e18244b5e5d3c1.JPG

 

Após uma chacoalhada:

DSC_0057.JPG.e8d565520155d2702b165d90762d452b.JPG

Acabei de descobri que o meu esta desse jeito. 

Estou fazendo a revisao de 50.000 km.

Na revisão de 30.000km a css não trocou o fluido mas estava incluído no pacote.

A revisão de 50.000km estou fazendo em css diferente, sera que posso pedir a devolução do dinheiro para css que não executou a troca conforme o manual do carro?

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  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Ao rodar com o Prisma AT 17/18 (com aproximadamente 3 mil km), eu estava sentindo os freios com pouca sensibilidade no pedal e era preciso pisar além do que eu achava normal. Parecia sintoma de ar no sistema, mas o carro é novo e teoricamente não poderia ser isso.

Então resolvi fazer eu mesmo a sangria do sistema de freio para ver se tinha algo de errado. Comprei 2 frascos de fluido ATE DOT 4 e ao fazer a sangria dos freios traseiros, me deparei com isso:

cmkTLhMl.jpg

Esses pontos brancos dispersos no fluido saíram dos sangradores dos freios traseiros. Nunca vi tal sujeira em nenhum dos carros que já fiz sangria. Ainda mais em carro novo.
Imagino que deve ser algum lubrificante colocado na montagem dos cilindros de freio dos tambores, mas não posso dizer com certeza se é isso ou não.

De qualquer forma, o fluido aparentemente ainda estava ok e a sangria melhorou bem pouco o sintoma que eu sentia, continuando o sistema pouco sensível (acho que é o normal do sistema mesmo).
Fica o alerta para quem tem Onix/Prisma mesmo novo, mas o fluido de freio pode estar contaminado.

Editado por Sekiya
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  • 6 meses depois...

Ola a todos   vou compartilhar minha experiência  com meu carro  prisma 2014 LT

Sou do tipo faça vc mesmo  , meus  veículos carro moto eu mesmo faço as revisões  em casa

Bom vamos falar dos freios , no prisma resolve seguir o manual,  por recomendação da css

30 mil k/m  troca  fluido  ,  ou  cada 2 anos , verificar pastilha, , com 3 anos 21mil k/m de uso meu fluido  medindo com a caneta já estava começando  contaminar , sua a  aparência  do fluido   estava boa  bem transparente  as pastilhas já estava passando meia vida

Com 31mil k/m  as pastilhas estava com 3 mm de espessura  bom já estava na hora de trocar , os disco , aferidos  com 19.1mm  Max , deu um passe neles  ficou  com 19 mm , dentro do limites  o mínimo que o fabricante pede  e 17mm

Fiz limpeza  do freio traseiro campanas , lixar lonas   e ajuste de freio de Mão 

Pastilhas  trocadas         utilizei marca fremax  

Óleo de freio  trocado   utilizei  varga dot 4    cor vermelha

Estou acostumado com esses procedimentos  tenho equipamento em casa várias ferramentas  é um hobby  meu  inclusive maquina de de sangria de freio a vácuo  

O que mais me   impressiona  foi apos  trocar  óleo de freio , o carro mudou e muito a sensibilidade de frenagem , muita mais preciso

A embreagem compartilha o mesmo óleo de freio  também  muito macia e leve   

Este veiculo é  de uso da esposa  ela  ficou impressionada  coma revisão  kkkkkk

Amigos estou compartilhando essa informação espere  que seja útil , uma simples revisão  faz uma grande diferença no veiculo 

Abraços     

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  • 1 mês depois...

Alô amigos, tenho um Novo Prisma e hoje está com 60.000 km, troquei pastilhas com 30.000 e 60.000 km (ainda aguentavam mais uns 5.000 km, mas como tinha que trocar o fluído por ter completado 2 anos, adiantei a troca das mesmas), ambas na autorizada. Na troca das pastilhas, foi realizada a troca do fluído de freios e pesquisando um pouco, encontrei uma parte do manual de manutenção do ônix que transcrevo abaixo:

"Nota:

Os seguintes estágios operacionais devem ser realizados para encher a tubulação de pressão entre o cilindro mestre e o cilindro do atuador da embreagem. Ao sangrar, assegure-se de que o reservatório do fluido do freio esteja sempre cheio e não fique seco.

1. Sangre a tubulação de pressão entre o cilindro mestre da embreagem e o cilindro do atuador da embreagem usando o seguinte procedimento:

1.1. Remova a tampa da válvula (3) da válvula de sangria.

1.2. Encha o reservatório do fluido do freio até a marca "MAX".

1.3. Pressione e segure o pedal da embreagem.1.4. Abra a válvula do sangrador até o ar ou a mistura de ar/fluido de freio emergir.

Nota:

Não feche a válvula do sangrador rápido demais.

1.5. Feche a válvula do sangrador.

1.6. Solte lentamente o pedal da embreagem.

1.7. Aguarde aproximadamente 5 segundos.

1.8. Repita este processo de sangramento 4 vezes.

1.9. Aperte a válvula do sangrador .

1.10. Empurre a tampa na válvula do sangrador para protegê-la.

2. Verifique se o câmbio apresenta facilidade de movimento com o veículo estacionário, com o motor funcionando e com a embreagem desengatada.

3. Faça um teste de rodagem com o veículo para assegurar o funcionamento correto. Faça o teste de rodagem usando faixas variáveis de RPM e trocas de marcha frequentes, até que o veículo esteja com a temperatura de operação. Assegure-se de que o freio e o sistema de embreagem estejam operando corretamente."

Vou fazer tal procedimento, pois tem óleo velho no meu atuador da embreagem, que tem que ser sangrado. espero ter ajudado!

 

1-8539176bed.png

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Legal a descrição deste procedimento "oficial" da fábrica.

Nos carros que fiz a sangria da embreagem, das vezes que fiz com bombeamento, o procedimento não deu certo. Na maioria das vezes entrou ar porque o bico de sangria fica mal localizado e sendo tudo de plástico o bico necessita que se desrosqueie bastante para iniciar a saída de fluido, isso com uma mangueira conectada a todo momento que terá que girar junto.

A melhor forma que encontrei para fazer a sangria da embreagem foi por gravidade (isso na ausência de uma bomba ou alguma máquina própria de sangria). É deixar o reservatório bem cheio e aberto e abrir o sangrador até começar a escorrer o fluido (tem que abrir bastante). Aos poucos o fluido velho desce e quando começar a sair o novo é só fechar. Só não deixar que a entrada do fluido para a embreagem não fique seco para não entrar ar.

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  • 9 meses depois...
Em 06/11/2018 at 21:00, mauro_m disse:

Alô amigos, tenho um Novo Prisma e hoje está com 60.000 km, troquei pastilhas com 30.000 e 60.000 km (ainda aguentavam mais uns 5.000 km, mas como tinha que trocar o fluído por ter completado 2 anos, adiantei a troca das mesmas), ambas na autorizada. Na troca das pastilhas, foi realizada a troca do fluído de freios e pesquisando um pouco, encontrei uma parte do manual de manutenção do ônix que transcrevo abaixo:

"Nota:

Os seguintes estágios operacionais devem ser realizados para encher a tubulação de pressão entre o cilindro mestre e o cilindro do atuador da embreagem. Ao sangrar, assegure-se de que o reservatório do fluido do freio esteja sempre cheio e não fique seco.

1. Sangre a tubulação de pressão entre o cilindro mestre da embreagem e o cilindro do atuador da embreagem usando o seguinte procedimento:

1.1. Remova a tampa da válvula (3) da válvula de sangria.

1.2. Encha o reservatório do fluido do freio até a marca "MAX".

1.3. Pressione e segure o pedal da embreagem.1.4. Abra a válvula do sangrador até o ar ou a mistura de ar/fluido de freio emergir.

Nota:

Não feche a válvula do sangrador rápido demais.

1.5. Feche a válvula do sangrador.

1.6. Solte lentamente o pedal da embreagem.

1.7. Aguarde aproximadamente 5 segundos.

1.8. Repita este processo de sangramento 4 vezes.

1.9. Aperte a válvula do sangrador .

1.10. Empurre a tampa na válvula do sangrador para protegê-la.

2. Verifique se o câmbio apresenta facilidade de movimento com o veículo estacionário, com o motor funcionando e com a embreagem desengatada.

3. Faça um teste de rodagem com o veículo para assegurar o funcionamento correto. Faça o teste de rodagem usando faixas variáveis de RPM e trocas de marcha frequentes, até que o veículo esteja com a temperatura de operação. Assegure-se de que o freio e o sistema de embreagem estejam operando corretamente."

Vou fazer tal procedimento, pois tem óleo velho no meu atuador da embreagem, que tem que ser sangrado. espero ter ajudado!

 

1-8539176bed.png

Onde conseguiu o manual de manutenção? 

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